A versatilidade da primeira plataforma Volkswagen — o chassi do Fusca, com um flat-4 refrigerado a ar na traseira — foi extremamente versátil nas primeiras décadas da fabricante, servindo como base (por vezes, aperfeiçoada) para váarios outros modelos. Um deles foi a Variant, versão perua do VW Type 3 (ou VW 1600), lançada em 1961. Primeira station wagon da marca, a Variant foi tão tradicional que, até hoje, quase todas as peruas da VW recebem o sobrenome Variant.
Talvez você já saiba porque o carro da foto acima é diferente da Variant daquele tiozinho da sua rua, com frente de Brasilia. Trata-se do modelo alemão, conhecido como Squareback (literalmente, "traseira quadrada"). Algumas unidades da Variant e do cupê TL alemães foram importadas para o Brasil no início dos anos 1960, antes que a VW nacional desenvolvesse seus próprios modelos com base neles.
O motor da Variant (e do TL) é o chamado boxer plano: a ventoinha de refrigeração era fixada diretamente ao virabrequim,