o ano de 2005 pode ser considerado o renascimento do ford mustang depois de decadas de modelos capados pelas leis de emissoes e pela crise do combustivel com desenho pouco inspirado — carros que para a maioria dos fas do mustang nao estao a altura de sua heritage — o pioneiro dos pony cars decidiu relembrar o passado e inspirado pela primeira geraçao de 1964 assumiu de vez o visual retro e sagrou se como uma das geraçoes mais queridas do modelo no entanto nem todo mustang pre 2005 era uma porcaria na verdade alguns fox body sao bem interessantes apesar do visual careta depois deles o lançamento do mustang de quarta geraçao em 1994 trouxe a maior mudança em quinze anos o carro ganhou formas mais arredondadas com a cara da epoca abandonou de vez os motores de quatro cilindros ok o novo mustang tem um quatro cilindros ecoboost mas isto nao vem ao caso agora e começou a ensaiar uma volta a sua velha forma foi uma recuperaçao lenta mas aconteceu o ford mustang gt tinha um v8 de cinco litros e 215 cv que nao parecem muito agora mas eram suficientes para leva lo ate os 100 km/h na casa dos seis segundos e cumprir o quarto de milha em cerca de 15 segundos a suspensao recebeu um acerto mais firme e esportivo coisa que faltava a geraçao anterior e finalmente o mustang voltou a ser elogiado pela imprensa — sendo ate considerado o carro do ano pela motor trend em 1994 a partir dai as coisas so melhoraram em 1996 foi apresentado o mustang svt cobra desenvolvido pela divisao special vehicle team o carro tinha um v8 de aluminio montado a mao que deslocava 4 6 litros para entregar 309 cv e 41 5 mkgf de torque e acima de tudo trouxe uma inedita suspensao independente na traseira — algo que o mustang so adotaria definitivamente em 2015 com o lançamento da atual geraçao a ford dizia que ele era capaz de chegar aos 100 km/h em 5 9 segundos mas testes realizados por revistas conseguiram fazer o mesmo em 5 4 segundos ja era um belo começo em 1999 a ford reestilizou o mustang de quarta geraçao para incorporar a linguargem visual new edge junto com as linhas mais retas veio um novo mustang svt cobra agora com 325 cv e 43 8 mkgf de torque no motor v8 modular de 4 6 litros e tambem um sistema de suspensao traseira independente exclusivo do svt cobra foi o primeiro mustang a abandonar o eixo rigido na traseira algo que so aconteceu de vez coma geraçao atual lançada no ano passado mas o melhor ainda estava reservado para o ano seguinte quando foi apresentado o mustang svt cobra r sendo que o r era para racing fizeram so 300 exemplares do modelo especial que no ano 2000 era a unica versao de alto desempenho do mustang no mercado e quando a gente diz especial falamos serio o motor era um v8 da familia modular com comando nos cabeçotes quatro valvulas por cilindro e deslocamento de 5 4 litros o motor foi introduzido no lincoln navigator do ano anterior e tinha o mesmo bloco de ferro fundido e o mesmo virabrequim de aço forjado encontrados no suv mas os cabeçotes eram especiais de alto fluxo feitos sob medida para o cobra r os comandos de valvulas tambem eram exclusivos do esportivo e tinham maior levante e mais tempo de abertura do que a versao comum as bielas carrillo e os pistoes eram forjados e a taxa de compressao era de 9 6 1 a ford dizia que o novo mustang svt cobra r tinha 390 cv e 53 2 mkgf de torque no motor mas testes em dinamometro realizados na epoca do lançamento acusaram que a potencia era de cerca de 380 cv nas rodas nao ha como calcular com exatidao mas calculando com os costumeiros 15% de perda de potencia pela transmissao o cobra r teria entao cerca de 435 cv no motor nao foi a toa que o v8 acabou evoluindo e foi parar no ford gt com supercharger bloco de aluminio e 558 cv poucos anos depois e tem mais como o nome indicava o mustang svt cobra r foi feito para ser um carro de pista legalizado para as ruas assim ele nao tinha radio ar condicionado ou banco traseiro a unica cor disponivel era o vermelho performance red com interior preto dark charcoal os bancos eram recaro revestidos de tecido nada de couro molas e amortecedores bilstein eram de serie bem como freios brembo com pinças de quatro pistoes e discos de 13 na dianteira o tanque de combustivel selado ficava na traseira e dava para ver um pedacinho dele pelo para choque traseiro a dianteira tinha um splitter removido e o capo era mais alto com uma entrada de ar ao estilo power dome a traseira por sua vez trazia uma asa traseira enorme quase totalmente plana que fazia mais do que tornar o mustang svt cobra r ainda mais inconfundivel ajudava a produzir downforce em alta velocidade ate as rodas de 18x9 5 tinham desenho unico e calçavam pneus bf goodrich g force kd por fim o cambio o famoso tremec t 56 de seis marchas com relaçoes proximas para uso em pista o 0 a 100 km/h eram cumprido em apenas 4 7 segundos e a velocidade maxima era de 285 km/h nada mau ha quinze anos nada mau agora e o bicho ainda roncava feito um demonio e uma pena que existam tao poucos videos para provar [youtube id= 1cuaq9dezv0 width= 620 height= 350 ] claro so fizeram 300 deles o que nos ajuda a entender por que existem tao poucos registros audiovisuais quer resolver isto compre este exemplar que encontramos a venda no ebay — o nº 135 dos 300 fabricados se encontrar um mustang svt cobra r a venda ja e dificil quem dira entao um que rodou apenas 84 5 milhas ou 135 km [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 111485 111479 ] claro a gente esta brincando quando diz para voce compra lo — ainda falta quase 15 anos para que voce possa imoporta lo de forma legal para o brasil mas a gente fica sonhando com tao pouca quilometragem e ate plastico nos bancos este svt cobra e praticamente um carro novo e olha so quando era de fato novo o cobra r custava us$ 54 995 em valores corrigidos isto da us$ 76 979 ou pouco mais de r$ 252 mil o anuncio no ebay pede us$ 79 995 — ou por volta de r$ 260 mil o carro quase nao valorizou [gallery columns= 4 link= file ids= 111477 111483 111484 111475 ] a gente ate pensa em fazer uma vaquinha adquirir esta preciosidade e traze lo para o brasil quando chegar a hora ok estamos brincando de novo mas se voce tiver como faze lo faça
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.