Mesmo que você não seja um cara muito ligado à estética de seu hot rod ou muscle car é difícil negar a beleza mecânica do funcionamento de um motor. Todas aquelas peças dançando em sincronia pra transformar ar e gasolina em barulho potência são hipnotizantes.
O problema é que balancins, pistões e tudo o que se move precisam ficar bem fechados lá dentro do motor para não espirrar óleo e água quente para todos os lados e, bem, para ele funcionar definitivamente. A menos que você tenha um carro de 1920, claro.
Infelizmente a maioria dos carros não é desta época, mas uma empresa americana já resolveu esse problema que ninguém tinha de um jeito simples e quase óbvio: tampas de válvulas transparentes! Como ninguém pensou nisso antes? Na verdade isso foi pensado antes, sim, ainda na década de 1970, mas até agora as tampas transparentes não eram confiáveis, nem duráveis. Até agora…
Com a tampa transparente é fácil entender o tempo de abertura das válvulas e observar a velocidade de trabalho do trem de válvulas (que é sempre a metade das rotações do motor) e também do sistema de lubrificação. Repare como quase não há óleo com o motor em marcha lenta, mas quando o motor é acelerado o lubrificante jorra pela cabeça dos balancins no vídeo acima.
A empresa criadora desta genial criação é a Clear Vue Concepts que, como sugere o “Clear” de seu nome, trabalha apenas com componentes de motores feitos de polímero plástico transparente. De acordo com o catálogo de produtos, eles atualmente oferecem apenas tampas de válvulas para motores V8 Chevrolet, que têm comandos no bloco e válvulas acionadas por varetas, um espaçador para carburadores e a tampa de válvulas transparente para o motor Toyota 1Nz, que equipa o Prius e o Corolla.
Mas não pense que essas tampas têm apenas função estética, os corredores da NHRA estão começando a usá-las para identificar panes no trem de válvulas sem ter que remover a tampa. Como o óleo não fica impregnado na superfície da tampa, ela permite uma visão clara dos balancins. Além disso, os fabricantes afirmam que o plástico utilizado (chamado de “material espacial” por eles) ajuda a dissipar o calor mais rapidamente que qualquer outro material, incluindo o alumínio.
Como dito antes, eles atualmente fazem as tampas apenas para os motores big block e small block da Chevrolet, e 1NZ da Toyota, mas não tenha dúvida que os fãs de motores VTEC e os fãs dos modelos VAG logo devem encher a caixa de emails deles com pedidos para seus carros.