A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos WTF?

Este Lamborghini Countach é o barco mais estiloso que o dinheiro pode comprar

Quando foi apresentado, em 1974, o Lamborghini Countach não impressionou apenas com o desempenho de seu V12 de quatro litros e 375 cv, que era capaz de levá-lo até os 100 km/h em 5,4 segundos, mas também por seu visual assinado por Marcello Gandini. Suas linhas retas e agressivas o tornaram um símbolo do design oitentista — especialmente a partir de 1982, quando foram incorporados para-lamas alargados e elementos aerodinâmicos nada discretos acompanhados de motores cada vez mais potentes — o Countach 5000QV, lançado em 1985, tinha um V12 de 5,1 litros e 455 cv.

A gente gosta tanto do Countach que um dos primeiros posts do FlatOut foi uma lista com dez coisas que fazem dele um carro fodástico. Se for dar uma conferida na lista (recomendamos fortemente que o faça), você vai ver que em nenhum momento mencionamos o fato de o Countach ser um supercarro anfíbio.

countach-anfibio (5)

Bem, o original não é, mesmo. Este aqui, porém, é perfeitamente capaz de acelerar em terra firme e navegar sobre a água. Como assim?

É exatamente isto o que dissemos: um cara fez um Lamborghini Countach capaz andar na água! E, quando dizemos que ele fez, ele fez mesmo — trata-se, na verdade, de uma réplica. E ela engana muito bem, não?

countach-anfibio (6) countach-anfibio (3)

O carro está anunciado no eBay e, de acordo com a descrição, sua carroceria foi feita usando como molde um Countach 5000QV, porém com pequenas alterações no design da dianteira e no painel traseiro, que é igual ao da edição “25th Anniversary”. Olhando de cara, as proporções estão perfeitas, bem como a construção e o acabamento da carroceria, que é feita sobre um chassi tubular. Não encontramos vídeos do carro em ação, mas as fotos mostram que a máquina cumpre o que promete.

countach-anfibio (7)

O responsável pela criação foi um cara chamado Mike Ryan. Você talvez não tenha ouvido falar dele, mas pode ser que já tenha visto alguma de suas criações: sua empresa, a Searoader Amphibious Vehicles, foi a responsável por criar os carros anfíbios usados pelo Top Gear, quando o programa ainda era apresentado por aquele trio de malucos… como era mesmo o nome deles?

Pois é: Clarkson, Hammond e May não faziam tudo sozinhos

O Countach anfíbio de Ryan nunca foi usado pela BBC em Top Gear mas, de acordo com seu criador, é totalmente legalizado para as ruas. Ele está registrado como “Ryan Rover V8 Sports”, mas seu criador o chama de “Z1A”. O motor, como você deve imaginar, é um V8 Rover. O modelo e a potência não foram especificados, mas Ryan diz que este é o carro anfíbio mais veloz do mundo. A transmissão, aparentemente, é o transeixo manual de quatro marchas de um Renault 30.

Ryan fez questão de dar ao Lamborghini anfíbio características de supercarro. Assim, ele tem suspensão inboard completamente ajustável; rodas de 15×8 pol na dianteira e 15×12 pol na traseira;pneus Pirelli de medidas 225/50 e 345/35, respectivamente e interior com fibra de carbono no painel.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Ele garante que, em terra firme, o carro pode ser dirigido normalmente e é virtualmente impossível saber que ele é um anfíbio. Uma vez na água, porém, a suspensão se comprime, o hidrofólio dianteiro é ativado e uma hélice de propulsão na traseira se conecta a uma extensão do virabrequim. E Ryan ainda instalou uma máquina de fumaça “para efeitos visuais”.

countach-anfibio (8)

É um carro bem interessante, mesmo que pelo simples fato de ser uma bela réplica do Countach. No entanto, caso alguém decida comprá-lo, vai ter que fazer algumas coisinhas: o interior está sem bancos e revestimentos, o sistema de alimentação e os freios precisam de uma boa revisão, os pneus precisam ser trocados e um bom serviço de funilaria e pintura também não faria mal. Dito isso, o preço nos parece justo — £ 18.995, ou cerca de R$ 98 mil em conversão direta. Bem mais barato que comprar um Countach e uma lancha, pode acreditar.

Matérias relacionadas

Os incríveis (e meio perturbadores) carros elásticos de Chris Labrooy

Dalmo Hernandes

Sim, isto é uma moto com motor V12 Flathead — e você pode ter a sua!

Dalmo Hernandes

Este cara tinha o primeiro protótipo do Ford Mustang Boss 302 desde 1978 e não sabia disso

Dalmo Hernandes