se ate hoje voltas ao mundo de carro viram noticia imagine como era ha quatro decadas foi exatamente o que bruce thomas e stuart harper fizeram em 1969 quando deixaram a australia e partiram para londres em um fiat 600 multipla o melhor toda a viagem foi documentada em fotos bruce o fotografo responsavel por todas as imagens conheceu stuart enquanto ambos trabalhavam mapeando o outback na australia ambos planejavam dirigir da india ao reino unido e quando souberam de seus planos em comum decidiram fazer a viagem juntos stuart tinha acabado de comprar um carro para a jornada um fiat 600 multipla 1961 que havia custado au$ 175 hoje seria o equivalente a cerca de au$ 2 000 pouco mais de r$ 4 200 o 600 multipla pode ser definido como uma kombi em miniatura feita pela fiat a base e o compacto fiat 600 com motor e traçao traseiros mas a cabine e deslocada para a frente com o motorista sentado sobre o eixo dianteiro por conta disso o carro nao tinha porta malas mas era possivel escolher entre uma terceira fileira de bancos ou espaço para carga o motor era o mesmo quatro cilindros refrigerado a ar de 633 cm³ que com 28 cv era capaz de levar o multipla aos 91 km/h quer um veiculo melhor para atravessar a asia em direçao a londres interior surpreendentemente espaçoso para um carro que e so 50 cm mais longo do que um mini cooper classico o carro de bruce e stuart teve o motor refeito e recebeu freios reforçados os originais a tambor nas quatro rodas nao aguentariam a viagem antes de partir para a viagem a dupla resolveu testar o carro indo de canberra ao monte kosciuszko o pico mais alto da australia com 2 228 metros de altura eles so nao chegaram ao cume por causa da neve sendo assim o carro estava aprovado o proximo passo era encontrar um navio que levasse o carro ate a india nao era uma tarefa facil pois a guerra dos seis dias no oriente medio causou o bloqueio do canal de suez o que reduziu drasticamente o fluxo de embarcaçoes na area sendo assim so agendando com 12 meses de antecedencia bruce e stuart conseguiram um navio que partia de sydney australia a colombo no sri lanka passando por hong kong e cingapura nao era exatamente a india mas era perto o bastante a dupla partiu no dia 12 de fevereiro de 1969 e passou por india paquistao afeganistao ira turquia belgica suiça grecia italia e finalmente chegaram a inglaterra nos vamos pegar carona com eles a partir de agora prontos para voltar 45 anos no tempo este e o carro deles logo que foi comprado depois de ter os freios reforçados e o motor refeito foram adicionados alguns adesivos patrioticos e eles pegaram a estrada — ou melhor o navio mas primeiro partiram para subir o monte kosciuszko o pequeno fiat aguentou firme depois de embarcar em sydney bruce e stuart ficaram por dois dias em hong kong enquanto o navio tinha seu casco repintado no porto da cidade como bom fotografo bruce nao perdeu a oportunidade de registrar a vida das pessoas nos locais por onde passou veja como a china ja era caotica ha 45 anos carros na china bicicletas em cingapura a chegada ao porto de colombo no sri lanka ao todo sete carros desembarcaram do navio — e todos planejavam dirigir ate londres para chegar a india o fiat 600 navegaria de balsa em vez de elevador cordas e sacos de feno foram usados para transferir o carro da doca para o barco imagine a apreensao dos viajantes mas pelo jeito desembarcar deu ainda mais trabalho na india motos com sidecar e caminhoes que ocupam toda a extensao das estreitas vias rurais sao lugar comum uma parada para confraternizar e um trem de passageiros — nem todo mundo queria usar o transporte rodoviario e a gente compreende a entrada da passagem de khyber que liga o afeganistao ao paquistao foi preciso pagar um pedagio para entrar uma tipica paisagem urbana em cabul o fotografo conta que ha muita influencia russa na cidade dos carros ao comercio fronteira entre afeganistao e ira onde o asfalto vira terra as estradas de concreto entre as montanhas do ira que o fiat cruzou bravamente antes de começar a vazar oleo como nao havia quem consertasse um carro italiano por aquelas bandas eles seguiram viagem por sorte eles nao acabaram parados no deserto ou poderiam ter um fim como o destes tres nas montanhas da turquia o carro quase nao conseguiu seguir viagem — por causa da altitude elevadissima entre 6 000 e 8 500 metros segundo o altimetro foram necessarias duas tentativas com o carro berrando em terceira marcha almoço no acampamento na turquia para chegar a europa outro passeio de balsa so na grecia depois de ver outro fiat 600 rodando e que eles procuraram uma oficina para que o motor fosse consertado o vazamento foi provocado pelo selo do virabrequim danificado a peça foi substituida e o motor tambem recebeu um novo distribuidor ao chegar em atenas bruce e stuart depararam com o rali acropole a todo vapor e fotografaram este escort de primeira geraçao para recordar sweet outra balsa desta vez da grecia para otranto na italia o piso irregular do oriente medio fez a torre da suspensao dianteira direita atravessar o assoalho por sorte na italia o que nao falta sao mecanicos especializados nos carros da fiat este mercedes benz ssk em exposiçao no museu da mercedes em stuttgart na alemanha nao era tao antigo em 1969 como e hoje as belas paisagens da suiça so de olhar para esta foto ja imaginamos as varias estradas sinuosas do lugar a ultima balsa antes de desembarcar na inglaterra a chegada a londres aconteceu no dia 29 de junho de 1969 — 20 semanas e 23 200 km depois e na inglaterra o carro ficou enfrentando o rigoroso inverno daquele ano ate que em 1970 durante seu ultimo passeio o carro capotou foi um fim triste para um carrinho tao aventureiro como nao era viavel conserta lo o fiat 600 multipla foi vendido para um ferro velho local o preço cinco libras as fotos foram feitas usando duas cameras nikon — uma f photomic e uma nikkormat ftn com filmes kodachrome ii iso 25 e ektachrome high speed iso 160 e lentes nikkor de 28 50 e 135 mm ao todo foram tiradas cerca de 1 800 fotos das quais 250 foram publicadas no flickr de bruce aconselhamos fortemente uma visita — da para perder bons minutos vendo as belas imagens e lendo as legendas [ fotos bruce thomas/flickr ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.