o bmw m3 e30 e uma especie de exceçao na trajetoria do modelo esportivo mais importante da fabricante bavara por mais que alguns fas tradicionalistas digam que um bom bmw precisa de um motor de seis cilindros em linha o primeiro de todos os m3 utilizava um quatro cilindros com dna de pista o s14 cujo desenho do cabeçote era inspirado no seis em linha que habitava o cofre do bmw m1 com 2 3 litros capacidade de girar alto e 195 cv o motor era capaz de levar e30 de zero a 100 km/h em 6 9 segundos com maxima de 235 km/h era um carro consideravelmente rapido para a epoca em que foi lançado em 1985 e o fato de ser um especial de homologaçao para a versao que competia no dtm era praticamente uma garantia de dinamica exemplar que de fato o m3 e30 tinha o carro de corrida passava facilmente dos 300 cv sem qualquer tipo de induçao forçada o que e outro atestado a qualidade do projeto do s14 [gt40 content search= bmw widget= 1 ] a verdade e que os seis em linha podem ate ser tradiçao nos bmw vide o 3 0 csl batmobile as duas primeiras geraçoes do bmw m5 e o proprio m1 mas o m3 nunca foi exatamente um exemplo de consistencia em termos de configuraçao mecanica a geraçao e30 tinha seu quatro cilindros; a e36 e a e46 apostaram no seis em linha naturalmente aspirado; a e92 trouxe um ousado v8 de quatro litros e o atual m3/m4 adotou o seis em linha novamente porem sobrealimentados nao e algo que nos incomoda dito isto entendemos perfeitamente quem considera que o motor correto para um m3 deve ter seis cilindros em linha e ser naturalmente aspirado e se este for o seu caso voce provavelmente vai gostar do ultimo projeto apresentado pela vilner ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] a vilner ja apareceu aqui no flatout outras vezes a companhia de sofia na bulgaria e especializada na customizaçao de interiores automotivos com modificaçoes bastante abrangentes porem respeitando a identidade visual original do carro se voce tem boa memoria vai lembrar que um dos nossos primeiros posts foi a respeito de um bmw 750i e38 seda com motor v12 de 5 4 litros e 322 cv que recebeu o tratamento da vilner no interior que manteve as linhas originais mas recebeu volante bancos console e central multimidia que na epoca eram a ultima palavra em design e tecnologia e foram cuidadosamente mesclados as linhas classicas do e38 pois agora quase cinco anos depois voltamos a falar de um bmw modificado pela vilner eles refizeram todo o interior como e de costume mas desta vez tambem deram um trato no conjunto mecanico trocando o quatro cilindros s14 pelo seis em linha s50b32 vindo de um m3 e36 o que a gente achou bem vamos por partes de dentro para fora o interior do m3 e30 foi customizado de forma bastante elegante com bancos sparco do tipo concha volante com tres raios de metal perfurados e revestimento de couro e um console central feito sob medida com um recorte na base e uma placa de metal pintada de preto com a assinatura da vilner parte da placa e perfurada e aparentemente sua unica funçao e decorativa diversos elementos do interior foram revestidos com tecido xadrez parte dos bancos que tambem possuem tecido cinza e couro forraçoes das portas a parte interna do teto solar os para sois a coifa do cambio a tampa do porta luvas e o bagagito na traseira talvez eles tenham exagerado na dose de tartan mas a opiniao a respeito pode variar de pessoa para pessoa mas sao indiscutiveis a qualidade do acabamento e o capricho na execuçao os bancos receberam um detalhe bordado com as cores da divisao m da bmw nos encostos de cabeça e sao equipados com cintos de competiçao da sparco com quatro pontas um detalhe interessante sao as placas metalica na area onde ficam os pes dos ocupantes dianteiros como nos carros de competiçao com a divertida inscriçao race shoes only a customizaçao externa foi bastante leve mas a opçao pela cor vai agradar aos conhecedores da marca trata se do imola red ii tonalidade bastante fechada que foi oferecida pela bmw na geraçao atual do m3/m4 a f80 apenas 500 carros sairam da fabrica nesta cor embora a mesma possa ser adquirida atraves do programa bmw individual pela bagatela de € 2 500 nada menos que o equivalente a r$ 10 900 em conversao direta a carroceria conta com todos os componentes originais de fabrica do bmw m3 e30 exceto pelo para choque dianteiro de fibra de carbono as rodas sao bbs rk de 18 polegadas e abrigam freios com discos perfurados a suspensao foi retrabalhada com molas e amortecedores kw mas a vilner nao forneceu detalhes maiores a respeito da geometria [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] para quem nao se importa muito com modificaçoes esteticas ao abrir o capo topa se com o seis cilindros s50b32 adotado no bmw m3 e36 europeu a partir de 1996 o motor deslocava 3 2 litros em vez dos tres litros da versao anterior a s50b30 o aumento no deslocamento foi conseguido atraves do curso ampliado para 91 mm e o diametro para 86 4 mm alem disso diferentemente do s50b30 o s50b32 trazia o comando variavel vanos tambem nas valvulas de escape enquanto as valvulas de admissao ficaram maiores outras modificaçoes foram os pistoes mais leves valvulas revestidas com grafite coletores de admissao e escape com fluxo otimizado um novo volante para o motor e um modulo bmw siemens mss50 capaz de processar 20 milhoes de instruçoes por segundo como resultado o seis em linha de 3 2 litros entregava 321 cv a 7 400 rpm e 37 7 mkgf de torque numeros consideravelmente mais empolgantes que os 286 cv a 7 000 rpm e 32 6 mkgf de torque a 3 600 rpm do motor de tres litros a vilner instalou tambem tambem a caixa de cinco marchas do m3 e36 para instalar o s50 no m3 e30 e preciso realizar algumas modificaçoes no cofre e fazer algumas adaptaçoes entre elas aproveitar os suportes de aluminio do serie 3 e36 e os suportes de borracha do serie 6 e24 alem disso e preciso refazer a instalaçao de acessorios como o compressor do ar condicionado visto que o cofre do m3 e30 foi feito sob medida para o motor s14 tambem e preciso trocar o radiador original por outro mais fino e instalar uma nova ventoinha no mais o aspecto da instalaçao e de tirar o chapeu parece ate que este m3 veio com o s50 instalado de fabrica ate onde ja vimos os projetos da vilner este certamente e o que tem mais condiçoes de agradar aos entusiastas mais old school da bmw a ideia de um e30 com motor de seis cilindros se aproxima muito do que se considera o santo graal entre os apreciadores do m3
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