em meados da decada de 1990 a porsche decidiu entrar para a categoria gt1 de endurance na pratica uma classe de prototipos que tinham versoes de rua para homologaçao nao havia muitas diretrizes no regulamento da fia exceto que seriam necessarias 25 unidades oferecidas ao publico para que os carros de corrida pudessem competir a arma criada pela fabricante de stuttgart para encarar as pistas foi o porsche 911 gt1 o prototipo feito com base no porsche 911 993 era feito sob medida para encarar em especial o mclaren f1 usando apenas a porçao frontal da estrutura do 911 mais teto e parte da area envidraçada e completando com o arranjo mecanico do porsche 962c ultimo grande representante do grupo c e responsavel pelo cancelamento da categoria por parte da fia o 962c era veloz demais e nao dava chances aos outros competidores o 911 gt1 teve uma carreira curta sob a batuta da porsche defendendo a equipe de fabrica por apenas tres anos 1996 1997 e 1998 sendo que em seu ultimo ano veio o triunfo nas 24 horas de le mans depois disto os exemplares que ainda tinham condiçoes de competir foram vendidos a equipes particulares e seguiram nas pistas ate 2003 quando a gt1 foi extinta de uma vez por todas o visual de porsche 911 que tomou bomba certamente ajudou o 911 gt1 a construir sua reputaçao alem do fato de na pratica ser o primeiro nine eleven a ter o motor instalado em posiçao central traseira o motor em questao alias era um belo flat six de 3 2 litros com bloco e cabeçotes de aluminio quatro valvulas por cilindro dois turbos kkk e arrefecimento liquido capaz de entregar exatamente 600 cv como mandava o limite imposto pelo regulamento compartilhando boa parte de sua estrutura incluindo o sistema de suspensao com o porsche 962 era evidente que o 911 gt1 seria um grande carro de corrida isto foi provado logo em sua estreia em uma corrida de quatro horas no circuito britanico de brands hatch na qual o bolido ficou com o primeiro lugar na categoria gt1 e foi selado de uma vez por todas nas 24 horas de le mans de 1998 mas o 911 gt1 tambem disputou dezenas de outras provas fosse pela propria porsche ou por equipes independentes nas 24 horas de daytona de 1998 por exemplo um porsche 911 gt1 foi inscrito pela larbre competition o carro de chassi nº 104 ja havia disputado as 4 horas de donington e as 24 horas de le mans pela kremer racing equipe que havia sido contratada pela propria porsche algumas vezes mas jamais chegou a terminar uma corrida entao em 1998 o carro foi comprado pela larbre que ja havia conseguido bons resultados nas 24 horas de le mans em ediçoes anteriores incluindo duas vitorias na categoria de turismo em 1993 e 1994 com o porsche 911 carrera rsr foto racings sports cars com o 911 gt1 a larbre conseguiu o melhor resultado de sua existencia ate entao depois de largar na 16ª posiçao os pilotos christophe bouchut patrice goueslard carl rosenblad e andre ahrle conseguiram terminar a prova na terceira posiçao atras de outro porsche 911 gt1 e da ferrari 333 p que venceu a corrida depois disto o carro foi vendido a millenium motorsport que o pintou de amarelo e o vendeu a britanica g force que incorporou as cores da empresa de lubrificantes pennzoil amarelo e preto ate se desfazer do carro em 1999 hoje em dia o 911 gt1 #104 roda pelo reino unido emplacado e seu dono sai com ele em alguns fins de semana como assim [youtube id= 1 zbssrhnhg width= 620 height= 350 ] sim voce leu certo alem dos 20 exemplares do porsche 911 strassenversion modelo de homologaçao exigido pela fia ha um carro de corrida que tambem pode rodar nas ruas henry hope frost do goodwood road and racing pega uma carona no carro neste video aproveitando que seu dono estava a caminho da 75ª ediçao do goodwood members meeting que rolou em março de 2017 o 911 gt1 foi uma das atraçoes principais do evento neste ano que celebrou justamente a categoria gt1 com um belo desfile de carros de corrida incluindo o mclaren f1 a ferrari f40 e o mercedes benz clk gtr [youtube id= yxkktovgbf8 width= 620 height= 350 ] estes carros sao rarissimos e carissimos e por esta razao nao participam de corridas durante o evento e sim de high speed demos desfiles em alta velocidade porem sem levar os carros ao limite e sem ultrapassagens o negocio nao e competir e sim colocar os carros para acelerar em um ambiente seguro e com menos riscos o 911 gt1 104 esta atualmente com a pintura com a qual competiu nas 24 horas de daytona para ser transformado em um esportivo de rua ele nao precisou de muita coisa na verdade os dois turbos kkk estao trabalhando com pressao minima o que ainda resulta em 550 cv no motor flat six de 3 2 litros o sistema de escape recebeu catalisadores o bocal de combustivel foi adaptado para funcionar com bombas comuns a suspensao foi recalibrada para ficar um pouco mais alta e macia e os pneus agora sao proprios para uso em vias publicas e de acordo com o proprietario foi so isso mesmo nem foi tao burocratico assim conseguir uma placa personalizada com o nº 104 o 911 gt1 vem se juntar ao jaguar xj220 lm e ao porsche 962c convertidos para uso nas ruas do japao com suas pinturas de corrida intactas que mostramos aqui no flatout em 2014 achamos que ja esta na hora de juntar todos eles para um role [youtube id= xrhlbwez8as width= 620 height= 350 ]
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