No Brasil a Fiat é conhecida como uma fabricante de carros compactos e baratos. É claro que a fabricante instalada em Betim ofereceu alguns carros marcantes em outras categorias (como o Marea e sua versão turbo, por exemplo) mas, via, de regra, os modelos mais bem-sucedidos da Fiat são os populares. Isto muito provavelmente tem a ver com o fato de um Fiat 147 ter sido o primeiro carro da marca no Brasil – um hatch pequeno que apostava no baixo preço, no aproveitamento de espaço interno e no consumo de combustível para conquistar o consumidor brasileiro.
O Fiat 147 foi lançado no Brasil em setembro de 1976. Nosso Achado meio Perdido de hoje, coincidentemente, foi fabricado no ano anterior. Trata-se de um Fiat 124 Sport Coupé, que pode ser considerado uma versão esportiva do 124 sedã, com uma carroceria completamente diferente e motor com comando duplo no cabeçote. O carro está anunciado no GT40, e os detalhes sobre ele você conhece a partir de agora!
O Fiat 124 original foi lançado na Itália em meados de 1966. Um sedã compacto, de desenho harmônico, com carroceria monobloco, motor longitudinal na dianteira, tração traseira e espaço razoável para cinco pessoas. Já em novembro daquele ano, durante o 48º Salão de Turim, foi apresentada a versão perua de cinco portas, chamada na Itália de 124 Familiare, ao lado do Fiat 124 Sport Spider, versão com carroceria conversível e desenho completamente diferente, no qual o Centro Stile Fiat parece ter sido inspirado pelos Alfa Romeo e Ferrari da época. Em 1967 foi apresentada a versão Sport Coupé. Diferentemente do Spider, que tinha entre-eixos 14 cm mais curto e acomodava apenas duas pessoas, o Coupé tinha os mesmos 2.420 mm do sedã e levava quatro ocupantes com relativo conforto.
O Coupé foi produzido em três fases diferentes entre 1967 e 1975. A primeira, AC, fabricada até 1969, tinha dois faróis circulares bem destacados dos para-lamas, e motor projetado por Aurelio Lampredi – um quatro-cilindros de 1,4 litro (1.438 cm3) com comando duplo no cabeçote e 90 cv, acoplado a uma caixa manual de quatro marchas.
A segunda fase, a BC, foi produzida entre 1970 e 1972. A dianteira ficou mais baixas, com quatro faróis circulares embutidos na grade. O motor passou a deslocar 1,6 litro (de início 1.608 cm³, reduzidos para 1.592 cm³ em 1971 para pagar menos impostos) e entregar 110 cv, e o câmbio tinha cinco marchas.
A terceira fase, CC, à qual pertence o nosso Achado meio Perdido de hoje, foi produzida entre 1973 e 1975. Em comum, todas as fases do Fiat 124 Sport Coupé tinham o projeto bastante avançado para sua época, com freios a disco nas quatro rodas, sistema de arrefecimento selado e comandos de válvulas acionados por correia dentada – sendo o primeiro carro produzido em série a dispensar a atuação por corrente.
O carro anunciado no GT40 é um exemplar do último ano da última fase do 124 Sport Coupé. A principal diferença visual em relação à segunda fase é a grade dianteira, que ficou maior e ganhou um friso cromado em todo seu perímetro.
O proprietário, Adilson Nicoletti, de Itapetininga/SP, conta que o carro já estava em bom estado de conservação quando foi comprado por ele, com pintura refeita na cor original e todos os detalhes de acabamento – faróis, lanternas, frisos, grades e emblemas – conservados e em seus devidos lugares. Apenas as rodas eram do Fiat Tempra – detalhe que destoava do restante do conjunto. O dono então mandou importar da Itália um jogo das rodas de liga leve originais, fabricadas pela Cromodora, e estas estão calçadas com pneus novos. Boa parte do revestimento interno é original.
Adilson é colecionador e entusiasta dos esportivos clássicos da Fiat, e diz que o 124 Sport Coupé é mantido sempre em ordem, com a mecânica em perfeito estado de funcionamento – tanto que, recentemente, participou de um rali de regularidade com o carro.
Trata-se de um carro relativamente raro no Brasil, com alto nível de originalidade e, aparentemente, em ótimo estado de conservação – tudo por um preço relativamente acessível considerando o mercado de carros antigos importados no Brasil
Se você ficou interessado e quer saber mais, basta clicar aqui para acessar os anúncios e pegar os contatos do proprietário.
“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!