se voce conhece um minimo da historia cubana sabe que antes da revoluçao de fidel castro e seus companeros a ilha caribenha era o resort de verao dos americanos ricos com cassinos praias tropicais boates e hoteis de luxo cuba era o lugar para se curtir os prazeres da vida nos anos 1950 pela ilha eram comuns os cadillacs lincolns e carros de luxo de todo o mundo mas entao veio a revoluçao castrista e a desapropriaçao de imoveis e estatizaçao de empresas e o consequente fim da riqueza na ilha ate o fim de 1960 o governo cubano havia desapropriado ou estatizado cerca de us$ 25 bilhoes no mesmo ano os eua como responderam as desapropriaçoes com um embargo comercial que ao que tudo indica sera encerrado nos proximos meses sem dinheiro e sem a possibilidade de se importar componentes os carros que simbolizavam o status dos americanos e cubanos ricos ficaram abandonados a propria sorte desde entao hojhares de fas de carros e colecionadores ricos vem especulando que tipo de tesouros automotivos se escondem na ilha socialista agora sendo um lugar para ricos de todo o mundo nos anos 1950 e de se esperar que alguns carros que hoje sao verdadeiras preciosidades circulado por la quando novos imagine que tipo de carro os ricos — aquela elite proprietaria de cassinos e resorts — compravam em 1955 e voce tera uma boa ideia do que rodava pelas ruas de la habana antes de fidel castro aparecer entre esses carros estavam os mercedes benz 300 sl um dos esportivos mais raros e desejados ja fabricados como sabemos disso nao e nenhum palpite sobre probabilidade e que nada menos do que tres exemplares do modelo foram encontrados na ilha por turistas/arqueologos automotivos nos ultimos anos o mais recente caso foi o do fotografo piotr degler que foi a ilha fotografar o panorama automotivo para um calendario de 2015 quando começou a ouvir rumores sobre um certo mercedes rarissimo abandonado ele rodou mais de 3 000 km pela ilha caribenha e fez mais de 25 000 fotos de tudo o que havia de interessante sobre quatro rodas a sua frente mas nada de encontrar o carro nos ultimos dias da viagem ele finalmente encontrou o decrepito 300 sl gullwing abandonado a propria sorte debaixo de uma bananeira encostado em uma pilha de entulho de concreto a historia ganhou o mundo nesta semana e piotr aproveitou para divulgar seu calendario mas pesquisando mais a fundo descobrimos que ele nao foi o verdadeiro descobridor do carro e que aquele tambem nao e o unico 300 sl bandonado em cuba acredite ha outro modelo na ilha um conversivel meio restaurado com motor de corvette e lanternas de fusca esse 300sl fotografado por piotr e o mesmo carro encontrado pelo espanhol miguel llorente um produtor de video e autor do blog this european life em 2012 miguel foi a cuba atraido pela lenda do gullwing abandonado contada por jeremy clarkson em seu programa de 1996 motorworld ele pesquisou sobre a historia do carro e da propria ilha e concluiu que o carro poderia estar escondido em qualquer lugar de havana matanzas ou palma soriano que eram os lugares mais ricos de cuba antes da revoluçao de 1959 ele acabou encontrando o carro em havana o primeiro lugar onde começou a procurar claro o roteiro nao foi assim facil mas no fim ele acabou encontrando nao apenas os dois gullwing na oficina de um cara chamado marcos que disputa corridas no malecon com um antigo crown vic montado com peças ford racing contrabandeadas dos eua os dois mercedes estavam caindo aos pedaços mas tambem nao estavam a venda — talvez marcos esteja esperando os carros valorizarem ainda mais so que eles nao eram as unicas raridades que o mecanico/preparador/piloto tinha em seu quintal havia ainda um abarth zagato 750 de 1959 uma das rarissimas unidades com a carroceria assinada pelo z — e que estava a venda assim como um tambem rarissimo chrysler ghia thomas special 1953 infelizmente o estado dos carros e extremamente critico — tanto do mercedes gullwing quanto do abarth e do chrysler — e uma restauraçao completa ao seu estado original certamente custaria muito mais que o valor comercial dos modelos por isso eles continuaram la no mesmo lugar ate hoje esperando novos turistas aparecerem o que parece ter sido o caso de piotr o fotografo do calendario o 300sl roadster aparentemente foi restaurado a moda cubana com chapas de metal adaptadas algum motor bizarro e claro lanternas de fusca e um triste fim para ele mas menos triste do que o fim de seu irmao fechado foram feitos apenas 1 800 300sl gullwing e cerca de 1 300 300sl roadsters o valor de cada um deles atualmente gira em torno de r$ 1 2 milhoes a r$ 2 5 milhoes enquanto o roadster vai de r$800 000 a r$ 1 6 milhao o caso do abarth e mais critico ainda alem de estar enferrujado seu valor maximo nao passaria dos r$ 400 000 — caso fosse um achado digno de ir direto para um museu se depois de tudo isso voce ainda sonha em encontrar algo assim raro pela ilha e bom saber que as possibilidades sao praticamente nulas uma vez que jeremy clarkson — e mais tarde michael e ware com a serie automobiles lost and found de 2008 — ja expos boa parte das raridades de cuba a metade da populaçao mundial por isso e bem provavel que colecionadores mais ambiciosos e ricos que voce ja tenham dado um jeito de tirar essas raridadades de la decepcionante nao mas poderia ser pior os caras que deixaram esses carros por la nunca quiseram realmente fazer isso [ fotos hagerty cars that matter this european life piotr degler abertura ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.