o ano era 1969 um homem chamado earl se aposentou e como presente para si mesmo comprou um lamborghini miura zero quilometro ele ja estava na casa dos 60 anos e dirigiu o esportivo ate nao poder mais literalmente pois um dia a idade avançada prejudicou os reflexos de earl e ele achou melhor parar de dirigir acho que a essa altura voce ja sabe onde isso vai parar sim o carro acabou guardado em um celeiro e nunca mais foi visto a paixao pelo carro porem continuava a mesma o miura carro ficava guardado em um celeiro na sua propriedade um pequeno rancho no estado do oregon eua e earl cuidava dele na medida do possivel mesmo que nos ultimos quinze anos de sua vida o lamborghini tenha ficado parado no celeiro sofrendo com a açao do tempo e acumulando sintomas de sedentarismo ate que quase centenario earl morreu ele deve ter vivido uma boa vida nao precisamos de sobrenomes para contar esta historia os caras do canal 1320video tambem nao earl era simplesmente earl e o cara que comprou o carro depois jeff e simplesmente jeff earl comprou o carro zero quilometro jeff o atual dono do miura conheceu earl por causa do carro ha mais de vinte anos em uma reuniao de familia uma de suas tias contou que havia um senhor de idade que guardava um lamborghini laranja em um celeiro mas nao sabia de mais nada a respeito jeff colecionador de automoveis desde muito jovem ouviu tudo de olhos arregalados uma de suas irmas que era ancora em um noticiario local disse que ja havia feito uma materia a respeito do homem ele pretendia transformar seu rancho em uma atraçao turistica aproveitando que no passado a propriedade havia sido explorada por garimpeiros na corrida do ouro ele desistiu da ideia porque seria caro demais pagar o seguro e conseguir homologar o local ou seja jeff ja tinha o endereço tudo isto aconteceu em algum momento da decada de 1990 no video feito pelo canal 1320video nao se fala em datas o que tambem nao compromete em nada a historia compromete [youtube id= hm9zf5ie0jo width= 620 height= 350 ] sem pestanejar jeff foi ate o lugar bateu na porta algumas vezes e se preparava para dar meia volta e ir embora quando earl o atendeu em que posso ajudar jeff disse que era um entusiasta e que soube que earl tinha um lamborghini laranja das antigas aquela altura ele ainda nao sabia que era um miura mas ele sabia que o primeiro de todos os miura era um carro laranja imagine se fosse aquele o carro jeff viu a foto de um miura pregada na geladeira e perguntou a respeito earl disse esta na garagem quer dar uma olhada facil assim nao era o primeiro de todos os lamborghini miura mas honestamente nao fazia diferença alguma o carro aparentava cansaço e o motor ja nao funcionava mas tudo estava integro em momento algum jeff ofereceu se para comprar o carro ele so queria ser amigo de earl e conversar sobre o carro e nos anos seguintes ia sempre ate sua casa para conversar ele acabou ajudando na manutençao e descobriu que todos os amigos de earl que ja conheciam o carro ja estavam mortos earl viveu mais que todos eles e certamente apreciava a companhia mostrando a jeff seu antigo album de fotografias que documentava toda a historia dele com o carro mas o tempo e implacavel e um dia o veterano entusiasta nao suportou a idade e teve seu merecido descanso jeff que ja havia se tornado um amigo intimo aquela altura nao teve problemas para comprar o miura e dar a ele o destino que earl gostaria que tivesse nao ele nao restaurou o carro em vez disso decidiu que o recuperaria com o maior nivel de originalidade possivel a pintura por exemplo e 100% original e nao traz qualquer tipo de retoque o mesmo pode ser dito do interior que traz todos absolutamente todos os componentes de quando o carro deixou a fabrica em sant agata bolognese; e da mecanica que teve todas as peças recondicionadas substituiçoes so foram feitas quando nao havia outra saida jeff diz que no caso do miura a expressao matching numbers toma outra dimensao quando se trata de muscle cars americanos um carro matching numbers tem motor cambio e chassi com a mesma numeraçao quando o assunto e um superesportivo italiano produzido em quantidade limitada e de forma artesanal a coisa e mais hardcore cada painel da carroceria cada item de acabamento cada componente mecanico tudo e numerado preservar a originalidade era a prioridade numero um de jeff e ele conseguiu o que queria um miura impecavel nao restaurado e com uma grande historia para contar lançado em 1968 o miura p400s ou simplemente s era uma versao melhorada do modelo inicial o p400 e corresponde a por volta de 340 unidades do total de 764 carros fabricados entre 1966 e 1973 alem de mudanças no acabamento que recebeu mais cromados e de ter mais itens de conforto como vidros eletricos o miura s tambem tem 20 cv a mais totalizando 370 cv a 7 700 rpm alem de 39 6 mkgf de torque a 5 500 rpm e um carro capaz de chegar aos 100 km/h em 6 7 segundos com maxima de 276 km/h jeff faz questao de dirigir o seu exemplar sempre que pode sempre tomando o cuidado de retirar do bolso quaisquer objetos que possam danificar o estofamento por exemplo ele sabe que caso tenha de trocar o tecido o carro vai perder bastante valor alias seu miura e uma prova de que nos ultimos anos carros classicos originais e preservados tem sido bem mais valorizados que exemplares restaurados mesmo que no padrao original existem ainda os over restored que sao carros restaurados com tanto capricho que acabam melhores do que quando eram novos e acabam desvalorizados no mercado de classicos jeff afirma que nao se preocupou em avaliar seu miura porque nao pretende vende lo na verdade ele diz que quando morrer sera cremado e que a urna com suas cinzas ficara no carro para sempre mas que outro exemplar de 1969 que tambem era 100% original mas nao estava nem de longe em condiçoes tao boas foi vendido recentemente por cerca de us$ 2 5 milhoes cerca de r$ 8 milhoes em conversao direta um miura restaurado costuma valer cerca de us$ 1 milhao r$ 3 2 milhoes
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.