enquanto os americanos adoram carros grandes com motores v8 e traçao traseira quem nao gosta afinal os europeus preferem automoveis menores e mais ageis e facil perceber isto basta ver que nos eua os classicos da ford sao muscle cars como o mustang e o galaxie por exemplo enquanto na europa sao hatchbacks e cupes mais compactos e muitas vezes menos potentes que nem por isto deixam de ser divertidos mesmo quando nao tem traçao traseira se voce concorda com os europeus este leilao aqui vai te deixar de queixo caido trata se do nec classic motor show sale evento que acontecera em birmingham no reino unido no proximo fim de semana 14 e 15 de novembro como de costume nestes leiloes dezenas de automoveis em especial serao leiloados no entanto o que chamou nossa atençao foi um pequeno grupo de modelos classicos da ford europeia sao carros lendarios para qualquer entusiasta como os modelos rs cosworth e tambem alguns que sao verdadeiros icones para os fas da marca na europa e sabemos que este e o caso de muita gente aqui prepare se para babar so um pouquinho ford sierra cosworth rs500 1987 desenvolvido por walter hayes uma das pessoas mais importantes no projeto do ford gt40 e no desenvolvimento do motor v8 cosworth dfv o ford sierra cosworth tinha traçao traseira boa dinamica e de quatro cilindros e dois litros com turbo e 207 cv na versao de rua que acelerava ate os 100 km/h em 6 1 segundos e chegava aos 243 km/h ele foi feito para homologar a versao de competiçao no entanto como ja comentamos aqui seu alvo nao eram os estagios de rali como a fama do ford escort pode te levar a pensar mas sim as corridas de turismo do grupo a nas quais o sierra cosworth fez bastante sucesso tanto que alem dos 5 000 exemplares exigidos para a homologaçao produzidos em 1985 outros 30 mil foram feitos ate 1992 o carro que sera leiloado em birmingham no entanto faz parte de uma leva bem especial em 1987 500 dos ford sierra rs cosworth foram modificados por uma empresa chamada aston martin tickford que pertencia a famosa fabricante de carros de luxo britanica e era especializada em conversoes de veiculos estes 500 carros foram batizados como rs500 as modificaçoes incuiam um aumento de potencia para 227 cv capazes de levar o rs500 ate os 240 km/h uma nova asa traseira splitter frontal e freios melhor arrefecidos o exemplar em questao e o carro de nº 468 e teve apenas quatro donos nestes 28 anos de vida juntos eles rodaram apenas 13 961 milhas ou pouco mais de 22 5 mil km quilometragem bem baixa para a idade diga se espera se que o carro seja arrematado por algo entre £ 70 80 mil ou cerca de r$ 400 460 mil em conversao direta ford escort rs turbo s1 1985 enquanto a versao mais apimentada do escort mk3 primeira geraçao vendida por aqui que temos no brasil e a xr3 com seu motor cht de 1 6 litro e 83 cv os europeus se deram um pouco melhor em outubro de 1984 foi lançado o escort rs turbo series 1 o motor e o bem mais moderno cvh com camaras de combustao hemisfericas e comando no cabeçote alem de 132 cv graças a adiçao de um turbocompressor era o bastante para chegar aos 100 km/hvisualmente era bem mais agressivo com rodas de 15 grade pintada na cor da carroceria farois auxiliares e para lamas alargados por dentro bancos recaro e revestimento de casemira foram fabricados 5 000 carros pintados de branco diamond white com exceçao de um exemplar preto feito especialmente para a princesa diana o carro que sera leiloado e um dos poucos que sobreviveram originais a maioria dos escort rs turbo s1 foi modificada para competiçoes e ele so tem 5 568 milhas ou quase 9 000 km registrados no hodometro o carro foi restaurado e de acordo com a silverstone auctions ha evidencias de que seja o rs turbo s1 mais novo em existencia nao ha valor estimado ou lance reserva lotus cortina 1966 o lotus cortina nasceu em 1963 quando a ford deu a colin chapman 1 000 exemplares de seu popular tres volumes a missao do lendario piloto preparador e construtor de carros britanico era criar uma versao de homologaçao para o grupo 2 de turismo da fia chapman ficou famoso pelo lema simplifique e adicione leveza ele acreditava que reduzir o peso de um carro e melhorar sua agilidade podia ser tao importante quanto aumentar sua potencia ou ate mais no entanto ele tambem entendia de motores fortes giradores e de alta potencia especifica assim o lotus cortina era equipado com um motor de 1 6 litro na verdade 1 557 cm³ com comando duplo no cabeçote algo que ainda era inovador para a epoca e 105 cv sendo capaz de chegar aos 100 km/h em menos de dez segundos com maxima de 180 km/h o carro pesava apenas 800 kg graças ao uso de aluminio nas portas capo e tampa do porta malas e a suspensao foi completamente retrabalhada se a ford encomendou 1 000 exemplares do lotus cortina em 1963 um total de 3 306 carros foi fabricado ate 1966 o exemplar em questao e de novembro ou dezembro de 1965 e em 1977 sofreu um acidente que obrigou seu dono a restaura lo por completo incluindo a instalaçao de uma nova carroceria fornecida pela lotus especialmente para o projeto espera se arrecadar com ele algo entre £ 45 55 mil ou cerca de r$ 260 315 mil ford sierra sapphire cosworth 4x4 trata se em essencia de uma versao seda com quatro portas e traçao integral do primeiro ford sierra rs cosworth o sierra sapphire cosworth foi apresentado em 1990 e produzido ate o fim de 1992 e usava o mesmo motor 2 0 turbo de 207 cv era capaz de chegar aos 100 km/h em 6 8 segundos com maxima de 240 km/h a ford destacava como rivais do sapphire cosworth o bmw m3 e o mercedes benz 190e ambos de traçao traseira o seda foi muito bem recebido pelo publico e pela critica mas teve vida curta na epoca de seu lançamento o sucessor mondeo ja estava sendo desenvolvido e foi lançado em 1992 o exemplar em questao esta em estado quase tao bom quanto os outros carros apresentados aqui com apenas 20 000 milhas pouco mais de 32 mil km no hodometro tem sinais de desgaste quase imperceptiveis por dentro e por fora estima se que o carro seja arrematado por algo entre £ 27 29 mil cerca de r$ 155 166 mil ford capri 3 0 s 1978 o ford capri foi lançado em 1969 como uma resposta europeia ao sucesso do mustang nos eua afinal nem todo mundo quer iria querer um hatchback sabendo que do outro lado do oceano existia um ford fastback com motor v8 e traçao traseira nao e pensando neste pessoal a ford criou um cupe que seguia mais ou menos a mesma formula porem com menos cilindros — havia motores de quatro cilindros e v6 o capri passou por tres reetilizaçoes entre 1969 e 1986 a ultima delas foi realizada em 1978 ano de fabricaçao do carro verde em questao trata se de um capri 3 0 s equipado com o v6 essex de tres litros com 140 cv capacidade para chegar aos 100 km/h em menos de nove segundos e maxima que arranhava os 200 km/h [gallery columns= 4 link= file ids= 80525 80526 80527 80529 ] a silverstone auctions vai leiloar um exemplar bastante especial — trata se de um carro de pre produçao que foi usado em avaliaçoes pela imprensa especializada na epoca o carro e equipado com o chamado x pack opcional oferecido pela ford que incluia valvulas maiores cabeçotes com dutos polidos e um carburador weber 40 dfi5 depois de passar por diferentes donos e ser anunciado em diversos sites de classificados ao longo dos anos sua restauraçao mais abrangente que incluiu uma extensa revisao mecanica e a recuperaçao da pintura aconteceu na virada da decada de 2000 e desde entao o carro rodou muito pouco — no total sao cerca de 5 000 milhas ou 8 000 km no hodometro bonus ford escort rs cosworth lux agora o golpe de misericordia este escort rs cosworth impecavel voce conhece muito bem o modelo cuja historia contamos detalhadamente aqui tambem seria leiloado no fim de semana raro exemplar da versao lux que tinha vidros eletricos e bancos recaro o carro tem apenas 7 700 milhas pouco mais de 12 mil km no hodometro no entanto seu dono decidiu desistir de vende lo a gente tambem desistiria
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.