Há um culto enorme ao Subaru WRX STi entre os entusiastas, isto é indiscutível. É o tipo de carro cujos fãs conhecem todas as siglas e códigos, configurações mecânicas e de carroceria, apelidos e por aí vai. E existem várias versões idolatradas pelos fãs. Mas nenhuma delas é tão adorada como o 22B.
Existem vários motivos para isto, como explicamos neste post sobre o 22B. Ele foi lançado em 1998, ano que marcou os 40 anos da Subaru como fabricante de automóveis, e também trouxe o terceiro título do WRC consecutivo para a equipe de rali. Para celebrar as duas importantes ocasiões, a marca resolveu lançar uma edição limitada do WRX STI, baseada em um conceito apresentado no ano anterior.
O motor era um boxer, como de costume, mas no caso do 22B ele era especial: o EJ22, que tinha deslocamento ampliado para 2,2 litros (de 1.994 cm³ para 2.212 cm³). A potência declarada era a mesma do WRX comum, de 280 cv (na prática, estava mais perto dos 300 cv), porém era entregue 400 rpm antes — 6.000 rpm contra 5.600 rpm. Mais impressionante ainda era o torque máximo, que aumentava de 29,6 mkgf para 36,7 mkgf e chegava antes, aos 3.200 rpm ante os 4.000 rpm do modelo normal, graças a um retrabalho no módulo de controle do motor.
A tração integral continuava sendo um dos grandes destaques, trazendo um sistema (acionado por um seletor no painel) que mudava a distribuição de torque frente/traseira de 36/64 para 50/50 e bloqueava o diferencial traseiro, melhorando muito o comportamento em curvas. Os pneus eram Pirelli P-Zero 235/40, que calçavam rodas BBS douradas de 17 polegadas, enquanto a suspensão tinha amortecedores Bilstein. Segundo consta, o deslocamento do motor e a marca dos amortecedores foram responsáveis pelo nome 22B, mas isto nunca foi confirmado oficialmente. Ele era um carro tão fodástico que, de acordo com a lenda, as 400 unidades produzidas esgotaram em 30 minutos. É mole?
Dito isto, talvez a gente nem precise dizer que a aparição de um Subaru Impreza WRX STi 22B (parece injusto não dizer seu nome inteiro toda vez) à venda é sempre um evento. E, no caso, será em um evento, mesmo — o “May Sale”, leilão promovido pela agência Silverstone Auctions que acontecerá no próximo dia 19 de maio no circuito de Silverstone, no Reino Unido, obviamente.
De acordo com a Silverstone, trata-se do exemplar nº 307 dos 400 fabricados, e um dos pouquíssimos que saíram do Japão e foram parar no Reino Unido. Ele só rodou 2.540 milhas desde que foi fabricado, o que dá cerca de 4.090 km — se tratando de um esportivo inspirado em um carro de rali, é praticamente novo. E as fotos não deixam dúvida do excelente estado de conservação, tanto por dentro quanto por fora.
Tem um detalhe interessante: o único dono do carro é Prince Naseem Hamed, ex-lutador britânico de descendência iemenita que tem no currículo uma carreira de dez anos, entre 1992 e 2002, e já foi considerado o 14º melhor boxeador da história. Em 2015, ele foi nomeado para o Intenational Boxing Hall of Fame — que é tipo o Rock and Roll Hall of Fame, mas para boxeadores. Ele também ficou famoso por suas entradas extravagantes no ringue, sendo taxado de “piada” e “anti-profissional” — o que acabou só aumentando a admiração por ele.
Não sacou ainda? Este é um dos melhores esportivos com motor boxer de todos os tempos que pertenceu a um dos maiores boxeadores de todos os tempos! O motor boxer tem este nome justamente porque a o movimento dos cilindros opostos lembra as mãos de um boxeador na hora de desferir socos. E o nome de Prince Naseem Hamed está bordado nos encostos dos bancos concha. Não é bacana?
Naturalmente, um dos 400 WRX STi 22B não deverá custar barato: a Silverstone Auctions estima que o carro será arrematado por algo entre £60 mil e £70 mil, o que dá por volta de R$ 300-360 mil. Se não podemos comprar, ao menos dá para nos deleitarmos nas fotos!