a ford apresentou ontem um conceito chamado fusion lightweight concept a primeira vista ele parece apenas um show car para mostrar como a engenharia da ford esta se empenhando em fazer caros mais eficientes mas ele e mais do que isso seu principal trunfo seria invisivel se nao estivesse estampado na carroceria sua estrutura usa materiais e tecnicas inovadoras para reduzir peso de forma bem expressiva dos cerca de 1 550 kg de um fusion normal para pouco menos que os 1 220 kg do new fiesta titanium mas como eles fizeram um seda grande pesar o mesmo que um hatch compacto [youtube id= fqfgj6zfhso width= 620 height= 350 ] o segredo esta espalhado por todo o carro a carroceria teve o aço substituido por aluminio em todos os lugares possiveis ate mesmo no monobloco os discos dos freios normalmente de ferro fundido tambem sao de aluminio ja o carter painel bancos e varios componentes do interior sao de fibra de carbono — assim como as rodas que tambem sao mais finas e calçadas com pneus de baixa resistencia a rolagem as barras estabilizadoras o virabrequim e as molas traseiras continuam sendo de aço mas agora sao ocos e as molas dianteiras sao de composito e estao sob testes para comprovar sua resistencia e durabilidade [gallery columns= 4 link= file ids= 12183 12184 12185 12186 ] com todas as modificaçoes que aliviaram quase 400 kg e a adoçao do motor 1 0 ecoboost turbo de tres cilindros a economia de combustivel tambem e a mesma de um ford fiesta — cerca de 19 km/l e o baixo peso garante um carro que anda tao bem quanto um fusion com motor de 2 5 litros um carro mais leve tambem e um carro mais economico — isto e basico com menos peso para mover o motor consegue trabalhar por mais quilometros consumindo a mesma quantidade de combustivel so que nos ultimos 10 ou 15 anos a tendencia foi termos carros maiores e mais pesados — e boa parte da culpa e dos cada vez mais exigentes padroes de segurança o tamanho e o peso aumentam porque o carro precisa ser mais reforçado ter mais zonas de absorçao de impacto e resistir a colisoes cada vez mais violentas com cada vez menos danos ao habitaculo — e consequentemente aos ocupantes e uma preocupaçao natural e totalmente compreensivel [youtube id= zxnwuu0rjxi width= 620 height= 350 ] so que o peso extra tambem faz com que o carro beba mais por isso nao demorou para que os fabricantes procurassem maneiras de tornar os carros mais economicos uma das soluçoes foi o downsizing — motores menores e turbinados mais eficientes do que os maiores e aspirados so que o custo da adoçao do downsizing e sentido cada vez que um entusiastas reclamam do desaparecimento dos grandes motores aspirados e do seu ronco — mesmo que em muitos casos os novos motores sejam tao ou mais potentes que os antigos como equilibrar tudo isso tentando reduzir o peso novamente como os fabricantes vem fazendo recentemente um dos pioneiros foi o grupo volkswagen com a plataforma modular mqb adotada primeiro no audi a3 e no novo golf usando tecnologias como chapas de metal com espessuras diferentes em varios pontos componentes formados a quente e metais de alta e ultra resistencia que muitas vezes sao mais baratos do que aluminio ou fibra de carbono a vw conseguiu eliminar 100 kg do novo golf em relaçao ao anterior por exemplo o conceito atlas que deu origem a nova f 150 a ford tambem ja empregou a reduçao de peso na f 150 — a nova geraçao da picape a 13ª que começara a ser fabricada no final deste ano e toda feita de aluminio — uma medida ousada pois a ford jamais poderia correr o risco de prejudicar a robustez da picape por esta razao pessoas testaram sem saber seis prototipos de aluminio por dois anos complementando os 16 milhoes de km de testes que a ford realizou internamente no final a picape se mostrou tao resistente quanto o modelo de aço e a nova geraçao da f 150 pesara 320 kg a menos do que a anterior falando em ford e reduçao de peso e impossivel nao citar a atual polemica a respeito do peso do novo mustang no inicio da semana a preparadora americana steeda publicou no mustangs daily que um fato desconhecido aos fas do carro e que o mustang ganhou entre 90 e 140 kg desde entao a preparadora retificou a afirmaçao dizendo que nao se trata de um fato e sim de uma estimativa baseada em sua experiencia adaptando sistemas de suspensao traseira independente — que tendem a ser mais pesados do que o eixo rigido — no mustang alem disso a road & track publicou a informaçao — vinda de uma fonte nao revelada — de que caso o mustang realmente ganhe peso o ganho sera bem menor — algo na ordem dos 20 a 30 kg para o mustang com motor de quatro cilindros ecoboost e de ate 80 kg para o mustang gt eles dizem ainda que o mustang shelby podera ser ate mais leve do que o atual graças a adoçao de um motor menor e ao uso de fibra de carbono em certos componentes faz mais sentido — com tanta tecnologia nova e tanto foco em fazer carros mais leveza por que o mustang ficaria mais pesado e na real o ganho de potencia da nova geraçao certamente tornara quaisquer quilinhos extras insignificantes o ford fusion lightweight vem para reforçar tudo isto — na verdade os carros ja estao marchando para um futuro mais eficiente e rapido ha algum tempo e nos mesmos ja fizemos um especial com 20 tecnologias que contribuem para isto [youtube id= pggiuaqwcd8 width= 620 height= 350 ] a diferença e que o conceito traz algumas coisas que ainda nao podem ser empregadas em veiculos produzidos em massa por questoes financeiras — rodas de fibra de carbono por exemplo sao oferecidas nos koenigsegg mas um koenigsegg custa us$ 4 milhoes e nao e produzido em massa — ou por ainda estarem em desenvolvimento como as molas de composito contudo o futuro e promissor os carros deverao continuar ficando maiores e mais velozes — mas poderao voltar a perder peso e ai voce vai reclamar de que
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