FlatOut!
Image default
Técnica

Este Ford Fusion pesa menos que um Fiesta! Como isso é possível?

A Ford apresentou ontem um conceito chamado Fusion Lightweight Concept. À primeira vista ele parece apenas um show car para mostrar como a engenharia da Ford está se empenhando em fazer caros mais eficientes. Mas ele é mais do que isso. Seu principal trunfo seria invisível se não estivesse estampado na carroceria: sua estrutura usa materiais e técnicas inovadoras para reduzir peso de forma bem expressiva: dos cerca de 1.550 kg de um Fusion normal para pouco menos que os 1.220 kg do New Fiesta Titanium. Mas como eles fizeram um sedã grande pesar o mesmo que um hatch compacto? O segredo está espalhado por todo o carro. A carroceria teve o aço substituído por alumínio em todos os lugares possíveis, até mesmo no monobloco. Os discos dos freios, normalmente de ferro fundido, também são de alumínio. Já o cárter, painel, bancos, e vários componentes do interior são de fibra de carbono — assim como as rodas, que também são mais finas