Se você procura aprender mais sobre o funcionamento dos motores e da mecânica dos carros em geral, é possível encontrar todo tipo de teoria com alguns minutos de busca no Google. Tudo isso te dará uma boa base teórica — especialmente quando se tem vídeos e galerias ilustrativas a um clique de distância.
O problema é que você não terá uma noção completa dos sistemas até meter a mão na graxa e montar e desmontar um motor, ou qualquer outro componente mecânico — ou pelo menos movê-los com as mãos e observar seu funcionamento de perto. Os cursos de mecânica automotiva e até a capacitação dos mecânicos de autorizadas, por exemplo, usam esse método – você aprende a base teórica e depois pega a prática no laboratório de mecânica.
Mas você é apenas um entusiasta, não quer se tornar um mecânico profissional. Seu negócio é apenas fazer reparos pequenos ou de emergência no seu carro, manutenções simples de fim de semana ou mesmo compreender melhor como tudo funciona para identificar defeitos e explicá-los com mais exatidão para o mecânico. Onde encontrar um carro à disposição para ver o “making of” da combustão, do câmbio, da direção, freios e suspensão? Você poderia usar seu próprio carro e correr o risco de ficar a pé alguns dias ou talvez quebrar o que estava inteiro.
Ou poderia usar modelos em escala se eles fossem realistas, não? É isso o que um administrador do Rio Grande do Sul está tentando fazer. Seu nome é Fabio Neto, e ele é responsável pelo projeto “Mecânica em Miniatura”. Sua curiosidade sobre os sistemas mecânicos o levou a desenvolver modelos em miniatura de motores e outros componentes de forma realista.
É como um daqueles kits de modelismo que você tinha quando criança, porém com miniaturas de todos os componentes reais. Todos mesmo: molas de válvulas, embreagem, buchas de suspensão, engrenagens e trambulador do câmbio, sincronizadores de marchas, filtro de óleo, correia, comandos de válvulas. Tudo feito com uma precisão impressionante e, melhor ainda, com funcionamento e acionamento real.
Para trocar as pastilhas de freio (sim, ele tem pastilhas de freio) é preciso desmontar as pinças como uma pinça verdadeira. O mesmo vale para o comando de válvulas, por exemplo, que usa uma correia dentada para sincronização com o virabrequim e aciona as válvulas exatamente como em um motor de verdade.
O projeto inclui sete sistemas mecânicos diferentes — bloco, cabeçote, transmissão, suspensão dianteira, suspensão traseira e direção e freios — e juntos eles formam um conjunto mecânico automotivo genérico em escala 1:6. O acionamento pode ser manual ou elétrico e eles acompanham manual de montagem, logicamente. O próprio Fabio explica o funcionamento das miniaturas neste vídeo:
Atualmente as miniaturas ainda não estão à venda — ao menos não todas. Somente os kits de bloco e de cabeçote (ou os dois juntos – montados e desmontados) podem ser adquiridos em forma de recompensa do crowdfunding que Fabio está realizando para captar recursos e lançar o projeto de forma comercial, com produção em grande escala. A ideia é que os kits sejam usados como um mini-laboratório de mecânica em cursos e treinamentos.
Se você gostou e quer contribuir (ou mesmo comprar um modelo), basta visitar a página de crowdfunding no Kickante — e se você já montou, conte como foi a experiência.