FlatOut!
Image default
Projetos

Estes caras transformam as partes “feias” das ruas em arte

É bem provável que, se você é como nós (e temos certeza de que é), sempre olha para TODOS os carros quando anda a pé pelas ruas. Agora, se você anda em São Paulo, talvez seja melhor andar olhando para baixo… ao menos se quiser ver estas obras de street art feitas em bueiros, postes e bocas-de-lobo no chão da capital paulista.

Os trabalhos, que usam cores vivas e traços divertidos para retratar pessoas, animais, personagens e objetos, são obras de uma dupla de artistas que se intitula “6EMEIA”. Ambos moram no bairro da Barra Funda, em São Paulo, e decidiram alegrar um pouco a paisagem transformando elementos que não foram feitos para chamar a atenção, como postes e tampas de bueiro, e algo que pode, pelo menos, alegrar um pouco a sua caminhada pela cidade.

arte (3)

É irônico porque estas coisas foram feitas para não serem notadas — mas aí você vê os irmãos Mario e Luigi, ou um elefante cor de rosa (e não precisa nem tomar um porre!), uma pessoa comendo uma rosquinha (feita de pneus), um bueiro fumando um cigarro gigante (e tossindo) e percebe que a arte pode estar em qualquer lugar. Na verdade, é exatamente esta a proposta do duo paulista formado por Anderson Augusto (aka SÃO) e Leonardo Delafuente:

Os bueiros já pintados pelo 6emeia são como gotas coloridas em um imenso balde cinza. Afirmando dessa maneira que a arte não necessita necessariamente estar vinculada ou pendura em paredes de galerias ou museus.

arte (17)

A arte do coletivo 6EMEIA não se restringe às calçadas: eles também pintam grandes murais nas paredes e até desenvolveram uma interessante técnica de gravura no asfalto que, para eles, “é muito mais do que a separação entre duas calçadas”:

Dê uma olhada na galeria abaixo e você vai ter uma noção melhor do trabalho dos caras — que já estão na ativa com este projeto desde 2009 e, vez ou outra, oferecem oficinas e workshops. Nas próximas quatro semanas, o duo realizará uma oficina no Sesc São Paulo todos os sábados, de graça.

arte (22)