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Budweiser usa cachorro e final inesperado para mostrar que álcool e direção não combinam


Claro, não é preciso que uma campanha nos lembre todos os dias que dirigir depois de consumir bebidas álcoolicas é uma péssima ideia — mas daí a todo mundo realmente parar de fazê-lo ainda há uma boa distância. Por isso, governos e empresas do mundo todo sempre criam novas campanhas de conscientização, que tentam mostrar os riscos e consequências de dirigir embriagado — não raro de forma chocante.

É a maneira mais fácil: mostrar pessoas tristes depois de perder um ente querido em um acidente — que quase sempre é exibido de relance — é o bastante para nos deixar desconfortáveis e pensar duas vezes antes de tomar uns goles e pegar o carro. Mas é possível passar a mensagem sem apelar para imagens fortes e um clima pesado. Esta campanha da Budweiser, que usa um simpático labrador para transmitir a mensagem que todos conhecemos, mas de uma forma muito mais elegante e sutil. E sem apelar.

Assista:

O cachorro cresce ao lado de seu jovem dono e os anos juntos tornam os dois são inseparáveis — vemos o cachorro em todos os lugares que o cara vai, incluindo festas com os amigos. A inspiração para isso pode ter sido do comercial Puppy Love, o mais popular entre os exibidos no intervalo do Super Bowl neste ano, que conta a história da amizade entre um labrador e um cavalo Clydesdale, com a mensagem best buds no final. Aqui, o conceito de “melhores amigos” aparece de novo — mas desta vez o amigo é um ser humano.

Contudo, em certo momento vemos o jovem sair de carro com seus amigos e um fardo de Budweiser. A partir daí o clima do comercial muda e vemos o cachorro esperando ansiosamente até o amanhecer. O rapaz não volta.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 36.000 mortes no trânsito por ano têm alguma relação com o consumo de álcool — que também está ligado a 21% de todos os acidentes de trânsito. Nos EUA, todos os dias 300 mil motoristas dirigem alcoolizados, mas menos de 4.000 deles são punidos. Nos EUA, segundo a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), 33.561 pessoas morreram em acidentes de trânsito em 2012 — 10.322 delas, em acidentes nos quais pelo menos um dos motoristas envolvidos havia bebido. Isto dá 31% do total de acidentes fatais.

São estas algumas das estatísticas que a campanha pretende nos trazer à mente, mesmo sem citar números — apenas dizendo de forma sutil que “para alguns (cachorros ou amigos ou parentes), a espera nunca acabou.” Só que não tem que ser assim — “mas nós podemos mudar isso” é a frase seguinte, quando a porta da sala se abre e o rapaz entra. O cachorro reage com muita empolgação e o rapaz pede desculpas. “Eu não podia dirigir para casa ontem à noite, então esperei até hoje”, ele diz enquanto a mensagem “faça um plano para chegar em casa, seus amigos contam com você” aparece na tela.

Algumas atitudes simples podem evitar que você nunca mais volte para casa, e o comercial, chamado Friends are Waiting, criado para a Budweiser pela agência de publicidade Momentum Worldwide (Puppy Love foi criação da Anomaly), consegue nos lembrar disso com rara leveza e eficiência.

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