nos primeiros anos do automovel la no fim do seculo 19 um dos materiais mais comuns para se construir carros era a madeira — mais barata que o metal era tambem mais acessivel na hora de modelar e se bem usada garantia uma estrutura bastante resistente para os padroes do fim dos anos 1880 claro hoje em dia carros de madeira sao exceçao — produtos de nicho exercicios de design e as vezes nem mesmo sao carros estando mais para replicas decorativas em escala 1 1 sendo assim decidimos separar alguns carros de madeira que fizeram historia outros que quase ninguem conhece mas todos tem algo em comum sao incriveis vamos ver quais sao eles bugatti veyron de madeira [youtube id= 5mc7dngy6jw width= 620 height= 350 ] algumas obras de arte vem dos lugares mais improvaveis este bugatti veyron de madeira que andou circulando pela web e redes sociais recentemente e uma delas quase perfeita a replica foi feita por uma pequena carpintaria na indonesia a noticia que corre e que ele custou 40 milhoes de rupias indonesias — uma fortuna nao na verdade nem tanto — isto da mais ou menos r$ 8 200 o preço nao foi confirmado — o que se sabe e que segundo o dono da carpintaria o sr eko lukistyanto o veyron de madeira foi feito com lascas de teca um tipo de madeira usada em cercas palanques e conveses de embarcaçoes o mais legal e que a fidelidade ao hipercarro foi seguida tambem no interior que reproduz as formas exatas do cockpit do veyron sera que a bugatti nao se inspira e lança mais uma ediçao limitada quem sabe speedball special em 1956 a revista mechanix illustrated publicou um passo a passo para construir um pequeno esportivo parecido com o lotus seven usando uma estrutura de madeira motor e transmissao de moto e os outros componentes de bem o que quer que voce conseguisse encontrar talvez eles so quisessem mostrar que era possivel e nao esperassem que alguem de fato levasse o tutorial a serio pois bem pelo menos uma pessoa levou — um construtor de barcos que em 1959 pegou o motor de uma moto ariel square four 1952 um quatro cilindros de um litro com comando no bloco arrefecimento a ar e 45 cv seu cambio de quatro marchas e componentes de suspensao de um citroen para dar forma ao speedball special — o unico de que se tem conhecimento no mundo pesando menos de 340 kg ele consegue chegar aos 90 km/h com os 45 cv lembrando que este e um carro da decada de 1950 [gallery columns= 4 link= file ids= 26070 26069 26072 26071 ] em 2008 o speedball special foi anunciado na internet por us$ 29 mil cerca de r$ 72 mil hoje em dia sem impostos ou taxas — um belo aumento considerando que o artigo original dizia que o carro podia ser construido com menos de us$ 500 splinter como ja dissemos a madeira era muito usada para construir os primeiros automoveis porque era barata e resistente para a epoca contudo hoje em dia a madeira e um produto mais caro e raro quase de luxo — o que ajuda a explicar o splinter feito em 2008 tinha como objetivo provar que a madeira era um bom material para construir carros modernos e nao apenas replicas de carruagens sem cavalos para isto ele contava com um v8 de 4 6 litros que com dois compressores mecanicos entregava mais de 600 cv — capazes de supostamente levar o esportivo de pouco mais de 1 100 kg aos 386 km/h contudo o splinter jamais saiu do lugar contudo nao tem como nao ficar impressionado com um carro que tem ate feixes de molas de madeira na suspensao curiosidade splinter em ingles quer dizer farpa ouch o fusca de madeira este fusca nao e todo de madeira mas talvez seja ainda mais impressionante cada uma das escamas que cobrem a carroceria e uma lasca individual de madeira que foi colada manualmente ao todo sao mais de 50 mil plaquinhas que foram colocadas ali uma a uma o trabalho e de um aposentado de 71 anos momir bojic da bosnia e herzegovina que tambem usou madeira dentro do carro — no painel nos acabamentos e ate na alavanca de cambio e no volante que sao de madeira [gallery columns= 4 link= file ids= 26077 26076 26075 26074 ] bojic conta que sua unica motivaçao para criar seu fusca de madeira que e uma atraçao de sua pequena cidade foi ter duas grandes paixoes o fusca e entalhar madeira nao precisamos de mais motivos alem deste certo voce pode ler mais sobre o carro aqui morgan three wheeler [youtube id= uveqxqpsszw width= 620 height= 350 ] como a gente iria se esquecer de um dos carros mais fodasticos da galaxia o morgan three wheeler como seu nome diz so tem tres rodas — mas isto e so um detalhe virtualmente todo morgan usa uma estrutura de freixo madeira leve e resistente usada para aumentar a rigidez do chassi de aluminio o aero 8 o esportivo retro com farois estrabicos e assim e o morgan three wheeler tambem e o three wheeler e simplesmente mais descolado com seu visual inspirado nos avioes antigos motor de moto na dianteira e uma unica roda traseira movida por uma corrente ele pesa so 525 kg e o v twin de dois litros acoplado a uma transmissao manual de cinco velocidades da mazda de apenas 82 cv e mais que suficiente para garantir a diversao ao volante — de preferencia com um capacete de couro e oculos para combinar com o visual fuldamobil este microcarro alemao tinha uma carroceria feita de madeira coberta com uma camada de aluminio a razao nao sabemos — o que sabemos e que esta e so uma das caracteristicas estranhas do fuldamobil ao longo de 19 anos entre 1950 e 1969 a madeira deu lugar a fibra de vidro que depois foi substituida por aço mas isto nao desclassifica estas pequenas bolhas de tres rodas — o fuldamobil continua na lista [gallery columns= 4 link= file ids= 26090 26089 26088 26084 ] agora uma curiosidade lembra quando perguntamos quais eram as teorias absurdas que os leitores tinham sobre carros quando eram crianças e boa parte de voces achava que o motor girava ao contrario quando se engatava a re bem com o fuldamobil isto acontecia mesmo segundo o jalopnik para dar a re era so desligar o carro e girar a chave da igniçao para o lado oposto ao de costume o pequeno motor central traseiro girava ao contrario e o carro andava de re marcos xylon gt a morgan nao e a unica fabricante de esportivos que usa madeira na construçao de seus carros outra companhia a britanica marcos construiu varios deles entre 1959 e 2007 quando foi extinta [gallery columns= 4 link= file ids= 26099 26092 26093 26095 ] um dos mais famosos foi o xylon gt pronuncia se zailon que com seu perfil engraçado e para brisa em quatro peças — caracteristicas que lhe renderam o apelido de patinho feio — conseguiu um desempenho impressionante em provas regionais no reino unido — curiosamente com nomes como o de jackie stewart que ainda era um jovem de vinte e poucos anos em 1961 quando o xylon foi lançado tryane ii outro carro de tres rodas feito com madeira — desta vez em toda a carroceria o triciclo tryane ii feito por um alemao chamado friend wood em 1989 chama a atençao pelo acabamento impecavel da carroceria e sua estrutura veio de um citroen 2cv construido em madeira nobre mogno africano e moldado como o casco de um barco o tryane ii levou cerca de 2 000 horas para ficar pronto e pesa apenas 410 kg — leve o suficiente para que seu boxer refrigerado a ar o leve aos 160 km/h enquanto faz entre 21 e 30 km por litro de combustivel fossil queimado lagonda rapide tulipwood tourer 1939 nao e so o nome do lagonda rapide tulipwood tourer 1939 que e pomposo olha so para ele esta verdadeira obra de arte sobre rodas era feita de jacaranda rosa e ha uma boa razao para isso a lagonda queria que ele fosse leve mas nao existia ainda fibra de carbono e a fibra de vidro so foi usada pela primeira vez para construir carros em 1949 a alternativa era usar lona — que bem provavelmente nao era o material mais indicado para um enorme calhambeque no melhor sentido possivel equipado com um v12 de 4 5 litros e 230 cv nao e ferrari f50 de madeira [youtube id= q8ldcyutqci width= 620 height= 350 ] a ferrari f50 teve a ingrata missao de substituir a f40 como topo de linha da ferrari em 1995 seu visual curiosamente tinha influencia da antecessora mas ao mesmo tempo era radicalmente diferente em sua execuçao o motor v8 biturbo deu lugar a um v12 de 4 7 litros que em essencia era o mesmo usado na ferrari 641 de formula 1 em 1990 pensando em retrospecto nao da para entender o desprezo de alguns entusiastas por ela sera que faltou algo do tipo andar na agua brincadeira e claro mas existe uma ferrari f50 aquatica — e feita de madeira seu criador o artista italiano livio de marchi fez questao de replicar tudo em madeira tanto do lado de fora quanto do lado de dentro sendo assim rodas e pneus sao de madeira meramente decorativos bem como o painel o console central e ate os bancos concha livio de marchi vive em veneza entao de certa forma e o unico capaz de dirigir pelas ruas da cidade que caso voce por alguma razao nao saiba nao estamos aqui para julgar sao canais d agua bonus track o carrrrrinho do marco veio [youtube id= eeqwpexfnru width= 620 height= 350 ] com construçao minimalista e artesanal usando a melhor madeira disponivel no mercado o carrrrrinho 2014 da marco veio motors e perfeito para quem nao consegue ficar um dia sem tacar lhe pau fibra de carbono foi cogitada para sua estrutura mas tornaria o carro leve demais o que seria injusto com a concorrencia bem lembrado raphael zanetti
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