uma van pode ser um carro entusiasta o senso comum diz que nao — elas sao quadradonas nao muito rapidas nada aerodinamicas e raramente tem visual descolado e talvez por isto mesmo seja tao bacana quando a gente ve uma van que nao se encaixa neste padrao uma van esportiva uma super van por que nao foi pensando nisso que a gente decidiu fazer uma lista com algumas das vans mais incriveis do mundo algumas sao projetos unicos outras sao carros conceito e algumas sao na verdade subculturas inteiras olha so dajjibans começando la do outro lado do mundo no japao temos as dajjibans o termo e uma corruptela de dodge van e seu significado e literal sao entusiastas da dodge ram van van full size americana equipada com motores v6 e v8 magnum — uma das mais tradicionais familias de motores da chrysler que com versoes de diferentes deslocamentos equipou dezenas de modelos da dodge da plymouth e da propria chrysler — do challenger e do barracuda a ram e ao grand cherokee claro existem entusiastas que modificam vans de outras fabricantes americanas como a ford transit e a chevrolet econoline — afinal as vans como um todo tem em torno de si uma subcultura muito forte la na terra do sol nascente contudo na hora de ir para a pista o que se usa e a dajjiban e praticamente uma categoria monomarca a coisa toda começou como uma piada um cara chamado takuro abe conta que foi ha cerca de nove anos em uma escola de pilotagem de motocicletas onde ele trabalhava na beira da pista ficavam as vans usadas para transportar as motos nos boxes disseram para a gente ‘nada de vans na pista’ mas nos fomos mesmo assim conta ele neste otimo minidocumentario feito pela revista japonesa daytona mag que voce pode conferir abaixo [youtube id= h j29ozp_ym width= 620 height= 350 ] a partir dai as coisas foram ficando mais elaboradas se antes o negocio era acelerar as vans na hora do almoço em alguns meses takuro e seus amigos estavam comprando vans dodge e as modificando no caso da dajjiban de takuro o motor e um v8 magnum de 5 2 litros preparado com cabeçotes de aluminio da edelbrock novos comandos e bielas radiador de oleo ecu reprogramada para remover o limite de rotaçoes e coletores 4x2x1 dimensionados a potencia original e de 230 cv mas a van de takuro deve ter bem mais so que ele nao faz ideia do quanto e tambem nao esta nem ai tambem foram feitas alteraçoes nos freios e suspensao — afinal sao vans de pista as outras vans seguem variaçoes da receita de takuro — e nao sao poucas as corridas realizadas em diversos circuitos do japao costumam ter de 20 a 40 vans alinhadas no grid se esta nao e uma das mais geniais categorias amadoras que existem nao sabemos qual pode ser porsche b32 o que voce ve ai em cima e uma kombi com motor porsche quer dizer nao literalmente uma kombi as sim de transporter t3 — geraçao seguinte a van que no brasil conhecemos como kombi a transporter t3 trazia um visual mais quadrado e na epoca foi lançada em 1979 muito mais moderno que o de sua antecessora mecanicamente porem sua concepçao e parecida motor na traseira e o motorista sentado bem acima do eixo dianteiro viu so e quase a mesma coisa segundo consta a chamada porsche b32 surgiu 1984 quando a porsche precisava de um veiculo de suporte para sua equipe no rali paris dakar — exatamente no ano em que rene metge e dominique lemoyne venceram a prova ao volante do porsche 953 no entanto os primeiros prototipos começaram a ser feitos em 1981 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 112558 112557 ] depois de realizar alguns experimentos com o motor do porsche 914 e o flat 6 de tres litros e 204 cv do 911 classico — suficiente para chegar aos 190 cv — a companhia finalmente teve o que precisava com o lançamento do 911 carrera em 1984 um boxer de seis cilindros 3 2 litros e 231 cv cujo deslocamento foi a razao da escolha do nome da van porsche b32 [youtube id= cqi4z1tbgy4 width= 620 height= 350 ] alem disso o carrera cedeu outros componentes para a transformaçao transmissao manual de cinco marchas suportes do motor e do cambio embreagem sistemas eletricos e os discos de freio ventilados usados nas rodas dianteiras novos amortecedores a gas e molas mais firmes tambem foram adotados e as rodas eram de as classicas fuchs de 14 polegadas calçadas com pneus 205/70 quinze unidades foram produzidas em meados da decada de 1980 mas o paradeiro da maioria delas e um misterio renault espace f1 esta esta mais para um carro de formula 1 disfarçado de van — e por isto mesmo nao poderiamos deixar de inclui la na lista a renault espace f1 foi feita em 1994 para comemorar os dez anos do lançamento da espace e e a prova de que antigamente as fabricantes eram muito mais radicais na hora de comemorar aniversarios de seus modelos quem e que constroi um monstro de mais de 800 cv para comemorar o dez anos de uma minivan mas a gente nao vai questionar e sim apreciar ate porque ha outra boa razao para a existencia da espace f1 naquele mesmo 1994 a williams conquistou seu terceiro titulo no campeonato de construtores da formula 1 desde que passou a usar motores v10 renault em 1989 era a oportunidade perfeita para comemorar as duas coisas de uma so vez dando origem a renault espace f1 a verdade e que da minivan so tinha o nome e as formas basicas pois tinha muito mais em comum com um monoposto de formula 1 — mais precisamente o motor do fw15c chamado renault rs5 trata se de um v10 de 3 5 litros 3 493 cm³ e 67° entre as bancadas de cilindros com aspiraçao natural comando duplo nos cabeçotes e 40 valvulas sua potencia variava entre 700 e 780 cv durante as corridas de formula 1 mas para a espace f1 a renault decidiu adotar a calibragem usada nos treinos de classificaçao — o que garantiu uma potencia de absurdos 820 cv e torque de 71 mkgf [youtube id= dguyiogva0m width= 620 height= 350 ] o motor era acoplado a caixa semiautomatica sequencial de seis velocidades tambem identica a do carro de f1 o resultado era uma minivan capaz de chegar aos 100 km/h em 2 8 segundos aos 200 km/h em 6 9 segundos e atingir os 312 km/h de velocidade maxima e era quase impossivel de pilotar — na vida real e no gran turismo ford supervan primeiro quando falamos em ford supervan nao estamos falando de apenas uma van — trata se na verdade de uma serie de veiculos de demonstraçao que eram carros de corridas disfarçados de vans e isto bem e ainda mais legal a historia da transit começou em 1965 quando foi lançada a primeira geraçao compacta e equipada com motores de quatro ou seis cilindros em linha era um furgao pequeno com proporçoes que lembravam mais uma station wagon mais alta do que uma van propriamente dita o veiculo foi um sucesso de vendas nos primeiros anos mas no inicio da decada de 1970 algo precisava ser feito para dar uma alavancada nas vendas como as coisas eram muito mais legais naquela epoca em vez de fazer um facelift e chamar de new transit a ford decidiu chamar a terry drury racing — uma equipe que nao fosse pela transit supervan morreria no anonimato mas que conseguiu fazer algo espetacular usando o conjunto mecanico do ford gt40 que tambem cedeu a suspensao independente nas quatro rodas e os freios o motor usado foi o small block de 4 9 litros alimentado por quatro carburadores weber — igual aos usados pelos gt40 que venceram le mans em 1968 e 1969 bem menor e mais leve que o big block de sete litros das vitorias de 1966 e 1967 e calibrado para render cerca de 400 cv o cambio era manual de cinco marchas da zf e o motor ficava no compartimento de carga [youtube id= knqdisbjt0a width= 620 height= 350 ] obviamente a aerodinamica nao era das melhores — mesmo com bitolas bem largas e pneus que ultrapassavam os para lamas a transit supervan nao era muito estavel por isso em vez de leva la para correr em circuitos a ford participava de exibiçoes de arrancada com ela — e ainda assim o fato de a carroceria se levantar com muita facilidade limitava sua capacidade de acelerar o 0 a 100 km/h levava sete segundos e a velocidade maxima era de pouco mais de 240 km/h ja o quarto de milha nao ficava atras dos melhores muscle cars percorrido em 14 9 segundos a 140 km/h em 1984 para promover a segunda geraçao da transit na verdade uma reestilizaçao pesada da primeira a ford decidiu que era hora de criar uma nova supervan habilmente chamada de supervan 2 a formula era a mesma — colocar a carroceria da van sobre o chassi de um carro de corrida mas em vez do gt40 o modelo escolhido foi o ford c100 que apesar do nome de picape era um prototipo do grupo 6 de endurance mais tarde usado tambem no grupo c o motor era o cosworth dfl uma versao de curso e diametro ampliados do motor dfv de formula 1 deslocando 3 9 litros para entregar 598 cv o motor era capaz de levar a supervan 2 de 0 a 100 km/h em 3 4 segundos e a completar o quarto de milha em 12 1 segundos uma van cara sua vida foi curta — em 1986 a ford lançaria a terceira geraçao da transit que desta vez era mesmo totalmente nova e tambem foi promovida por uma supervan quando estava para sair de linha em 2000 a supervan 3 foi apresentada em 1994 logo depois de um facelift que deu a transit uma nova dianteira e um novo painel contudo a ford decidiu aproveitar boa parte da antiga supervan 2 que estava em exposiçao em um museu a bolha foi refeita com os elementos esteticos da nova transit e o chassi permaneceu o mesmo o motor porem era o cosworth hb — um v8 de 3 5 litros com 75° entre as bancadas de cilindros na traseira da ford transit ele desenvolvia pelo menos 650 cv mas ha quem diga que sua potencia era mais proxima da dos carros de formula 1 nos quais o cossie hb foi usado como o mclaren mp4/8 que quase deu a senna seu quarto titulo em 1993 — acima de 700 cv [youtube id= nc9mgams57g width= 620 height= 350 ] a supervan 3 foi usada para fins de divulgaçao ate 2001 quando foi aposentada as aspas estao ai porque tres anos depois a ford decidiu restaura la dar a ela um motor mais moderno — um v6 de tres litros cosworth prosport 3000 de pouco mais de 300 cv e com este motor que a supervan pode ser vista ate hoje participando de eventos pelo mundo todo — como o goodwood festival of speed de 2013 slim s wheelie van and now for something completely different que tal uma van feita para empinar sobre as rodas traseiras nas pistas de arrancada e exatamente esta a definiçao da slim s wheelie van uma chevrolet g10 fabricada em 1964 mas como da para ver ela foi bastante modificada — bastante mesmo quando era nova esta van foi comprada por uma companhia telefonica do sul da california anos de bons serviços prestados depois ela acabou trocando de maos algumas vezes ate ir parar nas maos de um cara chamado gavin cranford mais conhecido como slim ele e dono de uma oficina especializada em custumizaçao de classicos e no fim da decada de 2000 transformou a g10 no monstro que e hoje a receita foi simples retirar da van tudo o que fosse julgado desnecessario rebaixar o teto em 27 cm e colocar um motor v8 mopar de 318 pol³ com supercharger e 700 cv atras do eixo traseiro sim traseiro o motor foi montado sobre trilhos especiais e e conectado a uma transmissao automatica torqueflite de quatro marchas este por sua vez e montado sobre um diferencial nautico responsavel por enviar a força do cambio para o diferencial traseiro [youtube id= ujypids6 oq width= 620 height= 350 ] o resultado e uma van absurdamente barulhenta com visual totalmente badass e a capacidade de levantar a dianteira ao menor toque no acelerador slim vendeu a van em 2010 e o atual dono e um professor do sul da california que a utiliza em suas aulas de mecanica da para ficar mais bacana que isso race taxi fb1 esta e outra kombi com motor porsche — so que e muito mais selvagem do que a porsche b32 trata se de um projeto encabeçado pelo suiço fred bernhard que batizou sua kombi anabolizada de race taxi fb1 o nome nao poderia ser mais apropriado ela e equipada com quatro bancos de competiçao incluindo o piloto para levar mais pessoas para um passeio em alta velocidade pelos circuitos da europa — incluindo exibiçoes em spa francorchamps hockenheimring e nurburgring nordschleife a primeira vista parece uma kombi de primeira geraçao a famosa corujinha modificada e de fato ela recebeu com o flat 6 de um porsche 911 993 ultima geraçao refrigerada a ar preparado para render 540 cv acoplado ao cambio manual de seis marchas do 911 996 a geraçao seguinte [gallery link= file ids= 112546 112545 112540 ] mas o race taxi fb1 usa toda a estrutura de uma transporter t3 geraçao produzida entre 1979 e 2002 que tem suspensao mais sofisticada em vez das barras de torçao usava amortecedores com molas helicoidais e braços arrastados e posiçao de dirigir mais recuada a carroceria da kombi ficou 21 cm mais larga para acomodar as estranhas da t3 [youtube id= powvngj ljc width= 620 height= 350 ] o responsavel por levar a potencia para as rodas traseiras e o cambio manual de seis marchas do 911 996 a geraçao seguinte ela tambem tem freios de porsche 993 e gaiola de proteçao integral — afinal e quase um supercarro com formato de pao de forma a kombi hot rod de ken prather agora colocar um motor de porsche na kombi nao e a unica maneira de transforma la em um monstro o americano ken prather por exemplo decidiu transformar sua kombi 1962 em um muscle car — e deu certo depois de comprar uma kombi 1962 que seu filho viu a venda estacionada na rua — e quase nao conseguir voltar rodando para casa de tao cansada que a van estava — ken trocou o flat four 1600 de 40 cv por um enorme v8 chevrolet de 5 8 litros equipado com um compressor mecanico e aparentemente posicionado quase exatamente no meio da kombi — e ocupando quase todo o espaço no interior a transmissao e uma th 350 de tres velocidades muito popular entre os pilotos de arrancada por sua robustez e a um diferencial ford de 8 no eixo traseiro nao ha eixo carda e na pratica a kombi e equipada com um transeixo todas as adaptaçoes necessarias foram feitas pelo proprio ken em sua casa de forma artesanal o interior tambem e cheio de elementos feitos pelo proprio ken como o painel com instrumentos autometer os bancos concha parcialmente forrados de vinil vermelho e perfurados pelo bem do visual e da ventilaçao o volante de metal ficaria deslocado em qualquer outra kombi mas cai como uma luva aqui [youtube id= a47to3gpzfo width= 620 height= 350 ] ken garante que apesar do visual totalmente racer o interior e bastante confortavel mesmo que nao tenha ar condicionado e so levantar o para brisa e ele ate a usa diariamente na verdade ele teve coragem de guiar a kombi por quatro mil milhas — cerca de 6 400 km — duas vezes indo e voltando das planicies de sal de bonnevile no fim da decada de 2000
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