como voce ja deve saber neste mes a ford esta comemorando a marca de 10 milhoes de exemplares do mustang fabricados e a gente esta aproveitando o embalo para fazer alguns posts especiais sobre o pioneiro dos pony cars para começar bem a sexta feira ai vai mais um voce sabe qual e o ford mustang mais raro do mundo ao que tudo indica e o carro que aparece nas fotos deste post um shelby gt500 conversivel fabricado em 1967 o unico que existe no mundo [gt40 content search= mustang widget= 1 ] o cara que desenterrou toda esta historia contada no site mustang 360 e brian styles atual dono do carro ele comprou o mustang comprou em 2009 com a intençao de restaura lo logo nos primeiros meses com o carro brian percebeu que havia algo diferente nele as fotos que acompanhavam o carro e certos documentos davam indicios de que era um carro especial possivelmente um prototipo ou conceito que previa o lançamento do shelby gt500 conversivel em 1968 no entanto anos de pesquisa mostraram que a verdade era ainda mais impressionante do que as especulaçoes se voce e fa do ford mustang provavelmente sabe que a primeira versao de alto desempenho do mustang foi o gt350 baseado no modelo fastback e criado como uma resposta ao sucesso do chevrolet corvette nas ruas e nas pistas ele foi modificado e construido por carroll shelby que ja havia mostrado a ford do que era capaz ao transformar o mundano roadster britanico ac ace em um esportivo brutal ao equipa lo um v8 ford de 289 pol³ shelby foi contratado pela ford para apimentar o mustang ja em julho de 1964 era o inicio de uma relaçao que culminaria com o programa do gt40 em le mans o shelby gt350 foi revelado em janeiro de 1965 e tornou se um icone instantaneo a ford disputou e venceu corridas de turismo com ele e ate criou uma versao especial para a locadora hertz o sucesso do carro nas ruas e nas pistas levou a ford em 1966 a convocar shelby para ir ate a europa e ajudar sua equipe a transformar o prototipo gt40 em um carro capaz de superar as ferrari nas 24 hora de le mans a historia e conhecida leia o post completo aqui henry ford ii havia tentado comprar a ferrari no ano anterior mas ao ter a proposta negada pelos italianos decidiu que iria derrota los na maior corrida de carros esporte do planeta tudo bem claro ate agora otimo porque a partir daqui as coisas ficam meio confusas o caso e que carroll shelby apesar de inteiramente dedicado ao projeto do gt40 continuou tocando o desenvolvimento do shelby gt350 e mais para o ano de 1967 ele planejava expandir a linha de fato em 1966 como modelo 1967 foi lançado o ford mustang gt500 naquele ano a ford promoveu mudanças na carroceria que ficou 50 mm mais longa e 70 mm mais larga alem de ganhar bitolas 21 mm maiores nos dois eixos alem de ficar mais robusto visualmente o mustang ficou com o cofre do motor mais largo o que possibilitou o nascimento dos primeiros mustang com motor big block o v8 390 da familia fe imortalizado no carro de steve mcqueen em bullitt 1968 ; o boss 429 e o epico 428 cobra jet que era o motor usado pelo gt500 com 360 cv o plano de carroll shelby era oferecer seis combinaçoes diferentes do mustang shelby a partir da metade de 1967 tres carrocerias hardtop cupe e conversivel para cada versao gt350 e gt500 dito isto em agosto de 1966 a shelby american encomendou a ford 111 carros que seriam enviados de dearborn em michigan onde ficava a fabrica da ford para a sede da shelby em los angeles na california onde eles seriam modificados as especificaçoes um gt500 hardtop um gt500 conversivel e o restante seriam fastbacks tanto do gt350 quanto do gt500 ate ai tudo bem o problema era que carroll shelby estava enrolado com o programa da ford em le mans e por isso nao pode acompanhar o processo de produçao dos mustang de perto e isto era pessimo porque apesar da parceria oficial com a ford a shelby american era uma companhia pequena e nao tinha estrutura para lidar com a produçao de tantas versoes diferentes do mustang shelby para começar os funcionarios da shelby estavam tendo dificuldades com o encaixe das peças de fibra de vidro usadas nos carros especialmente no gt500 que tinha capo painel frontal painel traseiro e respiros nos para lamas traseiros feitos do material alem disso a companhia sofria com prazos de entrega e mesmo recursos financeiros o que impediu os carros de ficarem prontos a tempo mesmo tendo começado com varios meses de antecedencia a ford viu se obrigada a intervir e por isso convocou um de seus funcionarios ray geddes para mudar se de dearborn para los angeles e assumir a direçao do projeto no lugar de gerald w nuznoff tambem levou o engenheiro chefe fred goodell para ocupar o cargo eles seriam os olhos da ford dentro da shelby para garantir que tudo sairia do jeito certo alem disso uma empresa especializada em fibra de vidro chamada a o smith plastics a mesma que havia construido as carrocerias do chevrolet corvette foi contratada para resolver os problemas com a fibra de vidro [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o resultado em outubro de 1966 cerca de 100 exemplares do shelby gt350 ficaram prontos entre novembro e dezembro foi a vez dos tres shelby gt500 primeiro o hardtop depois o fastback e por ultimo o conversivel os carros foram concluidos na linha de produçao da ford em san jose na california ou seja ao contrario do que se pensava o carro nao e um prototipo e nem um conceito e um mustang 1967 de serie os gt500 foram os tres primeiros exemplares da versao registrados pela shelby american numeros 0100 0131 e 0139 tambem foram os tres mustang a receber o motor v8 big block 428 no caso do conversivel oficialmente concluido em 7 de dezembro de 1966 havia ainda outros pioneirismos ele foi o unico com esta carroceria a sair de fabrica com dois carburadores de corpo quadruplo e o unico conversivel 1967 com motor 428 por fim tambem foi o primeiro mustang shelby a receber a caixa automatica c 6 pcg r de tres marchas cujo numero de serie e #000001 apesar da intervençao da ford os problemas de qualidade e a dificuldade em cumprir prazos continuaram atrapalhando as operaçoes da shelby american entao apos encomendar uma ultima leva de mustang para a ford em 1967 carroll shelby adiou os planos para a fabricaçao dos conversiveis que so chegaram ao mercado em 1968 e com uma nova atualizaçao de estilo em maio daquele ano todos os carros materiais e ferramental da shelby na california foram levados para dearborn no michigan e a propria ford seria responsavel pela montagem e distribuiçao dos mustang shelby o conversivel acabou recebendo modificaçoes na carroceria de acordo com o visual do ano modelo de 1968 com lanternas de ford thunderbird e farois auxilires menores nas extremidades da grade em 1967 as lanternas eram as do mercury cougar e os farois auxiliares maiores e centralizados apos posar para diversas campanhas publicitarias o gt500 conversivel foi dado de presente a uma das secretarias de carroll shelby mais tarde ele foi devolvido a ford que o vendeu atraves de seu programa b lot para carros usados o carro passou por varios donos incluindo um museu de carros antigos em chicago illinois que o comprou em 2001 e mandou fazer uma restauraçao completa foi quando o carro voltou a sua forma original com o visual de 1967 o unico de sua especie e o mustang de produçao mais raro do mundo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.