ha poucos dias mostramos aqui no flatout o dodge hemi dart de dick dandy landy um dos personagens mais conhecidos da arrancada nos eua seu carro era nada menos que o hemi dart mais rapido da arrancada em 1968 ele cumpriu o quarto de milha em 10 46 segundos na dragstrip de orange county california o dart faz parte da coleçao de todd werner norte americano que possui em seu acervo uma seleçao invejavel de icones dos anos 1960 e 1970 entre muscle cars de rua e carros de arrancada dandy landy e um de seus favoritos carismatico sempre com um charuto pendurado nos labios ele foi um dos donos de equipe que ajudaram a dodge a construir sua reputaçao de 402 em 402 metros naquela epoca tanto que mesmo depois que o hemi dart ja estava obsoleto ele continuou representando a dodge nas provas sendo um dos pilotos favoritos da cupula da companhia ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] agora e a vez de falar de outro dodge usado por dick landy na verdade o ultimo carro que ele usou em competiçoes antes de se aposentar e tambem o ultimo que ele acelerou em publico antes de partir como voce deve lembrar o dodge challenger foi um dos pony cars que a chrysler fez sobre a plataforma e body da chrysler que tem largura similar a a body do dart mas bem mais larga e a mesma do plymouth cuda seu primo lançado em 1970 ele chegou atrasado em relaçao ao ford mustang e ao chevrolet camaro que naquela altura ja eram icones para as arrancadas porem ele chegou na hora certa naquele mesmo 1970 foi inaugurada a categoria pro stock da nhra que impunha limites de peso minimo peso maximo e deslocamento maximo do motor; alem de estipular que a carroceria deveria manter suas linhas gerais proximas dos carros produzidos em serie permitindo apenas a instalaçao de um capo de fibra de vidro o interior deveria manter os revestimentos de porta e do painel de instrumentos em seus lugares a ideia era fazer com que os fas nas arquibancadas associassem aqueles carros com os que viam nos showrooms das concessionarias a chegada do challenger so agregava a linha da dodge em competiçoes modelos como o proprio dart e tambem o coronet e o charger ja haviam conquistado praticamente tudo o que havia para se conquistar nas competiçoes da nhra national hot rod association e o challenger veio tanto para buscar conquistar o seu espaço nos circuitos mistos na categoria trans am conheça a historia do challenger t/a aqui quanto na arrancada na hora de estrear o novo modelo nos 402 metros dick landy foi um dos pilotos que receberam prioridade https //www youtube com/watch v=f808yc52tbg nas temporadas de 1971 e 1972 ele ajudou a manter a supremacia da dodge com seu primeiro challenger um exemplar fabricado em 1971 o carro recebeu um motor hemi 426 experimental dotado de um sistema de igniçao com duas velas por cilindro inventado pelo proprio landy algo que na epoca era o supra sumo da tecnologia em arrancada e ainda e considerado muito eficiente a ponto de continuar em uso ate hoje para a temporada de 1973 porem foi colocada uma pedra no caminho da chrysler a nhra decidiu mudar as regras para dificultar a vida dos mopar especificamente os carros equipados com motor hemi vale lembrar que em 1965 a nascar ja havia banido o the elephant pela mesma razao as regras levavam em conta o deslocamento do motor o peso do carro e ate mesmo o recorde no quarto de milha para cada modelo e invariavelmente traziam uma consequencia lastros de 48 kg para os carros equipados com o v8 hemi a chrysler nao gostou nada desta situaçao e decidiu simplesmente boicotar a nhra deixando de oferecer suporte aos pilotos na categoria pro stock se quisessem correr de mopar eles teriam de migrar para a super stock categoria semelhante a pro stock porem sem tantas amarras landy nao pestanejou e logo descolou um dodge challenger 1970 para disputar a super stock pelas circunstancias este challenger ficou conhecido como the boycott car literalmente o carro do boicote talvez para simbolizar a mudança ate mesmo a pintura do carro era diferente em vez do azul prata e vermelho usado ate entao o segundo challenger de landy tinha a carroceria pintada de preto branco e laranja construido pelo proprio dick landy o pony car trazia debaixo do capo de fibra uma versao preparada do hemi 426 com dois carburadores carter de corpo quadruplo cabeçotes hooker e um plenum de admissao feito sob medida o motor era acoplado a uma transmissao manual de quatro marchas que levava a força para as rodas traseiras atraves de um diferencial dana 60 como resultado o challenger conseguiu nao apenas o recorde de 1974 na categoria super stock 10 55 segundos nos 402 metros mas tambem o titulo na categoria para dick landy naquele que foi seu ultimo ano como piloto profissional as caixas de roda alargadas para dentro uma das poucas concessoes do regulamento acomodavam pneus firestone de arrancada em rodas cragar super trick o interior por sua vez mantinha o acabamento de fabrica com a adiçao de uma gaiola de proteçao completa conta giros no topo do painel alavanca hurst t handle e um volante de tres raios com menor diametro os bancos eram os do proprio challenger com forraçao de couro preto apenas com encosto modificado para receberem os cintos de competiçao da simpson morto em 2007 aos 69 anos por falencia renal dick landy manteve se envolvido com muscle cars e arrancadas mesmo depois de sua aposentadoria ao longo dos anos ele prestou consultoria na restauraçao de alguns de seus carros que invariavelmente se tornaram reliquias da era de ouro das dragstrips este dodge challenger porem foi o unico restaurado pelo proprio piloto e ficou com ele ate o fim de sua vida mais do que isto em 2001 dick landy foi um dos convidados de honra do goodwood festival of speed e levou o challenger junto para a famosa subida da colina com isto este carro tambem e o unico bolido de landy a viajar para fora dos estados unidos com o piloto ele proprio o conduziu [caption id= attachment_234261 align= aligncenter width= 600 ] foto motorsport images[/caption] para quem nao esta muito habituado com o cenario das arrancadas estes detalhes talvez nao sejam muito significantes contudo para o publico da arrancada que e praticamente um cenario a parte nos eua quando se trata de automobilismo classico e este tipo de minucia que pode ser a diferença entre um carro de arrancada antigo bem cuidado e caro e outro de valor inestimavel https //www youtube com/watch v=mh2w3syhyd0 nao que seja de fato inestimavel a mecum auctions que vai leiloar o challenger no fim deste mes acredita que ele possa arrecadar entre us$ 650 000 e us$ 850 000 ou seja entre r$ 2 43 milhoes e r$ r$ 3 19 milhoes aproximadamente quando forem dados os lances em harrisburg estado da pensilvania
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.