Depois daquele Ford Mustang com pintura Gulf Racing, temos aqui outro carro que não deveria receber o famoso motor 2JZ-GTE do Toyota Supra, mas recebeu mesmo assim. Estamos falando de um Datsun 280Z preparado para entregar nada menos que 836 cv e detonar nas pistas… de arrancada!
O projeto se chama 2ADZ.1 e está sendo levado a cabo por Jordan Swerdloff, dono da ADV.1 Wheels. A ideia é apresentar o carro durante o Miami Festivals of Speed, que acontecerá no próximo dia 26 de Abril em Miami, Flórida, e reunirá diversos carros modificados por oficinas de todos os cantos dos EUA. Certamente o 2ADZ.1 vai chamar bastante a atenção não só pelo visual ou pela potência, mas pela selvageria do projeto.
A escolha natural para qualquer dono de um S30 (código da primeira geração do Z-Car da Nissan, que foi vendido como 240Z, 260Z e 280Z nos EUA) seria o RB26DETT do Skyline GT-R, afinal fica tudo “em casa” e o seis-em-linha de 2,6 litros biturbo é muito receptivo a preparações. Acontece que o 2JZ da Toyota — para quem não lembra, um seis-em-linha de três litros biturbo — também é. Na verdade, ambos os motores foram projetados para render muito mais potência, mas esta foi limitada por um acordo informal entre os fabricantes japoneses nos anos 1980.
Na prática, isto significa que não é preciso fazer muito esforço para arrancar potência extra destes motores. E, talvez mais importante: eles aguentam — o que não impede, claro, que os preparadores acabem trocando diversos componentes para chegar a números impressionantes.
O 2JZ deste 280Z é um belo exemplo disso. Para começar, o motor teve o curso ampliado, aumentando o deslocamento de três para 3,4 litros, enquanto o cabeçote teve os dutos polidos. Os pistões são da CP Carrillo, com bielas Brian Crower capazes de suportar até 1.500 cv. Os comandos de válvulas, mais agressivos, também são da Brian Crower.
Os dois turbocompressores originais foram substituídos por um único caracol — um Garrett GT42 GTX, e o módulo de controle agora é um AEM com calibragem sob medida. O conjunto é movido a etanol E85, que fica armazenado em uma célula no porta-malas ao lado de um cilindro de óxido nitroso — que está instalado, porém ainda não está sendo usado. A transmissão manual de seis marchas da Getrag também veio do Supra, e foi montada e instalada pela Drag International, oficina especializada em carros japoneses que fica em Davie, Flórida.
O conjunto entrega atualmente 836 cv e 82,9 mkgf de torque — aferidos em dinamômetro na puxada do vídeo abaixo:
Obviamente, porém, que o carro não recebeu modificações apenas no motor. A suspensão agora traz amortecedores ajustáveis KYB na dianteira e na traseira, molas Eibach e buchas de PU nos quatro cantos. O detalhe é que a suspensão traseira é do tipo McPherson convencional — originalmente o S30 usava as chamadas Chapman struts na traseira, que são muito semelhantes ao sistema McPherson mas as semi-árvores também atuam como amortecedores. Os freios são da Wilwood, com discos de 300mm na dianteira e 290mm na traseira.
Com este conjunto, o 2ADZ.1 é capaz de cumprir o quarto-de-milha em 8,9 segundos a 257 km/h, como registrado no vídeo abaixo, feito em 2011:
Agora, Swerdloff quer mudar o rumo do projeto, que atualmente está com rodas e pneus próprios para arrancada. Em uma transformação que provavelmente está em curso — afinal, o carro fará sua estreia daqui a pouco mais de duas semanas —, o 280Z receberá pintura cinza metálica e rodas ADZ.1 ADV5 de 17×10” na dianteira e 17×11 na traseira. Os pneus serão Toyo Proxes R888 de medidas 275/40 na dianteira e 315/35 na traseira. Uma prévia do resultado pode ser vista na projeção abaixo.
Será o complemento perfeito para os para-lamas alargados e o interior racer com volante Momo de cubo rápido, bancos de competição (também da Momo) e revestimento em Alcantara. Nós estamos bem ansiosos para ver a nova cara do Datsun 280Z 2ADZ.1 — só sentimos um pouco pela pintura azul metálica, que deixava o 280Z com a cara de um dos nossos carros favoritos dos animes…