em 2010 quando comecei a escrever no jalopnik brasil que depois se tornou o flatout eu estava obcecado por muscle cars meu sonho era ter um mustang ou challenger ou camaro mas eu sabia que algo como um opala era muito mais acessivel e eu ate pensei que caso conseguisse comprar um opala um dia colocaria um v8 350 debaixo do capo passaram se oito anos ja e desde entao eu refinei meu gosto pessoal para carros e hoje ha outros tipos de carros antigos que me apetecem mais [gt40 content tag= muscle car widget= 1 title= tambem quer comprar um muscle car ] so que de tempos em tempos eu ainda vejo um opala na rua e fico imaginando como seria bacana ter um os mais detalhistas vao fazer questao de me lembrar que na definiçao mais pura do termo o opala nao e um muscle car muito menos um pony car mas com o tempo a gente tambem aprende que termos e suas definiçoes sao ate importantes mas nossas preferencias e nossa visao de mundo nao estao necessariamente ligadas a nomenclaturas divaguei um pouco nao me perdoem o que eu quero dizer e que muscle cars sao legais e provavelmente nunca vao deixar de ser em um futuro mais distante claro quando eu tiver mais bagagem mais cabelos brancos e uma conta bancaria mais gorda pode ser que eu queira um muscle car e quando isto acontecer talvez nao seja um medalhao como o mustang ou o camaro ou o challenger talvez seja um carro mais obscuro como um mercury cyclone como voce ja deve ter percebido nao citei o cyclone como coincidencia o ultimo video do petrolicious tem como astro um mercury cyclone cj 1969 a relaçao de seu proprietario com ele foi o que fez lembrar por que os muscle cars sao tao bacanas e me inspirou a escrever esta introduçao [youtube id= twuwrc8olhg width= 620 height= 350 ] o mercury cyclone foi apresentado em 1964 como uma versao de alto desempenho do mercury comet que por sua vez era a versao by mercury do ford falcon o mesmo que tambem em 1964 deu origem ao ford mustang o primeiro comet tambem era equipado com o v8 small block de 289 pol³ 4 7 litros e tinha bancos individuais na dianteira em vez de um banco inteiriço como era no comet normal e componentes cromados no motor em 1966 o comet cyclone passou a usar uma carroceria mais esculpida com traseira fastback e dianteira baseada no ford fairlane e tambem ganhou mais motores um v8 390 6 4 litros que podia ter um carburador de corpo duplo e 270 cv ou carburador de corpo quadruplo e 279 cv havia ainda a opçao pelo motor 390 s code que tinha o fluxo retrabalhado para entregar 340 cv sim e exatamente o mesmo motor do mustang bullitt no ano seguinte o motor v8 fe de 427 pol³ sete litros e 410 cv passou a ser opcional para o comet cyclone foi para o ano modelo de 1968 que o comet do nome foi suprimido e o carro começou a ser chamado apenas de mercury cyclone ele tambem ganhou uma nova carroceria com uma dianteira mais longa e uma traseira verdadeiramente fastback cuja silhueta do topo do para brisa ate a extremidade posterior formava uma linha continua o carro de cy schmidt o dono do carro do video e um cyclone 1969 naquele ano a ford começou a oferecer o mercury cyclone com o motor 428 cobra jet dai o sobrenome cj tambem usado no mustang e em outros modelos do grupo o cobra jet era um v8 de sete litros 7 014 cm³ para ser mais exato que no papel entregava os mesmos 340 cv do motor 390 s code no entanto com mais deslocamento o coletor de admissao ram air opcional e um carburador de corpo holley quadrijet de 735 cfm na pratica sua potencia ficava muito mais proxima dos 400 cv alem do motor havia outras diferenças em relaçao ao cyclone comum a grade era escurecida o sistema de escape tinha saida dupla a relaçao final de diferencial era de 3 5 1 o motor trazia partes cromadas e a carroceria era decorada com faixas especiais o cambio podia ser manual de quatro marchas ou automatico de tres marchas foto petrolicious se eu fosse comprar o carro novo talvez escolhesse a caixa manual de quatro marchas em vez da automatica mas eu gosto do carro como ele e voce so acelera e ele vai comenta cy no video que infelizmente nao tem legendas ele conta que tem o carro ha pelo menos 18 anos e que o escolheu justamente por ser algo diferente de um mustang ou um camaro cy tambem foi atraido pela posiçao intermediaria do cyclone em relaçao aos pony cars mais compactos e os muscle cars full size como o gran torino e o impala [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] quando era criança cy gostava de olhar para a rua e observar os carros ao assistir a filmes ele nao reparava nos personagens ou na historia e sim nos carros da para ver que ele se orgulha ao contar que sabia reconhecer modelos de marcas diferentes ford dodge chevrolet buick so pelo ronco e pelo formato da grade tenho certeza que de certo modo voce se identifica com ele eu tambem a carroceria na cor competition orange esta em otimo estado assim como o lado de dentro e o cofre do motor no entanto cy diz que o carro nao e perfeito e que por mais que as vezes pense em restaura lo em nivel de concurso ele prefere mante lo assim e dirigi lo nao preciso coloca lo para correr no quarto de milha so dirigi lo e um carro que merece ser guiado exercitado a pior coisa que se pode fazer a um carro desses e deixa lo parado e claro que isto nao impede cy de manter seu mercury cyclone sempre limpo bem cuidado e original e nao e para menos ele so foi fabricado com esta carroceria e com este motor em 1969 e so fizeram 2 175 exemplares ele nao e o mais conhecido dos muscle cars mas certamente marca presença por onde passa e e prontamente identificado por quem realmente entende do riscado como se nao bastasse toda a importancia historica do cyclone cj sua configuraçao mecanica rara seu visual tipico do fim dos anos 60 sua cor laranja vibrante sua aura classica o carro parece ser incrivelmente prazeroso de dirigir cy diz que e um carro confortavel para pegar a estrada e ouvir o ronco borbulhante invadindo a carroceria em uma longa reta deve ser legal demais claro que isto deve valer para qualquer muscle car original de fabrica mas hoje estamos falando deste raro mercury cyclone cj 1969 parabens cy que ele possa te dar este prazer por muitos anos ainda foto petrolicious
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.