FlatOut!
Image default
Car Culture

Este é o único Toyota GT-One de rua que existe no mundo — ou ao menos é o que dizem

Em 1994, com o fim Grupo C em Le Mans — a categoria dos protótipos, que viu vencedores como o Porsche 962C, Jaguar XJR-12 e o Mazda 787B — a Toyota decidiu concentrar-se nos carros da categoria GT1, que deveriam ser baseados em modelos de rua. No fim das contas eles conseguiram inscrever sua criação, o TS020 (mais conhecido como GT-One) como protótipo, mas o único carro de rua construído ainda está por aí, no museu da Toyota em Köln, na Alemanha. Esta é sua curiosa história. Curiosa porque, embora o GT-One tivesse sido desenvolvido para a categoria GT1, ele tinha toda a pinta de protótipo. E, no fim das contas, foi como um protótipo Le Mans  que ele competiu em 1999. Mas, em seu ano de estreia, ele foi um GT como o Mercedes-Benz CLK GTR ou o Porsche 911 GT1. Como? Em bom português: com uma brecha no regulamento — que, sejamos honestos, também foi explorada por outras equipes. A Toyota descobriu que só precisava construir um único carro legalizado para as ruas para que pudess