em 1967 um americano chamado don yenko provou a chevrolet que eles estavam errados em nao oferecer o motor v8 big block 427 no camaro — o entao recem lançado muscle car da chevrolet so recebia os motores menores para nao canibalizar vendas do corvette mas o sucesso do camaro yenko/sc fez com que dois anos depois a propria chevrolet decidisse criar sua versao original de fabrica e uma bela historia que voce pode ler aqui mas saiba que o camaro nao foi o unico chevrolet no qual don yenko colocou as maos — em 1969 ele decidiu dar seu tratamento especial ao chevelle foram feitos apenas 99 unidades do chevelle yenko/sc das quais cerca de 35 sobreviveram ate hoje os outros foram usados ate acabar nas maos de pilotos de arrancada nao vemos problema nisso — era exatamente esta a finalidade que don yenko imaginava afinal e tambem era o que a chevrolet queria — na epoca a ford estava dominando o circuito nacional de arrancada com suas variedades do mustang e a chrysler nao ficava atras com o dodge charger e o playmouth roadrunner so para citar alguns a chevrolet tinha o camaro claro mas quem e que se contentaria com um unico representante nas pistas mesmo o mais nervoso dos chevelle de primeira geraçao o malibu ss tinha visual bem comportado o chevelle produzido desde 1963 era o cupe de medio porte da chevrolet na epoca — maior que o nova e menor que o impala o lançamento da segunda geraçao coincidiu com a chegada do camaro em 1967 e trouxe linhas mais sinuosas perfil garrafa de coca cola como boa parte dos cupes americanos da epoca e uma nova identidade visual havia uma boa variedade de motores dos seis em linha de 3 8 e 4 1 litros nao muito diferentes dos que equiparam nosso opala ao v8 396 6 5 litros de ate 375 cv brutos no chevelle ss a coisas andavam bem rapido naquela epoca pun intended e as fabricantes americanas tinham o costume de atualizar o visual e as especificaçoes de seus modelos anualmente ou no maximo a cada dois anos assim em 1968 o novo chevelle ja recebeu sua primeira reestilizaçao com dianteira traseira e interior remodelados a maior novidade porem veio no ano seguinte o departamento de produtos da chevrolet decidiu que era necessaria uma versao ainda mais potente do que o ss feita especialmente para pilotos de arrancada — afinal como sempre lembramos o lema da epoca era win on sunday sell on monday na pratica um carro que chegava na frente de todos os outros nos 402 metros costumava ser a primeira opçao dos entusiastas no piso da concessionaria o sistema de encomendas especiais da chevrolet o central office production orders ou simplesmente copo foi acionado em 1969 a ideia era oferecer as concessionarias de toda a america do norte uma versao do chevelle capaz de rodar nas ruas mas pronta para encarar as dragstrips com modificaçoes minimas ha certa discordancia a respeito da origem da encomenda a versao mais aceita diz que foi o departamento de produto da chevrolet quem acionou o copo sob a ordem nº 9562 para encomendar algo entre 350 e 375 chevelle equipados com o v8 l72 de 427 pol³ que alimentado por um carburador quadruplo entregava 430 cv brutos — motor que ja equipava o corvette sting ray desde 1966 contudo ha quem diga que isto nao aconteceu e que a ideia partiu de don yenko inspirado pelo sucesso do camaro yenko e que a chevrolet so decidiu fazer o mesmo depois que yenko encomendou 99 exemplares do chevelle ss para instalar em sua concessionaria/preparadora os novos motores qualquer que seja a verdade o fato e que em 1969 surgiu o chevelle yenko/sc que alem do novo motor trazia um cambio manual de quatro marchas com relaçoes mais proximas e a iconica bola branca na alavanca que era fornecida pela hurst diferencial com relaçao final de 4 10 1 faixas decorativas nas laterais e no capo inscriçoes yenko/sc e syc que significavam a mesma coisa yenko super car na carroceria e nos bancos e um novo sistema de escape as faixas eram opcionais bem como um teto de vinil e a direçao com assistencia hidraulica ao todo 55 carros foram equipados com a caixa manual enquanto o restante recebeu a caixa automatica de tres marchas th400 tambem opcional o chevelle jamais recebeu o mesmo reconhecimento que o camaro feito por don yenko talvez por nao ter causado a mesma revoluçao na chevrolet contudo sendo absurdamente raro e tambem um carro muito cultuado pela galera mais entendida e e por isso que um exemplar a venda — como carro verde que ilustra esta materia — e algo digno de nota oferecido pela mecum auctions este chevelle verde com interior preto sera leiloado em harrisburg na pensilvania durante um evento que acontecera entre os dias 30 de julho e 1º de agosto o carro acompanha a nota fiscal original emitida pela concessionaria de don yenko a sra josephine gresko que no dia 24 de junho de 1964 exatamente 51 anos e cinco dias atras trocou seu chevrolet impala 1964 pelo carro das fotos alem dos itens ja citados josephine encomendou seu chevelle com rodas modelo rally e pneus goodyear polyglas f70 15 — ambos oferecidos por um pacote adicional chamado copo sports car conversion codigo 9737 que tambem incluia uma barra estabilizadora dianteira maior alem disso ela pediu o carro com banco dianteiro inteiriço normalmente encontrado em carros com cambio automatico o toque pessoal de yenko ficou por conta de um conta giros stewart warner no painel tudo isto torna este chevelle yenko ainda mais colecionavel sem falar no fato de que teve apenas dois donos o segundo e atual proprietario comprou o carro em 1976 quer dizer seus pais compraram porque ele era jovem demais para assinar a papelada e esta com ele ate hoje tendo realizado uma restauraçao completa e 100% fiel em 2013 a mecum nao da uma estimativa sobre o valor mas como referencia em janeiro a agencia barrett jackson leiloou um exemplar que foi arrematado por us$ 275 mil ou cerca de r$ 863 mil em conversao direta para efeito de comparaçao em setembro de 2014 um legitimo camaro yenko — seu irmao mais famoso — foi anunciado no ebay por us$ 235 500 ou cerca de r$ 740 mil
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