engine swaps envolvendo carros e motores de fabricantes diferentes sao quase sempre combustivel para polemica geralmente os fas preferem manter tudo dentro de casa ainda mais se estivermos falando de marcas com heritage e e por isso que ocasionalmente falamos sobre carros como este bmw com motor v8 amg que apareceu por aqui recentemente [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] acontece que como quase tudo mundo na vida a aprovaçao e ou reprovaçao de um engine swap herege depende de um pouco de contexto e o caso deste ford escort mk2 que recebeu um motor honda e nao qualquer motor mas um f20c vindo diretamente de um s2000 as duas primeiras geraçoes do escort sao adoradas pelos entusiastas do mundo todo porque alem de serem carros estilosos seguiam a formula classica da diversao ao volante tamanho compacto motor dianteiro e traçao traseira para ajudar ambas tem tradiçao nos ralis por conta disto ambas sao extremamente populares como project cars na europa em especial no reino unido e nao faltam opçoes de motores ford para colocar nele o ford twin cam dos anos 60 e 70 e o zetec/duratec de dois litros sao apenas dois deles [youtube id= us7xa ry1hg width= 620 height= 350 ] entao que diabos este f20c esta fazendo no cofre deste escort ok hora do contexto o carro pertence ao neozelandes brendan duncker que na verdade salvou a vida de uma carroceria de escort mk1 assim como a australia a nova zelandia pode ser considerada um solo privilegiado por uma razao simples ha muitos carros japoneses e britanicos bem legais rodando por la basicamente porque a regiao e um colonia britanica que herdou a mao direita e porque fica perto do japao duncker e um entusiasta especializado em preparar o toyota ae86 para drift mas tambem e apaixonado pelos ford europeus classicos e ele tambem curte os esportivos da honda com vtec [youtube id= b_haho4leoy width= 620 height= 350 ] o carro de brendan e o ae86 verde brendan contou ao site australiano the motorhood que ao pesquisar a respeito do escort mk1 descobriu que o entre eixos e exatamente o mesmo do ae86 2 400 mm a largura dos dois carros tambem e muito proxima 1 570 mm no escort 1 630 mm no ae86 era tudo o que ele precisava saber para decidir usar sua experiencia com o ae86 no escort mk1 ele so precisava de uma carroceria ele acabou encontrando uma apenas a carroceria sem mecanica e sem interior em estado surpreendentemente bom com uma tela em branco para trabalhar ele optou pelo motor f20c simplesmente porque bem e um dos melhores quatro cilindros ja feitos todo de aluminio e com diametro x curso 87x84 mm o f20 e um motor girador capaz de chegar tranquilamente as 9 000 rpm e muito potente original de fabrica sem qualquer tipo de induçao forçada o 2 0 entrega 250 cv 125 cv por litro ate hoje e uma das potencias especificas mais impressionantes ja vistas em um motor de rua agora o honda s2000 pesava cerca de 1 250 kg ja o escort de brendan graças a adoçao de para lamas capo portas tampa do porta malas de fibra de vidro alem de janelas de acrilico tem cerca de 700 kg ou seja estamos falando de uma relaçao peso/potencia de 2 8 kg/cv para se ter uma ideia no porsche 911 gt3 rs sao 2 75 kg/cv como se nao bastasse o motor recebeu um sistema de injeçao programavel monsoon e teve o fluxo melhorado com a adoçao de corpos de borboleta individuais e recebeu um novo sistema de escape 4x2x1 dimensionado com tubulaçao de 2 5 segundo os calculos de brendan o motor entrega algo entre 250 cv e 300 cv mas a cereja do bolo e um sistema de oxido nitroso o famoso nos que injeta mais 80 cv ao toque de um botao o cambio manual de seis marchas veio junto com o motor f20 e leva a força para as rodas traseiras atraves de um diferencial toyota o eixo traseiro do esportivo japones foi adaptado ao projeto incluindo o sistema de suspensao four link exceto que a carcaça do diferencial e os braços da suspensao foram trocados por componentes de aluminio billet o sistema de direçao tambem veio do ae86 molas e amortecedores por sua vez sao coilovers para o nissan silvia s14 o carro ainda tem cintos de competiçao um unico banco concha da recaro volante omp removivel e um tablet usado como cluster de instrumentos os detalhes do carro sao todos muito bem executados com insertos de fibra de carbono nos para lamas traseiros e no spoiler frontal alem de alguns buracos circulares para aliviar peso um classico do automobilismo e rodas rota rkr de 15x9 polegadas inspiradas pelas classicas minilites os pneus sao dunlop star spec ii de medidas 195/50 a pintura branca diamond white tonalidade original do catalogo da ford nos anos 60 com faixas pretas do escort mexico da o visual classico de que um projeto como este precisa para causar ainda mais surpresa [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] e uma pena que ainda nao existam videos do carro em açao por outro lado existem outros escort mk1 e mk2 com motor de honda s2000 para nao nos deixar sedentos por ronco de motor neste post [youtube id= atap4jbjfjw width= 620 height= 350 ] considerando que este carro era uma carroceria que talvez jamais fosse rodar novamente nao podemos reclamar da escolha da mecanica pelo contrario vamos simplesmente apreciar o projeto pelo que ele e e nao pela suposta heresia que ele representa e que da nossa parte esta perdoada fotos the motorhood
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