um homem de 45 anos morreu depois que seu tesla model s com o modo autopilot ativado se envolveu em um grave acidente com um caminhao este nao e o primeiro acidente envolvendo carros autonomos ou semi autonomos mas e primeira vez que uma pessoa morre em um desses acidentes o acidente aconteceu na cidade de willinston na florida joshua brown de 45 anos estava no banco do motorista do seu tesla model s 2015 com o modo semi autonomo ativado quando uma carreta fez uma conversao em frente ao carro que acabou batendo embaixo do reboque do caminhao matando brown na hora o carro ainda continuou em linha reta por cerca de 400 metros arrebentando duas cercas e derrubando um poste de energia eletrica antes de parar a 30 metros da pista croqui do acidente divulgado pela policia local via gizmodo com o motorista do caminhao frank baressi de 62 anos disse em entrevista a associated press que ao chegar no carro havia um filme de harry potter sendo reproduzido na tela tesla baressi tambem disse que o carro passou tao rapido por baixo da carreta que ele sequer conseguiu ve lo o departamento de segurança viaria dos eua nhtsa anunciou nesta que ja iniciou as investigaçoes com uma equipe de peritos para examinar o carro e o local do acidente a tesla divulgou uma nota intitulada uma perda tragica em seu blog oficial na declaraçao a tesla afirma que trata se da primeira morte relacionada ao sistema autopilot em mais de 200 milhoes de quilometros rodados por seus clientes e reconhece que o sistema esta em evoluçao e que o motorista deve estar sempre alerta de acordo com a tesla o sistema autopilot nem o motorista conseguiram identificar a lateral branca da carreta contra a luz do sol e por isso os freios sequer foram acionados a tesla tambem admite que o sistema esta em fase beta de testes publicos — ou seja ainda nao e uma versao final com eventuais problemas identificados e sanados obviamente o acidente reacendeu as discussoes sobre a segurança e confiabilidade e ate mesmo aceitaçao dos carros autonomos um estudo publicado em maio deste ano pela universidade de michigan revelou que 80% dos entrevistados preferem nao usar carros totalmente autonomos a pesquisa intitulada as preferencias dos motoristas por diferentes niveis de automaçao veicular visava examinar a preferencia dos motoristas em relaçao aos diferentes tipos de automaçao dos carros dai seu nome levando em consideraçao tambem o nivel de interaçao e suas preocupaçoes e concluiu que a preferencia mais frequente em relaçao a automaçao dos veiculos e que nao haja capacidade de direçao autonoma seguida por veiculos parcialmente autonomos a opçao menos preferida foram os veiculos totalmente autonomos o estudo foi realizado ad continuum por dois anos e nao registrou uma mudança no padrao de opinioes durante este periodo [youtube id= 9urpx_pnm3y width= 620 height= 350 ] brown demonstra o autopilot em curvas por outro lado os fabricantes e entusiastas da tecnologia acreditam que os sistemas autonomos previstos para chegar para valer no fim desta decada sao fundamentais para reduzir o risco de acidentes de transito ha ate quem diga que este acidente fatal com o tesla no modo autopilot seja uma boa prova de que a soluçao para os sistemas autonomos seja eliminar a possibilidade de interferencia humana o gizmodo us publicou hoje um artigo no defendendo a teoria de que a açao humana como backup para o sistema autonomo e problematica pois permitir que um humano retome o controle de um carro que ja tomou uma decisao para evitar um acidente pode acabar causando o acidente [youtube id= 9i5rrawjq6e width= 620 height= 350 ] neste video o autopilot salva o tesla de josh brown o argumento e plausivel basta lembrar o voo 447 da airfrance que caiu em 2009 no oceano atlantico depois de partir do rio de janeiro as investigaçoes do acidente descobriram que o comandante marc dubois deixou a cabine de comando e foi dormir deixando um co piloto novato no comando o aviao passou por uma zona de convergencia inter tropical que pode ter causado sua perda de sustentaçao quando o comandante dubois foi chamado os instrumentos que medem a velocidade do ar ja estavam inativos havia quase um minuto e meio sem referencias anteriores a falha por nao estar presente monitorando o voo em vez de baixar o bico da aeronave o comandante fez o movimento contrario causando a perda total de sustentaçao stall ou estol e derrubando o aviao por outro lado o acidente corrobora o conselho de elon musk o motorista do tesla model s deve estar alerta no modo autonomo apesar de liberar o motorista do comando do carro ele deve sempre estar atento ao que esta acontecendo justamente para tomar a decisao correta em caso de emergencia mas considerando o habito humano de dirigir fazendo coisas mais importantes a tendencia e que cenas como essa abaixo se tornem o padrao no mundo dos carros autonomos [youtube id= sxls4cdev7c width= 620 height= 350 ] e isso nao e mera suposiçao nossa uma pesquisa do site britanico what car descobriu que 26% dos motoristas entrevistados gostariam de dormir em um carro autonomo alem disso os sistemas totalmente autonomos estao sujeitos a um questionamento ainda maior sobre um certo dilema moral em situaçoes extremas ele deve proteger seus ocupantes ou terceiros em 2001 uma odisseia no espaço o dr david bowman e o dr frank poole estao a bordo da nave discovery one em direçao ao planeta jupiter com outros tres cientistas em hibernaçao criogenica a discovery e uma nave semi autonoma controlada por uma inteligencia artificial extremamente avançada chamada hal9000 tao avançada que a tripulaçao chega a dizer que hal parece ter emoçoes verdadeiras como um humano em certo ponto da historia contudo hal começa a apresentar falhas de funcionamento e tambem de auto diagnostico — atribuindo esta ultima falha a um erro humano diante da situaçao os cientistas decidem desativa lo em uma conversa fora do alcance dos sensores de voz de hal o problema e que a camera do computador identificou o plano por leitura labial e passou a assumir a presença humana como um fator de risco para a sobrevivencia da missao ja consegue imaginar o que a maquina tenta fazer com a tripulaçao [youtube id= ixiodyvfka0 width= 620 height= 350 ] pois e mais ou menos o que pode acontecer no transito suponha que seu carro autonomo detecta o risco iminente de colisao mas ao desviar detecta um grupo de pessoas no caminho qual sera a decisao tomada o sistema o hal de cada carro protegera a si mesmo e seus passageiros atropelando as pessoas ele protegera os pedestres sacrificando a si mesmo e seus ocupantes quem tera culpa pelo acidente o fabricante ou o proprietario como atribuir a culpa pelos eventuais acidentes sim eles poderao ser menos frequentes mas ainda vao acontecer a situaçao e tao confusa que foi dificil ate mesmo descrever o acidente do sr brown um carro autonomo causa um acidente ou deixa de evita lo a culpa e do motorista do caminhao que cruzou a pista ou do motorista que entregou o comando do carro ao modo autonomo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.