o bmw m1 e o unico bmw de motor central traseiro produzido em serie ele e um especial de homologaçao com pouco mais de 450 unidades produzidas o que faz dele um carro bastante raro e ele tambem e assustadoramente bonito graças ao design de giorgetto giugiaro mas existem alguns m1 que sao ainda mais potentes bonitos e raros — os carros modificados pela concessionaria bmw ahg dos quais existem dizem apenas 10 no mundo todo — e este e um deles o m1 surgiu de uma parceria entre a lamborghini e a bmw no fim da decada de 70 — a bmw queria um carro de corrida para homologaçao no grupo 4 de turismo que seria projetado pelos alemaes e acertado produzido e finalizado pelos italianos a lamborghini precisou pular fora do projeto por questoes financeiras mas a bmw seguiu sozinha e apresentou em 1978 um carro inspirado em seu conceito turbo de seis anos antes o motor era o m88 um seis em linha de 3 5 litros com comando duplo no cabeçote injeçao mecanica e corpos de borboleta individuais — o bastante para sem induçao forçada render 280 cv a 6 500 rpm e 33 2 mkgf de torque a 5 000 rpm talvez voce ache que este e um numero baixo mesmo para a epoca mas lembre se que o lamborghini countach lançado no mesmo ano tinha 375 cv — e tambem o dobro dos cilindros uma versao modificada do m88 o chamado m88/3 foi parar debaixo do capo do primeiro m5 a ideia da bmw era homologar o m1 para o grupo 5 do wsc o campeonato de endurance da fia contudo em 1977 as regras para homologaçao mudaram e a bmw precisaria fazer pelo menos 400 exemplares em 24 meses para a homologaçao no grupo 4 que compreendia corridas de turismo e rali antes de pensar em entrar no grupo 5 os carros tambem teriam que mudar entao a bmw decidiu criar um campeonato monomarca para colocar os carros que ja estavam prontos para correr o quanto antes — e ainda aproveitar para usar as corridas como um campo de testes foi assim que surgiu o bmw m1 procar championship que acabou se tornando uma atraçao extremamente popular antes das corridas da formula 1 tendo inclusive varios pilotos da maior categoria do automobilismo como participantes — nelson piquet e niki lauda por exemplo para o procar os motores eram preparados para entregar 470 cv ainda sem turbo a potencia para ate 900 cv no grupo 5 e os carros recebiam melhorias na suspensao e tinham o peso aliviado em 1980 porem a bmw anunciou que havia terminado de produzir os 400 carros necessarios para a homologaçao no grupo 4 — na verdade foram 453 carros incluindo 20 para o procar — e tambem que entraria para a f1 fornecendo motores pela brabham apesar de muito popular o procar nao era mais necessario e foi cancelado para que a bmw se concentrasse no grupo 4 e na formula 1 mas o que pouca gente sabe e que os carros procar inspiraram em 1982 uma concessionaria alema da bmw chamada ahs a oferecer um pacote de modificaçoes a alguns clientes donos de m1 a ideia era fazer carros parecidos com os bolidos da categoria monomarca com preparaçao no motor e visual identico aos carros que disputaram as corridas do procar mas nao se limitavam ao campo estetico [youtube id= krec4y0qz8o width= 620 height= 350 ] por baixo das linhas italianas os ahg m1 studie como foram batizados estes carros receberam suspensao e pista ajustavel e rodas bbs de 16 polegadas com tala 8 na dianteira e 9 na traseira o motor era retrabalhado para produzir 350 cv um aumento de 73 cv em relaçao a potencia original e 277 cv e recebia uma embreagem esportiva e um novo escape [gallery columns= 4 link= file ids= 18074 18071 18070 18064 ] mesmo com essa pegada de pista o ahg m1 ainda era um carro pensado para as ruas e estradas por isso tinha interior com acabamento em couro e sistema e audio com alto falantes extra mas ainda nao foram todas estas modificaçoes que tornaram o ahg m1 um modelo exclusivo a concessionaria ainda contratou a famosa oficina de pintura de hermann altmiks para pintar cada m1 em um esquema de cores unico para cada cliente este m1 das fotos e um destes carros pintados por altmiks ele veio ao mundo como todos os outros 455 exemplares de sua especie e segundo a bmw classic foi construido em 1979 e entregue no dia 30 de agosto do mesmo ano ao concessionario schneider em bielefeld na alemanha originalmente ele era branco e pouco se sabe de sua historia antes do dia em que seu proprietario o entregou a ahg nao se sabe quanto custava a conversao mas considerando que todos os acessorios eram certificados pelo tuv uma especie de inmetro automotivo alemao a ahg deve ter gasto uma boa grana no desenvolvimento dos componentes dizem que o spoiler traseiro foi o mais caro deles por ser algo assim caro acredita se que apenas 10 exemplares foram modificados pela concessionaria preparadora depois de sair da ahg com as cores da bmw motorsport este ahg m1 teve uma vida de luxos na coleçao de ed weaver nos eua onde ficou ate 1995 em 2011 ele foi comprado por um outro colecionador americano e revendido a ae collection da california — a coleçao da preparadora always evolving de paul walker e roger rodas [youtube id= nln zcurjju width= 620 height= 350 ] [gallery link= file columns= 4 ids= 18069 18065 18062 18068 ] nesses 35 anos o m1/ahg m1 rodou menos de 7 000 km e tem sua autenticidade certificada pela assinatura de altmiks na pintura alem das marcaçoes ahg m1 na carroceria o carro agora sera leiloado pela rm auctions em no concours d elegance pebble beach no proximo dia 16 de agosto por um valor estimado entre us$ 600 000 e us$ 800 000
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