FlatOut!
Image default
Projetos Zero a 300

Este M3 E30 com o motor S50 do M3 E36 é o Santo Graal para os fãs da BMW

O BMW M3 E30 é uma espécie de exceção na trajetória do modelo esportivo mais importante da fabricante bávara. Por mais que alguns fãs tradicionalistas digam que um bom BMW precisa de um motor de seis cilindros em linha, o primeiro de todos os M3 utilizava um quatro-cilindros com DNA de pista – o S14, cujo desenho do cabeçote era inspirado no seis-em-linha que habitava o cofre do BMW M1. Com 2,3 litros, capacidade de girar alto e 195 cv, o motor era capaz de levar E30 de zero a 100 km/h em 6,9 segundos, com máxima de 235 km/h. Era um carro consideravelmente rápido para a época em que foi lançado, em 1985, e o fato de ser um especial de homologação para a versão que competia no DTM era praticamente uma garantia de dinâmica exemplar – que, de fato, o M3 E30 tinha. O carro de corrida passava facilmente dos 300 cv sem qualquer tipo de indução forçada, o que é outro atestado à qualidade do projeto do S14. A verdade é que os seis-em-linha podem