uma ferrari de mais de 600 cv capaz de acelerar ate os 100 km/h em menos de tres segundos e chegar perto dos 310 km/h belos numeros nao e se dissermos que a ferrari em questao tem 20 anos de idade pois estamos falando de uma 348 challenge 1994 que graças a dois turbos e mais rapida do que uma 458 italia — e mais visceral tambem recentemente a ferrari lançou a california t atualizaçao turbinada de seu modelo mais barato ha alguns dias tambem começaram a surgir boatos de que a 458 vai ganhar turbocompressores no ano que vem tem gente torcendo o nariz e chamando de downsizing mas o fato e que ferrari e turbos dao uma combinaçao matadora e voce sabe disso — ou voce esqueceu da f40 dito isso a ferrari 348 nao tem o mesmo status de uma f40 mas ambas tem algo em comum o motor v8 derivado daquele usado na 288 gto para a 348 a ferrari aumentou a cilindrada de 2 9 para 3 4 litros e sem induçao forçada extraiu dele 300 cv — suficientes para um 0 100 km/h de 5 6 segundos e maxima de 275 km/h parecem bons numeros para 1989 o ano do lançamento mas os testes da epoca nao conseguiam reproduzir estes numeros para piorar a situaçao a ferrari tinha um problema vindo do japao o honda nsx que tinha um motor v6 de 280 cv andava mais do que a 348 0 100 km/h em 4 8 segundos e maxima de 280 km/h tinha uma dinamica mais docil e refinada e era mais confortavel e mais barato nao nos surpreendemos portanto com o fato de ninguem responder 348 quando indagado sobre sua ferrari favorita depois a marca lançou a 355 — esta sim potente na medida certa com melhor dinamica visual mais atraente e assim querida por todos mas antes veio a 348 challenge a 348 challenge foi feita especialmente para competir na categoria monomarca ferrari challenge criada em 1993 para donos de ferrari que queriam se envolver no automobilismo os carros tinham motor ligeiramente mais potente com 320 cv novo sistema de escape freios maiores aerodinamica aprimorada e estavam prontos para competir trazendo ate mesmo gaiola de proteçao de seis pontos e pneus slick mas eram 100% legalizadas para as ruas — bastava trocar os pneus [youtube id= 6kajl7kluma width= 620 height= 350 ] stacey slead e o dono de uma 348 challenge 1994 ele a comprou de seu amigo e mecanico steve maxwell que por sua vez achou o carro na internet o carro estava integro mas cheio de detalhes para consertar — alguns amassados pintura gasta acelerador que travava e outras coisas chatas que fazem as pessoas venderem um carro no fim das contas o carro continuou sob os cuidados de maxwell que ficou encarregado de restaura lo acontece que maxwell tambem tinha experiencia em turbinar superesportivos — e slead ja os havia visto em açao eles ficavam muito rapidos a 348 challenge ja era um carro legal mas poderia ser mais rapido voce ja deve ter ligado os pontos a esta altura o motor foi retirado para que maxwell pudesse trabalhar nele e foi colocado outro motor no lugar — e assim slead poderia continuar curtindo o carro e o conhecendo melhor enquanto maxwell fazia sua magica e embora nao de para perceber num primeiro olhar o carro mudou bastante — nao era so colocar os caracois e boa nao senhor o carro ganhou um novo sistema de arrefecimento com dois radiadores maiores e mais eficientes e dois turbocompressores turbonetics t3/t4 k26 acompanhados de um intercooler feito sob medida tambem feitos sob medida sao os coletores de admissao e escape e os dutos do sistema de arrefecimento [gallery columns= 4 link= file ids= 13218 13217 13216 13215 ] mais do que isso o carro ganhou um novo modulo de controle que talvez seja o maior responsavel por modernizar a 348 e trazer seu desempenho para os padroes atuais isto porque alem de ter um pico de potencia de 617 cv a 7 700 rpm com corte de giro a 8 900 rpm e torque de 67 2 mkgf o modulo dta fast oferece controle de traçao controle de estabilidade gerenciamento de injeçao individual para cada injetor e controle de largada — e tudo funcionou muito bem com os sensores bosch originais o chao fica por conta da suspensao mais moderna da f355 que e uma evoluçao da 348 na pratica com braços sobrepostos assimetricos amortecedores bilstein e barras estabilizadoras e das rodas originais da 348 challenge — de 18 polegadas fabricadas pela speedline e calçadas com pneus pirelli p zero de medidas 245/35 na dianteira e 315/35 na dianteira nos quatro cantos os freios sao ap racing com discos de 346 mm de diametro e pinças de seis pistoes a 355 batida que cedeu a suspensao tambem foi a fonte do cambio manual de seis marchas o carro e capaz de acelerar ate os 100 km/h em 2 8 segundos com maxima de 308 km/h matt farah do the smoking tire testou o carro em seu mais recente video e ficou simplesmente embasbacado ele diz que apesar de andar na frente de uma ferrari moderna a 458 italia por exemplo vai de 0 a 100 km/h em 3 3 segundos a 348 de stacey slead e muito mais organica e barulhenta ela tem todos os barulhos certos o ronco do v8 o assovio das valvulas dos turbos e o clic clac da grelha na alavanca de cambio alem de tudo slead e maxwell tiveram o cuidado de fazer tudo parecer original — incluindo ate mesmo uma placa no motor que diz 348 challenge biturbo que como tudo no carro foi feita por ele o interior que ja e bem despojado de fabrica porem bem acabado so recebeu cintos de competiçao quem nao conhece muito de ferrari jamais diria que este carro foi modificado e preparado ele e a prova definitiva de que ferraris e turbos combinam muito bem — como se precisassemos de mais provas [ fotos european car web ]
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