ja dedicamos paginas e paginas a steve mcqueen no flatout e na boa e o minimo alem de ser indiscutivelmente cool mcqueen protagonizou alguns dos filmes mais emblematicos para o publico entusiasta automotivo bullitt de 1968 e as 24 horas de le mans de 1971 sendo que este ultimo era uma verdadeira ode as corridas de longa duraçao e os bravos pilotos que as disputavam ao lado de paul newman e james garner mcqueen certamente foi um dos primeiros atores de hollywood a mostrar talento por seu envolvimento no automobilismo pavimentando o caminho trilhado por outros como patrick dempsey tom cruise e paul walker e ele tambem teve um acervo impecavel de automoveis incluindo alguns porsche 911 um jaguar xkss e ate mesmo um ford gt40 [gt40 content search= mustang widget= 1 ] mas steve mcqueen tambem era fa de motocicletas antes mesmo dos carros na verdade mais do que isto ele financiou seus estudos de atuaçao com o dinheiro que ganhava em competiçoes de motocross como contamos neste post a primeira moto de steve mcqueen foi uma triumph bonneville comprada em 1953 aos 23 anos de idade a moto acabou se tornando a porta de entrada de mcqueen ao mundo das competiçoes profissionais pois a manutençao na triumph era feita por bud ekins piloto duble e um dos grandes nomes do motocross mundial naquela epoca a associaçao de steve mcqueen com a triumph foi muito benefica para a marca especialmente nos eua e continua muito forte ate hoje mas steve mcqueen teve muitas outras motos ao longo de sua carreira e obviamente nem todas eram da triumph a moto sobre a qual vamos falar neste post e um exemplo trata se de uma nimbus model c moto fabricada na dinamarca que pode nao ser conhecida do grande publico mas nao deixa de ser uma motocicleta notavel por suas caracteristicas tecnicas a nimbus foi lançada em 1919 pela fisker and nielsen empresa de copenhague a capital dinamarquesa fundada em 1906 por peder andersen fisker e h m nielsen a fisker and nielsen começou fabricando motores eletricos estacionarios e em 1910 começou a produzir os aspiradores de po nilfisk que hoje estao entre os melhores do mundo peder fisker era fa de motocicletas e acreditava na capacidade de sua empresa de produzi as assim no fim de 1918 ele começou a construir um prototipo projetado por ele mesmo este prototipo deu origem a nimbus que começou a ser fabricada no ano seguinte e so deixou de ser produzida em 1959 tamanha era sua popularidade na dinamarca nao apenas entusiastas que curtiam sua predisposiçao para usar sidecars extremamente populares na primeira metade do seculo xx mas tambem o serviço postal o exercito e a policia da dinamarca compravam a nimbus em grandes quantidades a primeira geraçao da moto vendida entre 1919 e 1928 ja trazia boa parte dos elementos que faziam a identidade da nimbus quatro de aço estampado com rebites para unir seus componentes motor quatro cilindros de 750 cm³ e 10 cv com comando no bloco e transmissao por carda nao havia suspensao dianteira e na traseira molas sob o banco tornavam a rodagem mais confortavel a nimbus foi apelidada stovepipe chamine de fogao em traduçao literal pelo formato do grosso tubo de metal entre o guidao e o banco que abrigava o tanque de combustivel e lembrava de fato a chamine de um fogao a lenha da epoca tres unidades foram feitas de forma quase artesanal em 1919 e em 1929 começou a fabricaçao em serie com cerca de 1 300 exemplares produzidos um numero alto para a epoca ate 1928 quando a produçao foi cancelada por conta da recessao no inicio da decada de 1930 ja com a economia dinamarquesa recuperada e estimulado por seu filho anders peder andersen começou a trabalhar em uma evoluçao da nimbus original que continuava usando aço estampado na construçao do quadro em vigas de 40 mm de largura por 8 mm de espessura e um quatro cilindros de 750 cm³ o motor da chamada nimbus model c porem era totalmente novo com comando de valvulas no cabeçote e potencia de 18 cv e o tanque de combustivel tinha desenho mais moderno em formato de gota a caracteristica visual marcante da nova nimbus era o formato do guidao que tinha uma especie de carenagem de aço estampado para abrigar o velocimetro a primeira nimbus model c foi entregue a seu novo proprietario em 1934 e graças a um investimento alto em uma boa rede de concessionarias a nimbus logo se tornou a moto mais vendida da dinamarca outra grande diferença em relaçao a nimbus anterior era o garfo dianteiro telescopico que foi o primeiro aplicado em uma moto produzida em serie um ano depois em 1935 a bmw incorporou o sistema em sua r12 porem com amortecedores hidraulicos muito superiores em conforto o que de certa forma ofuscou o feito da nimbus que so adotou amortecedores hidraulicos em 1939 com o inicio da segunda guerra mundial naquele ano a nimbus foi comprada em grande quantidade pelo exercito dinamarques que ficou com quase todas as unidades fabricadas com a ocupaçao da dinamarca por tropas alemas porem a produçao para civis foi minima entre 1940 e 1945 apenas 600 exemplares foram feitos aproximadamente apos a guerra foram feitas novas atualizaçoes ao projeto que ganhou um garfo dianteiro mais alto freios maiores e a substituiçao da alavanca de cambio manual por um pedal como na maioria das motocicletas fabricadas no mundo todo ate hoje e sabido porem que as vendas em grande quantidade aos correios e ao exercito foram as grandes responsaveis pelo sucesso da nimbus que continuou sendo fabricada sem grandes alteraçoes de projeto ate 1959 e so deixou o mercado porque a onda de carros populares mais acessiveis fez as pessoas preferirem um vw beetle um citroen 2cv ou um fiat 500 em vez de uma motocicleta [youtube id= jg15f3lz6kc width= 620 height= 350 ] voltando a steve mcqueen nao se sabe ao certo quando ele comprou sua nimbus model c 1939 uma das cerca de 200 que foram exportadas para os estados unidos acredita se que foi em algum momento entre as decadas de 1950 e 1960 e e bem sabido que em sua coleçao mcqueen tinha outras motocicletas dos anos 20 e dos anos 30 sempre muito bem cuidadas e utilizadas ocasionalmente e possivel que o proprio mcqueen tenha mandado instalar o sidecar e e fato que ele jamais se separou dela a moto foi leiloada pela primeira vez em 1984 durante um evento realizado em memoria de steve mcqueen no imperial palace hotel em las vegas entre os dias 24 e 25 de novembro seu comprador foi um homem chamado robert mercer que viajou de san jose na california para las vegas especificamente para comprar a nimbus tanto steve mcqueen quanto robert mercer cuidaram muito bem da moto que preservou a maior parte de suas caracteristicas originais ao longo dos anos [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] robert mercer ficou com a moto de steve mcqueen ate morrer em 2016 e jamais a restaurou ainda que uma revitalizaçao estetica e mecanica tenha sido feita em 2009 com a supervisao do nimbus club dos eua com o intuito de preservar a integridade e a originalidade da motocicleta que sera leiloada pela bonhams no proximo dia 6 de outubro em um evento na cidade de birmingham no alabama a casa de leiloes estima que o valor de arremate fique entre us$ 65 000 e us$ 85 000 ou seja entre r$ 270 000 e r$ 350 000 em conversao direta no mesmo evento alias sera leiloado tambem um dos varios capacetes bell que steve mcqueen utilizava o modelo era sempre o mesmo branco estampado com o nome do ator e de sua produtora de cinema a solar productions o valor de arremate estimado e de algo entre us$ 20 000 e us$ 25 000 ou seja entre r$ 81 000 e r$ 100 000 em conversao direta
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