como ja virou tradiçao quando um ano se acaba e outro começa nos aqui do flatout andamos pensando nos carros mais bacanas que foram lançados em 1987 e de acordo com a lei podem agora ser importados legalmente para o brasil normalmente fariamos esta pergunta aos nossos leitores mas ao dar uma pesquisada rapida nos demos conta de que nao sao tantas opçoes assim o ano de 1987 ao que tudo indica foi meio economicos nos lançamentos marcantes por outro lado logo notamos que este e um caso em que se trata de quantidade nao qualidade por isso selecionamos cinco carros fodasticos que completam 30 anos em 2017 se voce ganhasse loteria e os trouxesse para ca provavelmente teria uma das garagens mais incriveis do brasil buick gnx o buick gnx e a evoluçao final de um dos carros mais legais ja feitos nos eua na decada de 1980 os americanos nao compravam mais os carros pelo tamanho da carroceria ou pelo deslocamento do motor era mais uma questao de vontade do que de necessidade a crise do petroleo de 1973 que matou os muscle cars classicos e abriu espaço para motores menores e mais eficientes que nem eram tao eficientes assim ainda tinha seus efeitos sentidos pelos entusiastas lançado em 1978 o buick regal de segunda geraçao era um tipico produto daquela epoca um tres volumes com linhas retas na carroceria e motor v6 debaixo do capo os v8 estrangulados eram opcionais seus irmaos chevrolet monte carlo oldsmobile cutlass e pontiac grand prix seguiam mais ou menos a mesma linha mas foi o buick que se tornou um oasis de esportividade em um deserto de mediocridade automotiva nos estados unidos no ultimo ano de produçao do carro a buick decidiu criar uma ediçao limitada chamada grand national experimental ou simplesmente gnx com um turbo garrett t 3 com revestimento de ceramica um intercooler e novo sistema de escape menos restrito o gnx tinha quase 300 cv e 55 3 mkgf de torque assim chegava aos 100 km/h em 4 5 segundos com o quarto de milha sendo cumprido em 13 6 segundos a 167 km/h — mais rapido que o corvette 1987 que levava 5 7 segundos a transmissao ainda era automatica de tres marchas — a famosa turbo hydramatic — mas teve as relaçoes revistas e recebeu um novo conversor de torque por fora o gnx tinha entradas de ar funcionais nos para lamas emblemas do capo e da grade removidos dando lugar ao gnx no canto inferior esquerdo e rodas mais largas raiadas e de 16 com miolo preto e bordas cromadas do lado de dentro as novidades do gnx eram uma plaqueta numerada no painel e quadro de instrumentos com novos mostradores stewart warner — incluindo um manometro analogico de pressao do turbo o visual discreto com predominancia da cor preta e a grade imponente levaram a revista americana car and driver a usar a frase darth vader seu carro esta pronto no teste do carro ainda em 1987 nao precisamos nem dizer que o apelido pegou nao e apenas 547 unidades do buick gnx foram feitas e e bastante dificil encontrar um exemplar a venda ferrari f40 e sempre um desafio falar da ferrari f40 esta e a verdade como dissemos ja dissemos inumeras vezes ela e um verdadeiro icone um supercarro feito sem concessoes para acelerar na pista ja dissemos que ela tem um interior espartano que nao conta nem com maçanetas internas e traz ar condicionado como opcional ja dissemos que como toda boa ferrari classica a f40 tem um cambio manual de cinco marchas com grelha e tambem que ela com seu v8 biturbo de 2 9 litros 485 cv a 7 000 rpm e 58 8 mkgf a 4 000 rpm carter seco e injeçao eletronica multiponto e capaz de chegar aos 100 km/h em quatro segundos e passar dos 320 km/h dissemos tambem que sua pintura vermelha rosso corsa consiste em uma camada tao fina de tinta que da para ver a trama de fibra de carbono da carroceria atraves do verniz e que ela nao tem qualquer tipo de assistencia eletronica ao piloto e preciso segura la no braço cara ah tambem dissemos que seu ronco e absurdo com provas [youtube id= fvanlgow54 width= 620 height= 350 ] isto mostra que nao e de hoje que a ferrari investe na induçao forçada e que eles sempre o fizeram muito bem e mais naquela epoca voce era obrigado a trocar suas proprias marchas se quiser importar uma destas prepare se para procurar bem e pagar pelo menos us$ 1 milhao por um exemplar decente e que voce vai ter que procurar bem pois dificilmente o dono de uma das 1 311 unidades da f40 que foram fabricadas entre 1987 e 1992 vai querer se separar dela lancia thema 8 32 e que tal um seda com motor ferrari fabricado em 1987 e o lancia thema 8 32 um seda de luxo com um v8 de supercarro na dianteira claro nao era o melhor supercarro mas e dai o lancia thema era membro de um quarteto de sedas todos baseados sobre uma mesma plataforma desenvolvida pela fiat e pela saab em parceria alem dele havia o alfa romeo 164 o fiat croma e o saab 900 cada um deles tinha visual bem diferente e podemos concordar que o lancia era o mais sisudo dos tres por isso mesmo da para dizer que ele e um baita sleeper mesmo que nao estejamos falando do v8 biturbo da f40 ate porque com traçao dianteira seria dificil aproveitar os 485 cv como se deve mas sim do motor de 2 9 litros da ferrari 308 modelo de entrada da marca no fim da decada de 1980 apesar de ter sido projetado pela ferrari o v8 de 215 cv era montado pela ducati com 215 cv era suficiente para que o lancia chegasse aos 100 km/h em 6 8 segundos meio segundo atras do bmw m5 e34 de 1988 alem disso era um motor muito suave apropriado para um carro muito mais luxuoso que esportivo apesar do pedigree com virabrequim cruzado no lugar do plano que equipava a ferrari o motor adquiriu um funcionamento mais suave e progressivo [youtube id= hec_shguuze width= 620 height= 350 ] foram feitos pouco mais de 2 700 exemplares do lancia thema 8 32 em tempo 8 32 significa que o motor tem oito cilindros e 32 valvulas lancia delta hf integrale 8v outro lancia sim outro lancia naquele mesmo 1987 a fabricante italiana apresentava ao mundo o lancia delta hf integrale ele tinha uma missao nobre ele era o especial de homologaçao para o delta que defenderia a lancia no wrc o campeonato mundial de rali retrowave para o integrale a lancia apostou em um visual mais agressivo com para lamas alargados e rodas maiores mas a maior mudança estava no motor que recebeu um intercooler arvores de balanceamento no cabeçote de 8 valvulas e um novo sistema de injeçao eletronica com isso a potencia subiu para 185 cv a 5 300 rpm e o torque para 31 mkgf a 3 500 rpm foi o suficiente para um desempenho sem precedentes — 0 100 km/h em 6 6 segundos e velocidade maxima de 215 km/h [youtube id= ymhqaagerrm width= 620 height= 350 ] dois anos depois em 1989 a adoçao de um cabeçote de 16 valvulas elevou a potencia para exatos 200 cv a 5 500 rpm enquanto o torque subiu para 30 4 mkgf a 3 000 rpm — suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 6 1 segundos as frenagens tambem melhoraram graças ao sistema abs mas se quiser um desses voce vai ter que esperar ate 2019 ford sierra cosworth rs500 o ford sierra rs cosworth e um icone indiscutivel com visual exotico traçao traseira e um motor turbo de 204 cv ele jamais passava despercebido e proporcionava uma bela experiencia ao volante so que ele foi lançado em 1986 e teoricamente nao deveria estar nesta lista acontece que foi em 1987 que a ford lançou a ediçao especial rs500 cosworth limitada a 500 unidades todas feitas para o mercado britanico ou seja todos tem volante do lado direito mas nao e so isto o sierra rs500 cosworth tambem tinha o bloco do motor reforçado um turbocompressor maior intercooler idem e sistema de lubrificaçao mais eficiente com isto o motor yb passou a entregar 225 cv sendo suficiente para que o hatch chegasse aos 100 km/h em 6 1 segundos [youtube id= tuybljz97io width= 620 height= 350 ] pense bem ele e um carro mais raro que o queridinho escort rs cosworth e cedeu a ele motor e plataforma e nao e tao conhecido e o que a gente importaria alem disso o escort rs cosworth so foi lançado em 1992 ainda vai levar alguns anos ate que ele possa ser importado legalmente para o brasil mais uma vez
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