A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos Vídeo Vídeos

Esta animação sobre a vitória de Ayrton Senna no GP de Interlagos de 1991 é simplesmente sensacional

Com o status de mito de Ayrton Senna, tudo o que já havia sido para falar seu respeito já foi falado, não é? Bom, quase. De vez em quando, alguém faz uma homenagem bacana ao tricampeão — e, tratando-se de Ayrton, fica difícil não se emocionar. Mesmo que seja apenas recontando uma história já conhecida.

Foi exatamente isto que uma produtora de vídeo chamada Le Cube, que é baseada em São Paulo e Buenos Aires, fez com seu mais recente trabalho. O vídeo, intitulado Senna, in the heart of Brazil (“Senna, no coração do Brasil”), foi encomendado pelo Instituto Ayrton Senna e conta, de um jeito muito legal, como foi a suada vitória de Ayrton no Grande Prêmio do Brasil de 1991, disputado em Interlagos.

Nossos parceiros do Projeto Motor destrincharam esta história recentemente, mas talvez você até já a conheça. Foi a primeira vitória de Senna em casa e, como se a conquista por si só não fosse o bastante, sem dúvida foi também a vitória mais sofrida para o nosso tricampeão. Por quê? Simplesmente porque ele completou as últimas voltas da corrida apenas com a sexta marcha.

A corrida começou com Senna na liderança, com Nigel Mansell logo atrás. Riccardo Patrese, colega de Mansell na Williams, vinha em terceiro, mas Senna e Mansell logo abriram uma boa vantagem sobre o resto do grid. A situação mudou nas primeiras paradas da corrida — Senna conseguiu um pit stop impecável e as Williams também, mas Mansell teve um pneu furado e foi obrigado a parar de novo, com Patrese assumindo a segunda colocação.

Tudo correu muito bem para Senna até faltar cerca de 10 voltas para o fim da corrida: o câmbio do McLaren MP4/6 de Senna começou a ter problemas e ele perdeu a quarta marcha, sendo forçado a passar direto da terceira para a quinta, depois, uma a uma as marchas foram falhando até que apenas a sexta marcha funcionava. Mansell abandonou a prova na volta 61, também por problemas no câmbio.

Em dado momento Ayrton Senna conseguiu encontrar uma maneira de pilotar apenas com a sexta marcha sem perder tanto tempo e segurar uma vantagem cada vez menor — faltando três voltas para o final, Ayrton Senna virou 1:24,7, enquanto Patrese, logo atrás, consegue 1:23,4 com o carro perfeito. Foi quase sobrenatural.

Neste ritmo, Senna conseguiu terminar a corrida em 1 hora, 38 minutos e 28 segundos — 2,9 segundos antes de Riccardo Patrese. Liderando de ponta a ponta, Senna finalmente vencia seu primeiro Grande Prêmio do Brasil.

Senna, ainda visivelmente esgotado, deu uma entrevista depois da prova. Partes do áudio foram editadas para formar uma pequena narrativa, que serve como pano de fundo para uma animação nada menos que espetacular. A duração é de apenas um minuto mas, honestamente, não precisava ser mais do que isto.

[vimeo id=”167888124″ width=”620″ height=”350″]

Não ficou bacana? O vídeo é uma mensagem para os atletas brasileiros que competirão nos Jogos Olímpicos de 2016 que, como você já deve saber, serão disputados no Rio de Janeiro. Nada mais justo que inspirá-los com a primeira vitória de Ayrton Senna em casa.

Agora, este não foi o primeiro tributo animado feito para Ayrton Senna. Vamos dar uma olhada em alguns deles, só para relembrar.

Esta aqui é uma animação feita há alguns anos, que traz todos os carros de corrida pilotados por Ayrton Senna, de seu primeiro kart ao Williams FW16C usado por ele em 1994, todos ao mesmo tempo em Interlagos. Alguém deveria refazer este vídeo com os recursos atuais de animação — ficaria ainda melhor!

A abertura do GP do Brasil de 2014, exibida pela Globo antes da corrida, também ficou animal. O trabalho foi feito pelo artista gráfico Edson Manfrin e mostra Senna em uma volta pela pole position em Interlagos. Enquanto isso, imagens marcantes de sua carreira aparecem pelo retrovisor. Muito bem bolado e executado!

No episódio dedicado a Ayrton Senna em sua minissérie Tooned, a McLaren decidiu fazer diferente — em vez de apelar para a emoção, a equipe lembrou de forma bem humorada o talento do nosso tricampeão para criar frases de impacto… e também a dificuldade dos britânicos em pronunciar seu nome. E eles também fizeram uma versão em português, que você pode conferir abaixo.

Ayrton Senna sempre será um ídolo nacional e continuará inspirando muita gente por anos — e não estamos falando apenas de pilotos e fãs de carros e corridas. Tributos como este só provam o que estamos dizendo.

Matérias relacionadas

Pegue sua Ferrari Testarossa e embarque no mundo do Retrowave

Dalmo Hernandes

Subaru Levorg BTCC: uma perua WRX para acelerar no asfalto

Dalmo Hernandes

Isto parece uma Kombi velha, mas na verdade é um restomod com motor de Jetta perfeito para camping

Dalmo Hernandes