A Subaru é conhecida por seus esportivos com motor boxer turbo e tração integral. Agora, quem é fã da marca (e mesmo quem não é) sabe que a receita dos caras é bastante versátil – ela cai bem a hatches e sedãs esportivos, claro, mas também é capaz de transformar um crossover em um carro verdadeiramente desejável. O Subaru Forester é prova disto: lançado em 1997, baseado na plataforma do Impreza, ele tinha postura de SUV com proporções de perua. E ele até chegou a ter uma versão com o mesmo conjunto mecânico do Impreza WRX STI. Como não curtir?
E é justamente um Subaru Forester nosso Achado meio Perdido de hoje, anunciado no GT40. Trata-se de um exemplar da segunda geração cujo motor boxer 2.5 turbo e tração integral, além de algumas modificações simples e de bom gosto.
Quando foi lançado, no fim dos anos 90, o Subaru Forester agradou pelo estilo robusto e pela mecânica de reputação comprovada. Feito para rivalizar com Toyota RAV4, o Mitsubishi ASX e o Suzuki Grand Vitara. Seu diferencial diante dos rivais era justamente o fato de ele estar mais para uma perua com suspensão elevada do que para um SUV, o que garantiu ao Forester uma recepção mais calorosa entre os entusiastas – especialmente os que queriam um veículo mais alto mas não queriam abrir mão da dinâmica e do desempenho de um carro. Além disso, seu sistema de tração integral com diferencial eletrônico era capaz de variar a distribuição de torque entre 40% e 60% para cada um dos eixos, dependendo das condições do piso, o que garantia sempre que o máximo de tração estivesse disponível no eixo que mais precisava.
A primeira geração foi vendida entre 1997 e 2002 e a segunda, entre 2002 e 2008. Em ambas o Forester era um automóvel quadradão e robusto, e foi na segunda geração que a Subaru passou a oferecer o motor utilizado pelo Impreza WRX STI – um flat-four turbinado de 2,5 litros, o EJ25, com comando duplo no cabeçote e até 238 cv. E mais: em 2004 foi lançado o Subaru Forester STI, equipado com uma versão de 265 cv do motor EJ25, que infelizmente não foi vendido fora do Japão. As gerações seguintes do crossover – a terceira, lançada em 2009, e a quarta, de 2014 – estão mais para SUVs do que para peruas.
Nosso Achado meio Perdido de hoje pode não ser um Subaru Forester STI de fábrica, mas certamente tem tudo para agradar os que curtem o modelo: trata-se de um exemplar de 2007 do Forester XT, que vinha de fábrica equipado com um motor EJ25 de 2,5 litros com turbo e 230 cv e câmbio automático. Esta unidade, porém, recebeu algumas melhorias mecânicas e modificações estéticas para acompanhar.
O carro pertence a Robson Pacheco, de São Paulo/SP. Ele conta que comprou o carro há cerca de dois anos, das mãos de um amigo que já foi presidente do Clube Subaru, e que o Forester XT 2007 tem cerca de 95.600 km rodados e que está em perfeito estado de conservação por fora e por dentro, com alguns detalhes exclusivos – como o capô, a grade e o aerofólio traseiro da versão STI; bancos de couro do Impreza WRX; pedaleiras do STI e rodas de 18 polegadas calçadas com pneus Pirelli PZero Nero GT, que de acordo com o proprietário sequer rodaram 3.000 km.
O motor recebeu o intercooler do Impreza WRX STI, além de uma reprogramação eletrônica, escape retrabalhado, downpipe, filtro K&N e velas NGK Iridium. De acordo com Robson, o motor agora rende cerca de 340 cv, que são moderados por uma caixa automática de quatro marchas.
O Forester XT também recebeu a suspensão do modelo STI, freios Brembo na dianteira e na traseira e linhas de freio Stoptech. Robson diz que o carro é revisado periodicamente na Automotech, oficina paulista especializada em Subaru.
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