dizem que suvs e entusiastas nao combinam e bem de fato os chamados utilitarios esportivos nao sao o segmento favorito de quem gosta de carros eles sao grandes altos pesados e podem ate ser capazes de encarar terrenos dificeis mas acabam sendo mais usados para ocupar espaço no transito apertado das cidades e estacionamentos de shopping centers e esta percepçao pode ate ser meio estereotipada demais mas ha certo fundo de verdade nela estereotipos nao nascem do nada [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] vamos desenvolver melhor do ponto de vista mais simplista suvs sao como eletrodomesticos sobre rodas design pouco inspirado extremamente funcionais e nada passionais por natureza nao tem aquilo que atrai os entusiastas a altura e o peso comprometem o comportamento dinamico dificultam manobras afetam o consumo de combustivel e o desempenho em estrada devido a resistencia ao vento e o porte nem sempre se traduz em mais espaço como voce notara ao comparar suvs as peruas do mesmo porte como o volvo xc60 e o volvo v60 voce ainda pode argumentar que os suv tem capacidade off road mas quantas vezes voce deixou de ir a algum lugar porque nao tinha traçao nas quatro rodas mas recorrendo ao cliche toda regra tem suas exceçoes e felizmente existem nuances neste universo dos suv — especialmente quando eles conseguem se distanciar do padrao e ganham uma pitada de emoçao isso geralmente acontece quando um suv consegue combinar um estilo interessante e certo nivel de versatilidade com dinanica decente no asfalto por exemplo a um pacote que funcione bem no dia a dia a capacidade off road acaba ficando como um bonus que esta la prontinha para ser usada caso precise voce nao precisa abrir mao do resto para te la como na maioria dos suvs e bem provavel que voce tenha seus suvs favoritos mesmo nao sendo fa desses carros algum deles tem algum apelo ao seu lado racional nos temos os nossos e agora vamos contar a voces quais sao e por que gostamos deles voce vai notar que cada um tem razoes ligeiramente diferentes para suas escolhas mas ha algo em comum gostamos destes carros apesar de eles serem suvs porque em cada um deles ha uma caracteristica que transcende o fato de eles serem suvs mercedes benz glk juliano barata e leo contesini a ideia dessa materia nasceu precisamente deste carro eu e o leo estavamos voltando de uma reuniao quando um glk entrou na nossa frente de forma quase unissona dissemos duas coisas primeiro que este seria um suv que teriamos e segundo que a mercedes benz arruinou o conceito do veiculo na transiçao de sigla para o atual glc as linhas retas que podem nao ser mais a cara da mercedes benz mas que de vez em quando nos deixam com saudade o glk tem duas caracteristicas que muito me agradam primeiro o design com personalidade muito forte e que remete aos tempos dos mercedes 190 w201 com farol meio trapezoidal e carroceria com linhas retas vincos elegantes e uma silhueta muito particular com colunas solidas quase todos os suvs de sua categoria vao para um caminho de design fluido e sem interrupçoes quase como um hatch inchado ironicamente e justamente esse o caminho que o glc tomou e que em minha opiniao o deixou como mais um suv na paisagem a segunda caracteristica e uma proporçao entre altura vao livre comprimento e curso e ajuste de suspensao ele consegue ser um suv pratico utilizavel no dia a dia e capaz de encarar terreno ruim e ser muito bom de estrada ___ o juliano ja adiantou como nasceu nosso papo sobre o glk e os pontos em que concordamos — o design cheio de personalidade com referencias aos mercedes do passado e o fato de ele ter sido arruinado pela mercedes quando chegou a segunda geraçao e virou o glc alem dos pontos ja citados me agrada no glk o fato de ele nao parecer um suv propriamente dito a dianteira e baixa o topo do capo fica aproximadamente 10 cm mais alto que o da classe c wagon da mesma geraçao e isso favorece a penetraçao aerodinamica um dos pontos fracos da maioria dos suvs melhorando consumo de combustivel nivel de ruido e claro o desempenho em velocidades rodoviarias o assoalho e a linha de cintura tambem nao ficam no segundo andar como nas duas primeiras geraçoes do classe a o que resulta em acesso facilitado em uma maior area envidraçada e em melhor visibilidade facilitando as manobras de estacionamento na verdade ele parece ate um hibrido de perua e suv combinando as qualidades destes dois tipos de carro voce pode comprar a versao da brabus mas o que me atrai mesmo no glk e a disponibilidade do motor v6 m272 de 3 5 litros com o sistema de traçao nas quatro rodas 4matic sao 272 cv distribuidos por demanda para as quatro rodas pelo cambio 7g tronic de sete marchas que empurram o suv de zero a 100 km/h em 6 5 segundos a perua leva 0 4 segundo a menos e a maxima de 230 km/h se for um exemplar dos dois ultimos anos o motor e o m276 tambem de 3 5 litros porem com 303 cv e injeçao direta capaz de rodar ate 12 km/l em percurso misto ou 15 km/l nas rodovias agora combine estes numeros as caracteristicas dinamicas notadas pelo juliano dois paragrafos acima e voce tem um carro que consegue ser quase tao divertido quanto um classe c em uma estrada sinuosa confortavel em uma viagem longa pratico de dirigir na cidade e competente para sair da estrada se preciso uma bela exceçao a regra dos suv renault duster dynamique 2 0 16v 4x4 dalmo hernandes quem acompanha o flatout ha tempos provavelmente conhece meus gostos automotivos e assim nao vai se surpreender com minha segunda escolha o suv do renault sandero na minha opiniao ele o duster e suv compacto de entrada que mais se aproxima da minha realidade e o que melhor atende o que eu realmente preciso de um carro manutençao tranquila robustez e estilo sim eu curto o visual robusto e simples do duster ele tem harmonia nas proporçoes nao aposta em soluçoes inusitadas e de verdade nao me faz querer criticar nada eu gosto especialmente do formato das janelas da coluna c elas deixam a parte traseira do carro bastante robusta visualmente e eu quero o meu marrom por favor minha escolha seria a versao dynamique unica que pode receber o motor 2 0 16v de 148 cv aquele que com algumas mudanças foi adotado pelo sandero r s aliado a uma caixa manual de seis marchas e traçao nas quatro rodas este e de origem nissan e possibilita tres configuraçoes diferentes traçao apenas dianteira 4x4 sob demanda o torque e enviado para as rodas traseiras automaticamente quando o sistema detecta perda de aderencia e 4x4 permanente com distribuiçao de 50/50 entre os dois eixos sem mais nem menos e suficiente para mim so ha um problema com o duster dynamique ele traz acabamento mais sofisticado com detalhes em prata nos para choque que por mim podiam ser pretos e rodas de liga leve eu nao me importaria com as rodas de aço estampado mais simples iguais as da picape duster oroch land rover freelander 2 sd4 leo contesini quando pensamos nos land rover o freelander e provavelmente o ultimo nome que vem a mente discovery defender e range rover sao os grandes icones da marca por suas historias e suas capacidades o freelander 2 parece apenas um volvo xc60 que tenta parecer um range rover e quase isso mas e justamente o que faz dele minha escolha como suv o freelander tem toda a capacidade offroader que voce espera de um carro da marca porem sem o onus de ter o porte de um caminhao leve voce ja viu um discovery 4 ao lado do kia bongo o que significa que voce pode estaciona lo quando chegar ao seu destino alem disso ele nao tem tantos sistemas eletronicos para quebrar como um discovery ou um range rover a suspensao usa molas helicoidais de aço e nao tem ajuste de altura o que parece ruim mas e bom porque mecanismos simples sao menos propensos a quebras e falhas e voce nao quer ficar sem carro porque a bolsa de ar furou ou por que o modulo de controle da suspensao decidiu se transformar em peso de papel o nivel de acabamento e o mesmo dos outros modelos land rover contemporaneos e o espaço interno e suficiente para voce e seus dois filhos quem precisa da caverna que o discovery chama de porta malas se ela passa 99% do tempo vazia e 100% do tempo com menos da metade da capacidade ocupada para coroar voce nao precisa deixar metade do seu salario no posto de combustivel ele foi vendido na versao 2 2 turbodiesel que tem saudaveis 190 cv 42 6 kgfm e roda 11 km/l na cidade e 14 km/l na estrada o que resulta em quase 1 000 km de autonomia da pra ir e voltar sem precisar abastecer em postos obscuros pelo caminho se eu precisasse escolher um unico carro para a minha rotina atual e para o atual preço dos combustiveis este seria o carro volvo xc90 t8 hybrid inscription juliano barata dez anos de sucesso ininterrupto do xc60 deixam mais do que claro o recado os suecos sabem fazer um suv de ponta so que nessa nova geraçao de design a volvo ficou matadora por dentro uma classe de extrema sofisticaçao a la range rover por fora um design com personalidade unica e refino extremo e pra arrematar este pacote de vez os motores modulares drive e que literalmente nao devem nada aos powertrains do trio de ferro alemao em eficacia energetica e performance da mesma forma que a jaguar renasceu muito mais fiel as suas origens sob a gestao da tata nao houve melhor negocio para a volvo que ter saido do dominio da ford e ter passado a ser administrada pela geely o xc90 e o full size da marca e numa situaçao hipotetica de familia grande e muita grana na conta bancaria esta seria minha opçao no mundo dos suvs grandalhoes se o glk tem um design externo marcante e o bem estar a bordo do xc90 que me encanta e aquela sensaçao de iate ou de apartamento de luxo bem iluminado um refino minimalista sem excessos os range rover evocam o mesmo tipo de sentimento a bordo mas nao ha comparaçao em termos de modernidade de projeto do powertrain prefiro um v8 supercharged empurrando um f type ou um shelby gt500 num suv sou muito mais o 2 0 turbinado de 320 cv mais o motor eletrico de 87 cv do volvo com opçao de andar apenas com o motor eletrico por cerca de 35 km outra opçao pareo duro e o cayenne s e hybrid que tambem esta na faixa de r$ 450 mil subaru forester xt turbo dalmo hernandes a exemplo do juliano e do leo uma de minhas escolhas e um suv com jeito de perua o subaru forester xt turbo a quarta e atual geraçao o lançada em 2012 tem proporçoes mais proximas de um utilitario do que os modelos mais antigos mas nao perdeu completamente os ares de perua ate porque ele tambem e feito com base na plataforma do impreza e na versao xt turbo a que eu escolheria por sinal e movido por um flat four de dois litros com turbo 240 cv a 5 600 rpm e 35 7 mkgf de torque entre 2 400 e 3 600 rpm nao e potencia absurda mas nos meus parametros e mais do que suficiente para garantir agilidade e diversao o cambio e um cvt com oito marchas simuladas e aletas atras do volante o que nao e um problema tendo em mente que estamos falando de um suv zero quilometro fabricado em 2018 e nao do wrx sti com este conjunto o forester vai de zero a 100 km/h em 7 5 segundos e atinge os 221 km/h de acordo com a subaru not bad alem disso o motor boxer garante centro de gravidade mais baixo e consequentemente mais estabilidade nas curvas dada minha afinidade por versoes de entrada ate considerei o forester l que e movido por um boxer naturalmente aspirado de dois litros e 150 cv e dispensa as aletas atras do volante mantendo a traçao 4x4 com diferencial eletronico ativo mas ja que estamos brincando com suposiçoes pensei em variar e ficar com o topo de linha que tem bancos de couro e mais equipamentos incluindo ar condicionado digital camera de re e sistema de som harman kardon e tres modos de conduçao
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