apesar de ter uma bela historia nas pistas e nos ralis leia neste post alem de diversos modelos para la de lendarios como o ae86 o celica e o supra a toyota nao tem uma imagem muito entusiasta aos olhos da grande maioria o que e uma pena pois trata se de uma das maiores marcas do mundo que tem uma historia tao interessante quanto as outras o carro da foto acima por exemplo tem tudo para ser o mais antigo toyota em existencia como nao curtir isto tal como certas especies de animais que habitavam este planeta ha seculos ou mesmo decadas alguns automoveis simplesmente deixaram de existir em algum ponto restando apenas fotografias e registros historicos foi o caso do model aa primeiro carro produzido em serie pela toyota que teve 1 404 exemplares fabricados entre 1936 e 1942 de acordo com a propria companhia a toyota começou em 1924 fabricando teares automaticos seu fundador sakichi toyoda era um inventor de mao cheia e seus teares que paravam automaticamente caso encontrassem algum problema no tecido a fim de evitar desperdicio foram um sucesso imediato tanto que em 1936 o filho de sakichi kiichiro toyoda decidiu aproveitar a boa fase para dar inicio a produçao de automoveis tres prototipos foram feitos em em março de 1935 nenhum deles sobreviveu mas existe uma historia interessante os tres carros foram abençoados por um monge budista e kiichiro toyoda dirigiu um deles ate o tumulo de seu pai que havia morrido cinco anos antes para lhe agradecer por ter ajudado a financiar a abertura da fabrica de automoveis [gallery columns= 4 link= file ids= 77571 77573 77574 77572 ] a versao definitiva começou a ser fabricada em 1936 em duas versoes o seda aa e o conversivel ab uma curiosidade que a toyota nao esconde mas tambem nao sai por ai dizendo a todo momento e que boa parte do projeto do carro foi inspirada no chevrolet airflow um dos modelos americanos mais populares dos anos 1930 a toyota comprou um exemplar em 1933 para fins de pesquisa mas levando em conta que na epoca o mercado automotivo japones era dominado por modelos da chevrolet e da ford fazia sentido para um carro novo ter a maior quantidade de peças intercambiaveis com modelos conhecidos no entanto na pratica o que os engenheiros da toyota fizeram foi copiar o design do motor de seis cilindros em linha e 3 4 litros do airflow parafuso a parafuso ate as medidas de curso e diametro eram as mesmas assim como o projeto da transmissao manual de tres marchas com cambio na coluna ja no visual o carro lembrava um pouco o chrysler airflow esse ai embaixo naquele tempo as questoes de propriedade intelectual e copyright nao tinham o mesmo peso de qualquer forma nem seria preciso dizer que a receita foi um sucesso e que o toyota aa foi so o primeiro de uma longa linhagem de produtos bem sucedidos o problema e que nao restaram muitos toyota aa por ai e isto so tornava pior o fato de nao haver um unico exemplar sobrevivente para que a fabricante mantivesse em seu acervo ate agora bem a verdade e que a toyota ainda nao tem um exemplar do aa em seu acervo no entanto um museu em den haag na holanda sim — desde o mes passado o carro foi comprado depois que ronald kooyman diretor do museu louwman recebeu uma ligaçao de um de seus contatos em 2008 dizendo lhe que um jovem estudante russo de 25 anos havia encontrado o carro a venda na pagina de classificados de um jornal da cidade de vladivostok proxima a fronteira da russia com a china e a coreia do norte kooyman no principio ficou cetico — realmente todos os especialistas no assunto acreditavam que o modelo aa era uma especie extinta no entanto o jovem tinha tanta convicçao de que se tratava de um toyota ainda que o anuncio dissesse se tratar de um chevrolet airflow que o diretor do museu decidiu conferir ele nao se arrependeu [gallery columns= 4 link= file ids= 77565 77566 77568 77559 77561 77560 77563 77562 ] o carro estava la sim e foram necessarias varias horas de pesquisas em fotos de acervo e registros historicos para confirmar que se tratava de fato de um toyota aa o unico em existencia durante as pesquisas descobriu se que o carro foi comprado em 1945 por um fazendeiro de vladivostok que o utilizava como veiculo de trabalho parado por decadas o carro trazia e ainda traz as marcas acumuladas em sete decadas o anuncio foi colocado pelo neto do fazendeiro que jamais se deu ao trabalho de recuperar o carro — provavelmente ele sequer imaginava a importancia historica que o carro tinha o carro ja havia sido comprado pelo museu havia algum tempo mas foram necessarios sete meses de burocracia para tirar o carro da russia e leva lo para a holanda — ate mesmo o ministerio da cultura russo envolveu se na negociaçao o toyota model aa esta no museu louwman em exposiçao desde setembro [youtube id= wxykcilqrnm width= 620 height= 350 ] seria incrivel ve lo restaurado claro no entanto alem de nao existirem peças originais disponiveis para substituir todos os componentes que foram trocados ou desapareceram com os anos a toyota acredita que o carro tem mais valor do jeito que esta como um atestado a resistencia do modelo aa ah e uma curiosidade chamamos o carro de toyota aa ao longo de todo o post mas tecnicamente seu nome e toyoda aa a companhia se chamava toyoda ate 1937 mas toyoda decidiu trocar o t pelo d porque em japones e preciso dar 10 pinceladas para escrever toyoda e apenas 8 para toyota enquanto o numero 10 e considerado de mau agouro no japao acredita se que o 8 traz boa sorte depois do modelo aa todos os carros foram vendidos como toyota e nao toyoda [dica do leitor aurelio folle]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.