ferdinand porsche pode ser considerado pai do vw fusca avo do 911 e bisavo do 911 mas um dos primeiros veiculos projetados por ele era algo completamente distinto e ate surpreendente um carro chamado lohner porsche mixte que tinha motores eletricos nas rodas e em versoes posteriores incorporava um gerador a gasolina o que fez dele o primeiro veiculo hibrido da historia ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] embora nao tenha sido produzido em massa o lohner porsche estava a frente do seu tempo e nao apenas porque sua tecnologia foi aproveitada anos mais tarde em locomotivas e onibus; mas tambem porque hoje em dia existem automoveis que empregam basicamente o mesmo principio e isto inclui superesportivos como o proprio porsche 918 spyder que combina um motor a combustao a motores eletricos e o rimac concept_one que traz um motor eletrico para cada uma das rodas entregando ao todo 1 224 cv e 163 1 mkgf de torque instantaneamente o rendimento nao decepciona o 0 100 km/h e cumprido em 2 6 segundos e a velocidade maxima e limitada em 355 km/h [gt40 content search= honda widget= 1 ] dito isto o rimac concept_one e uma boa demonstraçao do caminho que as novas tecnologias costumam seguir depois da fase experimental elas sao aperfeiçoadas e aplicadas em produtos high end exclusivos antes de serem adaptadas para a adoçao em massa quando ja ficaram mais baratas e viaveis para a produçao e comercializaçao em grande volume em alguns casos sao necessarias adaptaçoes fundamentais ao conceito para torna lo mais acessivel o rimac um dos primeiros hipercarros com motores eletricos individuais a sair do papel e da fase de conceito para chegar ao mercado com uma evoluçao do principio do lohner porsche agora uma companhia norte americana chamada orbis pretende levar a ideia ao grande publico como bem podemos dizer que eles estao tentando reinventar a roda o caso e que reinventar a roda e uma expressao que utilizamos quando alguem procura uma soluçao mirabolante ou desnecessariamente complexa para um problema que nao existe e as vezes esta soluçao acaba criando problemas de verdade parece que este e o caso aqui como vamos explicar a seguir de acordo com o ceo da orbis marcus hays o conceito de hub motor um motor eletrico para cada roda existe ha quase 130 anos começado exatamente pelo lohner porsche no entanto nos sistemas disponiveis comercialmente os motores ficam posicionados nos semi eixos o que reduz a massa nao suspensa e melhora a qualidade da rodagem so que estes motores ainda sao pesados cada um pesa algo entre 30 e 50 kg e segundo hays ainda precisam transmitir sua força para as rodas atraves de uma ligaçao mecanica somado a inercia rotacional que os motores precisam vencer para tirar o carro da imobilidade o resultado e uma reduçao significativa na eficiencia energetica e consequentemente na autonomia do veiculo a soluçao de acordo com a orbis e substituir os motores inboard por motores eletricos montados diretamente nas rodas que sao muito mais leves e conseguem produzir proporcionalmente a mesma força que os hub motors convencionais no sistema chamado ring drive as rodas sao substituidas por aros ou aneis como sao chamados pela orbis que acomodam os motores eletricos cada um deles com potencia equivalente a 70 cv os motores fazem contato com as rodas atraves de tres pares de rolamentos um deles na posiçao das 5 horas outro nas 7 horas e um terceiro nas 12 horas usado para fixar a roda na posiçao vertical os rolamentos fazem parte de uma estrutura onde ficam acomodados os componentes que sobram do arranjo tradicional freios e braços da suspensao e quase como ter um motor no cubo da roda literalmente como o motor fica montado diretamente na roda o torque necessario para movimentar a mesma e segundo a orbis ate 20 vezes menor do que o necessario em um motor eletrico instalado inboard o que permite que se use um motor muito mais compacto e economico sem prejuizo a potencia e a companhia escolheu o honda civic type r como veiculo de demonstraçao pelo que diz a orbis o resultado pratico e um type r com 460 cv os 320 cv do motor k20 turbo mais 140 cv dos dois motores eletricos e com traçao integral com direito a vetorizaçao de torque visto que e possivel controlar de forma individual a força produzida por cada motor e possivel ter mais estabilidade nas curvas reduzir o tempo de zero a 100 km/h em ate 1 segundo ou seja de 4 9 segundos para 3 9 segundos e ainda ganhar em economia de combustivel pois na pratica o type r se torna um hibrido [youtube id= ocyd0i1cjh4 width= 620 height= 350 ] alem disso a orbis diz que o conjunto completo ou seja motor mais aro e mais leve que uma roda de 18 polegadas convencional usada pelo civic type r sao 4 9 kg contra 5 2 kg o que tambem contribui para melhor eficiencia dos freios maior estabilidade nas curvas e mais eficiencia energetica mas sera que e mesmo uma boa ideia nos encontramos uma serie de problemas com o projeto primeiro a instalaçao segundo a orbis trata se de um prototipo feito com a funcionalidade em primeiro lugar no produto finalizado nao havera tantos componentes moveis expostos aos elementos colisoes e detritos em alta velocidade mas ainda assim e preciso pensar no fato de que como o motor esta trabalhando na extremidade do eixo toda a vibraçao produzida ao rodar sobre pisos irregulares seria multiplicada e transferida para o motor eletrico que poderia simplesmente nao suportar o estresse e quebrar [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] alem disso ha algumas questoes praticas que ate nos surpreendem começando pelo peso do sistema o ceo da orbis diz que a roda pesa 4 9 kg mas ele provavelmente se refere apenas ao aro externo nao ha possibilidade de o conjunto todo ser mais leve que por exemplo uma rays volk te37 que pesa cerca de 5 kg para onde iria o beneficio da reduçao de peso depois ha todos os elementos moveis expostos e sujeitos a contaminaçao de diversas fontes oleo poeira agua neve a superficie de contato do aro com o rolamento a pista da roda precisa ser limpa e seca se contaminada pode comprometer irreversivelmente o funcionamento do sistema ou na melhor das hipoteses anular a força gerada pelo motor eletrico com os rolamentos girando em falso algo que poderia ate fazer o carro rodar caso a diferença entre o torque produzido por cada um dos motores variasse muito de forma nao intencional para resolver esta questao o sistema teria de ser praticamente selado e ai esbarraria em outra barreira tecnica o calor gerado pelo atrito dos rolamentos com o aro e tambem pelos proprios motores considerando que uma das principais funçoes do desenho de uma roda tradicional e a dissipaçao do calor como esta dissipaçao aconteceria em um ring drive selado o calor iria diretamente para os freios e para os pneus o que seria bastante indesejavel se considerarmos que a temperatura ideal em um pneu de rua nao passa de 60°c em um semi slick esta temperatura fica na casa dos 80°c um sistema de arrefecimento dedicado adicionaria peso ao conjunto e anularia quaisquer supostos beneficios ou seja para o ring drive funcionar no mundo real o curso da suspensao teria de ser minimo e a superficie de rodagem virtualmente perfeita sem falar no fato de que os motores se tornariam presa facil para ladroes que veriam neles uma forma facil de obter componentes eletricos que se vendidos separadamente podem valer um bom dinheiro no prototipo funcional foi improvisada uma cobertura de plastico transparente para proteger as partes moveis mas uma soluçao mais eficaz teria de ser desenvolvida para o mercado [youtube id= r4nhjioaeju width= 620 height= 350 ] o teste começa na marca dos 3 00 alem disso e bom lembrar que existem outras companhias envolvidas em projetos parecidos uma empresa chamada protean ja oferece ha alguns anos um motor eletrico que pode ser adaptado na parte de tras de uma roda convencional mas ele esbarra no mesmo problema atualmente seus motores pesam cerca de 30 kg cada — o que nao fica muito longe de um motor inboard mas novamente temos a desvantagem da massa nao suspensa nao e nossa intençao desencorajar iniciativas inovadoras e que podem trazer reais beneficios nao apenas a industria automotiva ou aos entusiastas mas a sociedade de uma forma geral e preciso contudo saber diferenciar entre uma tecnologia viavel e uma invençao que promete soluçoes quase milagrosas mas ao menos por enquanto possui falhas quase imperdoaveis que na pratica a tornam inviavel
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