podemos dizer sem medo de errar que a italiana lancia e praticamente unanimidade entre os entusiastas por causa de dois modelos em especial o belissimo stratos que se tornou uma lenda dos ralis na decada de 1970 e deu origem a um dos mais belos especiais de homologaçao de todos os tempos; e o delta hf 4wd/integrale que venceu seis titulos no wrc entre 1987 e 1992 e e um dos hot hatches mais cultuados da historia os mais entendidos entre os quais certamente estao boa parte de nossos leitores tambem apreciam modelos mais antigos como o fulvia hf que tambem fez historia em ralis e provas de turismo nos anos 60 e 70; e classicos das ruas como o thema 8 32 e seu motor ferrari [gt40 content search= classico italiano widget= 1 ] isto posto cavando um pouco mais fundo deparamo nos com outros carros interessantissimos e cheios de significado na historia da lancia um bom exemplo e o lancia aurelia modelo fabricado entre 1950 e 1958 em versoes seda cupe e conversivel a carroceria projetada por felice mario boano do estudio ghia exceto o modelo conversivel que foi desenhado pela pininfarina e belissima e o aurelia tambem possui a distinçao de ser o primeiro carro produzido em serie equipado com motor v6 havia um bom motivo para isto a lancia procurava um motor que fosse compacto o bastante para caber em um cofre estreito e que tivesse funcionamento suave com comando no bloco e um angulo de 60° entre as bancadas de cilindros o motor de 1 754 cm³ arredondados para 1 8 litro utilizado nos primeiros exemplares entregava 56 cv mas ja em 1951 foi introduzida uma versao de 1 991 cm³ dois litros e de inicio 70 cv potencia que no ano seguinte aumentou para 90 cv com a adoçao de dois carburadores weber e de um comando de valvulas com graduaçao mais agressiva nos anos seguintes foram desenvolvidas versoes de 2 3 e 2 5 litros do motor v6 sendo que este ultimo chegava aos 110 cv ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] batizado em homenagem a antiga estrada romana via aurelia o lancia aurelia foi largamente utilizado por entusiastas do automobilismo em eventos de longa duraçao disputados em vias publicas pela europa como as famosas mille miglia e targa florio embora nao tivesse uma equipe de fabrica que a representasse por iniciativa de vincenzo lancia a companhia fornecia suporte para quem quisesse disputar corridas com seus automoveis um destes caras era giovanni bracco que acompanhado por umberto maglioli foi o segundo colocado na mille miglia de 1951 com seu aurelia de motor 2 0 no mesmo ano o carro foi o primeiro em sua categoria e o 12º na classificaçao geral das 24 horas de le mans na targa florio de 1952 os tres primeiros colocados foram exemplares do lancia aurelia agora que voce ja tem o contexto podemos enfim introduzir o carro sobre o qual viemos falar um restomod feito com base em um lancia aurelia 1957 inspirado pelo carro de giovanni bracco porem influenciado tambem pelos porsche 356 socal que surgiram no fim da decada de 1930 nos eua o projeto conhecido como lancia aurelia outlaw foi tocado por uma oficina britanica chamada thornley kelham sob encomenda de um cliente que nao teve sua identidade revelada o lancia aurelia de giovanni bracco foi vendido a um colecionador mexicano pouco depois da carrera panamericana de 1951 da qual tambem participou e logo em seguida desapareceu por mais de meio seculo depois de ser encontrado em um celeiro dos eua o carro foi enviado para o reino unido para uma restauraçao criteriosa feita pela tohrnley kelham la constatou se que ainda nos anos 50 o carro teve o teto rebaixado como um hot rod diga se provavelmente em busca de melhor aerodinamica o carro de bracco ficou pronto em 2015 e estreou no concours d elegance pebble beach na california pouco depois a thornley kehlman recebeu de um entusiasta californiano a encomenda de um projeto feito na mesma pegada e assim surgiu o lancia aurelia outlaw o primeiro passo foi encontrar um carro apropriado para servir de base que precisasse de uma restauraçao mas estivesse estruturalmente integro apos algum tempo de procura a thornley kelham chegou a um cupe fabricado em 1957 que foi todo desmontado e teve quaisquer indicios de corrosao tratados preservando se a maior quantidade possivel de metal original [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 214052 214053 214054 214055 214058 214059 214062 214063 ] o teto foi rebaixado em cerca de 7 5 cm e reforços estruturais foram aplicados as colunas b para lamas traseiros e assoalho os quatro para lamas foram alargados e as novas proporçoes valorizaram a largura e o comprimento do carro que no geral parece mais assentado os para choques dianteiro e traseiro foram eliminados assim como as luzes de direçao abaixo dos farois elas agora sao integradas as luzes principais e as calhas de chuva a grade manteve o formato original mas as barras verticais foram trocadas por uma tela de metal a fim de conseguir um visual mais agressivo o interior foi revestido com couro marrom connoly e recebeu bancos concha do porsche 356 instalados bem perto do chao compensando os centimetros perdidos para as cabeças dos ocupantes por causa do teto rebaixado o teto foi forrado com alcantara e a cabine e protegida por uma discreta rollcage feita de acordo com o regulamento da fia para corridas historicas [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] a cereja do bolo e o motor v6 vindo de um lancia flaminia enorme seda de luxo fabricado pela lancia entre 1950 e 1970 com 2 8 litros de deslocamento e tres carburadores weber de corpo duplo o motor entregava originalmente 165 cv mas a thornley kelham instalou um sistema moderno de injeçao eletronica com corpos de borboleta individuais que alem de maior confiabilidade garantiram um ganho de 10 cv chegando aos 175 cv no total para acompanhar o novo padrao de desempenho o carro recebeu freios a disco nas quatro rodas e amortecedores com gas nitrogenio na suspensao cujo arranjo original com braços semi arrastados na traseira e colunas deslizantes na dianteira foi mantido as rodas medem 15 polegadas e sao originais do jaguar d type o resultado e um carro de comportamento mais agressivo e direto do que a potencia sugere de acordo com quem ja teve a oportunidade de guia lo e um carro bastante firme em baixa velocidade como quando roda na cidade que se torna mais macia em alta velocidade a direçao por pinhao e cremalheira nao possui assistencia e e bastante comunicativa segundo os britanicos da car o aurelia outlaw esta mais para carro de corrida que para grand tourer https //www youtube com/watch v=yjvftsjrmgy foi um projeto longo que consumiu mais de 5 000 horas de trabalho que foi muito bem recebido apos sua estreia e foi tao bem recebido que a thornley kelham ja construiu outros tres exemplares e esta trabalhando em mais dois o preço parte de £ 400 000 ou quase r$ 1 620 000
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