se voce nunca prestou atençao na car culture tailandesa nao se sinta mal a tailandia nao e mesmo famosa por sua cena automotiva dito isto entusiastas existem no mundo todo e com mais de 67 milhoes de habitantes naturalmente que a tailandia tem sua cota chayanin debhakam e um deles e merece todo nosso respeito mesmo vivendo em um pais na contramao do circuito automotivo mundial ele conseguiu comprar uma ferrari 308 gtb restaura la com as proprias maos e a ajuda dos amigos e hoje dirige o carro todos os dias pelas ruas da capital bangkok debhakam teve sua historia contada pelo pessoal do petrolicious e como de costume o video e muito bacana uma maneira inspiradora de encerrar o feriado [youtube id= bosqxbzcpog width= 620 height= 350 ] a ferrari 308 lançada em 1975 foi tecnicamente o primeiro modelo com motor v8 central traseiro na historia da marca antes dela havia 308 gt4 lançada em 1973 so que a 308 gt4 era vendida sob a marca dino introduzida em 1968 para vender os modelos de entrada da ferrari a gt4 so passou a ser vendida como ferrari em 1976 quando a dino foi descontinuada a dino 308 gt4 tinha uma carroceria de proporçoes curiosas para uma ferrari com entre eixos mais longo e tres volumes projetada pelo estudio bertone foi a primeira nao desenhada pela pininfarina a ferrari 308 gtb ou gts no caso da versao targa era mais tradicional com design pininfarina e linhas mais harmonicas mas utilizava praticamente o mesmo chassi tubular da gt4 e o mesmo motor tambem um v8 de 2 9 litros 2 927 cm³ com curso x diametro de 77x71 mm mesmas dimensoes do v12 colombo quatro carburadores weber 40dcnf duas valvulas por cilindros e um angulo de 90° entre as bancadas na europa o motor tinha carter seco e entregava 255 cv a 6 600 rpm em outros mercados como japao australia e eua o motor tinha carter umido catalisador e 240 cv as mesmas 6 600 rpm para ilustrar o motor de uma 308 gtb ela ja tinha comando duplo nos cabeçotes porem apenas duas valvulas por cilindro repare como ele fica montado na transversal quando a ferrari utilizou a 308 como base para a ferrari 288 gto alem de adicionar dois turbos e reduzir sua capacidade para dois litros tambem mudou a instalaçao para longitudinal a ferrari 308 gtb tinha carroceria de fibra de vidro ate 1977 quando passou a ser feita de aço naquele ano tambem foi introduzida a 308 gts com teto targa em 1980 o motor passou a ser alimentado por um sistema de injeçao bosch k jetronic e em 1982 a ter quatro valvulas por cilindro em vez de duas a 308 tambem foi a primeira ferrari que chayanin viu pessoalmente e por isso tornou se sua favorita naturalmente ao comprar sua propria ferrari chayanin deu prioridade a 308 e ele queria um dos primeiros exemplares carroceria de fibra de vidro teto fixo e motor carburado so que como voce deve lembrar chayanin mora na tailandia e nao na italia ou no reino unido onde o mercado de carros esportivos classicos e abundante e aquecido ele precisou da ajuda do presidente do clube de proprietarios de ferrari da tailandia que o ajudou a rastrear exatamente o carro que ele queria o exemplar estava integro e bem cuidado com carroceria rosso corsa e interior creme ao investigar o historico do carro porem chayanin descobriu que originalmente o mesmo era pintado de amarelo fly yellow e tinha o interior revestido com couro preto entao ele decidiu que restauraria a ferrari e devolveria a ela suas especificaçoes originais chayanin nao o fez sozinho o que seria admiravel mas em vez disso contou com a ajuda de alguns amigos que se reuniam em um espaço vago em seu escritorio para fuçar no carro nos fins de semana e nas horas vagas as vezes antes das seis da manha nada foi feito as pressas chayanin garimpava por componentes na internet como o sistema de escape new old stock original da 308 gtb lia o manual de manutençao que comprou antes mesmo de encontrar o carro e estudava todas as caracteristicas do modelo lançado em 1975 para que a restauraçao ficasse o mais fiel possivel ele e os amigos descobriam juntos como realizar certos procedimentos e os conhecimentos de todos se complementavam na hora de colocar a mao na massa aos poucos o carro foi voltando a sua forma original tudo feito com muito capricho e sem medir esforços ou gastos nenhuma modificaçao foi realizada pois tudo o que chayanin queria era ter um carro exatamente como deixou a fabrica em maranello sequer os alinhamento dos paineis da carroceria foi corrigido pois de acordo com ele e este o grande charme de um carro feito a mao prioridade foi o funcionamento da 308 especialmente dos freios suspensao e arrefecimento do motor se estes tres sistemas estiverem em ordem da para dirigir este carro para qualquer lugar em qualquer momento e e exatamente isto que ele faz o carro sai da garagem todos os dias e segundo chayanin o mais bacana e ver como uma ferrari antiga arranca sorrisos das pessoas foto petrolicious com chayanin tambem diz que e mais gratificante do que uma ferrari moderna pois e um carro que pode ser levado ao limite e mais divertido do que guiar um carro muito mais potente sem poder explorar todo seu potencial nao e a toa que ele prefere a 308 com seu motor carburado e carroceria de fibra de vidro a um lamborghini murcielago ou um audi r8
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