reta dos boxes aproximaçao da frenagem placa dos 50 metros tira o pe do acelerador ataque solido ao pedal do freio traseira balança de leve dois punta taccos pista inclina pra esquerda e preciso segurar o volante um pouco para a direita pra ficar do lado de fora entrada de curva num movimento suave mas firme dianteira aponta a esquerda traseira da uma leve escorregada no trail braking contra esterço nao deixa espalhar fica do lado de dentro reaceleraçao plena para ataque a segunda perna a direita visualizar uma volta inteira na mente era o treino tipico dos campeoes na era analogica do automobilismo de clark stewart moss lauda mais do que isso disputas mentais eram um passatempo relativamente comum os colegas cronometravam e o piloto cravava o seu fim de volta os melhores conseguiam uma diferença infima com suas melhores voltas reais entre um e dois segundos mesmo em circuitos longos como zandvoort ou spa ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] visualizar e ver sao duas coisas distintas e essenciais a um piloto o primeiro por uma necessidade tecnica o segundo por uma necessidade fisica mas e se voce fizesse uma volta inteira em interlagos pra valer num carro de competiçao real apenas visualizando e sem poder enxergar ao melhor estilo perfume de mulher 1992 e se um grupo de amigos fizesse essa arriscada loucura por voce por uma limitaçao fisica sua de volta ao cockpit o jornalista automotivo e piloto douglas mendonça na foto abaixo ao lado de emerson fittipaldi em indianapolis com mais de quatro decadas de carreira perdeu sua visao ha cerca de seis anos por conta de uma enfermidade que se agravou rapidamente desde 2011 em um curto intervalo de tempo sua frequencia nos eventos de lançamentos da industria diminuiu ate o ponto de nao mais o encontrarmos ausencia bastante sentida em sua carreira nao apenas mais de duas decadas como diretor da revista motorshow e uma decada dedicada a area de testes na quatro rodas foi um dos principais responsaveis pela adoçao da bureta eletronica e do correvit mas tambem uma vitoria na mil milhas brasileiras em 1983 e mil quilometros de brasilia em 2004 desde entao douglas continua atuando na area como jornalista automotivo possui colunas nos sites autopapo autoentusiastas e na revista autoesporte mas de suas maos foi tirado o volante desde que a doença atingiu um quadro cronico ao amigo e jornalista eduardo pincigher que tambem e piloto e tambem trabalhou na quatro rodas na mesma epoca ele confessou algo de cortar o coraçao um pensamento que nao tenho duvidas cada entusiasta sentiria exatamente o mesmo nao enxergar o que eu estou comendo e o de menos todo dia alguem tem que fazer o meu prato ou dizer a roupa que eu vou vestir mas isso eu tiro de letra o que realmente me incomoda e que todas as noites sem exceçao eu sonho que eu estou guiando um carro a partir deste ponto tudo ficou entre amigos alem de pincigher o mais que renomado fotografo claudio laranjeira ricardo dilser que e sobrinho de douglas e tambem e piloto e hoje esta a frente da comunicaçao de produto do grupo fca na america latina roberto manzini diretor do centro de pilotagem que leva o seu sobrenome e edu bernasconi da fullpower se uniram para realizar algo epico eles botaram douglas mendonça de volta a um cockpit de um carro de corrida em interlagos o carro voces conheceram nesta materia especial um fiat palio que foi projetado originalmente para o renascimento de uma prova de endurance que nunca aconteceu as 24 horas de interlagos de 2014 com o motor 1 6 preparado pelo zezao automec brasilia com receita inspirada na formula futura o conjunto recebeu comando bravo com tuchos mecanicos desenvolvido pela fiat corsa italia coletor de escape sob medida cabeçote fluxado e rebaixado taxa de 14 3 1 e com isso rende 170 cv a 7 300 rpm e 19 3 kgfm a 5 700 rpm o cambio foi reescalonado com peças de prateleira da fiat e o diferencial da doblo adventure o mais curto da familia de transmissao c510 suspensao recalibrada e cheia de artimanhas para muito mais caster e cambagem carroceria toda aliviada os paineis removiveis seguem de lata mas com todas as chapas internas removidas um belo de um x tudo feito para um regulamento restrito baseado no paulista de marcas como todo carro de traçao dianteira dessa natureza de competiçao este palio possui uma dinamica sacana uma tirada de pe do acelerador fora do momento e a traseira vem atravessando de uma forma que se nao houver reaçoes rapidas a rodada e inevitavel romance a parte a experiencia de ter alguem que nao pode enxergar ao comando de um carro de competiçao mesmo com um instrutor do nivel de manzini auxiliando a direçao e algo bastante arriscado note que manzini amarrado nos cintos de corrida possui uma limitaçao bem grande de o quanto ele consegue esterçar auxiliando douglas o comando no fim das contas e de mendonça mas e ai que entram as sutilezas que dao ainda mais beleza a coisa a forma como mendonça controla a embreagem realiza os punta taccos nas reduçoes a forma como ele busca fazer a leitura sensorial da pista mapeando mentalmente o traçado sentindo as transferencias laterais e diagonais de peso e controlando o carro sao de um piloto nato um piloto que apenas nao pode enxergar mas que visualiza e que interpreta a dinamica do carro com perfeiçao note como ha buracos propositais na instruçao de manzini justamente nos momentos em que ele sente que douglas esta lendo mentalmente a pista chega se ao ponto em que beto provoca mendonça para acelerar mais pois sente segurança no que ele esta fazendo e douglas sabendo dos riscos e da dinamica traiçoeira de um carro de corrida seguia conservador degustem sem moderaçao toda a historia e o registro emocionante feito pela fullpower deste momento em interlagos com direito a video on board ficam os nossos parabens ao pincigher dilser bernasconi laranjeira manzini e todos os demais envolvidos [youtube id= 88yv6dinweg width= 620 height= 349 ]
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