recentemente fizemos uma seleçao de carros que quebraram tradiçoes de suas fabricantes entre eles estava a ferrari ff que alem de ser uma ferrari com traçao nas quatro rodas tecnicamente tambem foi o primeiro hatchback feito pela companhia percebendo isto nos demos conta de que existem varios outros carros que sao hatchbacks mas definitivamente nao parecem [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] um hatchback ou liftback em sua definiçao mais crua e um carro cuja tampa do porta malas inclui o vidro traseiro e quando aberta da acesso direto ao habitaculo um hachback geralmente tem dois volumes mas vez ou outra pode ter tres ainda que o terceiro volume seja usualmente pouco pronunciado nesse caso ocasionalmente diz se 2 5 volumes mas nem sempre as coisas sao tao obvias geralmente os hatchbacks sao vistos como carros basicos e baratos enquanto os carros mais caros e sofisticados sao cupes sedas e peruas o que nem sempre e verdade obviamente mas e a percepçao geral no caso da ff porem foi um movimento calculado a ideia da ferrari com o gran turismo lançado em 2011 era oferecer o carro mais pratico possivel sem abrir mao do desempenho caracteristico obviamente o resultado foi um carro com motor v12 de 6 3 litros e 660 cv na dianteira traçao nas quatro rodas sob demanda tres portas e 450 litros de porta malas para se ter uma ideia a 612 scaglietti antecessora da ff tinha porta malas com capacidade para 250 litros a ferrari fez questao de destacar o banco traseiro rebativel que tornava a ff capaz de levar 800 litros de bagagem mais do que suficiente para um casal passar uma ou duas semanas fora de casa sem problemas ha quem prefira chamar a ff de shooting brake por causa do capo longo em relaçao a cabine mas tambem pode ser um pouco de resistencia a ideia de um hatchback da ferrari ou mesmo a ideia de um hatchback que nao seja no maximo um carro medio a ferrari gtc4lusso tambem e um hatchback na europa porem hatchbacks grandes sao carros relativamente comuns versoes de cinco portas de modelos como o o vw passat de segunda geraçao o ford mondeo e o opel/vauxhall vectra foram bastante populares nos anos 90 entre os que queriam o espaço interno e o desempenho de um seda porem com mais praticidade e espaço para carga voce consegue imaginar uma versao hatch do fusion fazendo sucesso no brasil pois na europa ele ultrapassa o seda em vendas as vezes estes carros sao chamados de notchbacks notch em portugues quer dizer entalhe ou seja em teoria os notchbacks sao hatchbacks que tem um entalhe na traseira sacou o ford mondeo atual versao europeia do ford fusion oferece esta configuraçao ate hoje outros carros modernos tambem se encaixam nesta categoria como os audi a5 e a7 sportback incluindo suas versoes rs e os bmw gran turismo como o serie 3 e o serie 5 gt portanto vamos nos concentrar nos hatchbacks ainda mais incomuns que por coincidencia ou nao sao em sua maioria esportivos e de luxo e vale lembrar suvs e minivans tambem sao hatchbacks do ponto de vista tecnico a tampa do porta malas inclui o vigia traseiro e da acesso ao habitaculo mas como nao sao carros de passeio tradicionais eles nao entram nesta lista jaguar e type quem diria que o jaguar e type um dos classicos dos anos 60 mais procurados e valiosos da atualidade e um hatchback pois ele e sim e mais quando foi lançado em 1961 o e type tinha a proposta de ser um esportivo potente e de dinamica refinada mas tambem pratico e acessivel para duas pessoas havia a versao conversivel e a versao cupe fastback e era esta que tinha a tampa traseira de hatchback com um detalhe ela se abria para o lado como uma porta em 1966 foi lançada a versao 2+2 do cupe/hatchback cujo banco traseiro era dobravel como em um qualquer outro hatch e tornava o e type ainda mais pratico repetindo quem diria chevrolet corvette c4 em diante a primeira geraçao do chevrolet corvette a c1 lançada em 1953 foi vendida apenas como conversivel e tinha um porta malas bem espaçoso para um esportivo a partir da segunda geraçao feita de 1962 a 1967 o conversivel ganhou um porta malas apenas razoavel com espaço suficiente para a capota dobrada e uma ou duas malas pequenas; e o cupe sequer dava acesso externo ao compartimento de carga para guardar coisas la era preciso mover os bancos com o c3 produzido entre 1968 e 1982 foi a mesma coisa [youtube id= g3ibbqyl o8 width= 620 height= 350 ] a partir do corvette c4 porem a versao cupe ganhou uma tampa traseira de hatchback quer dizer no c4 era apenas o vigia traseiro que se erguia levando ao extremo a propria definiçao de hatch a partir do c5 foi adotada uma tampa mais convencional que tornava o acesso ao generoso porta malas ainda mais facil as duas geraçoes seguintes mantiveram a caracteristica porque bem e uma boa ideia tesla model s todo mundo conhece o tesla model s o carro eletrico que alguns insistem ser o segredo para salvar o planeta sabemos que o buraco e mais embaixo mas ele ate que e interessante especialmente quando usa todo seu torque instantaneo para deixar supercarros para tras na arrancada so por diversao e apesar de ser considerado um seda fastback de luxo ele e um hatchback faz todo o sentido um dos apelos do model s e a justamente a ideia de que mais que um carro e um instrumento para facilitar a vida do proprietario e nada mais pratico do que um hatchback [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] audi tt no porta malas do audi tt cabem quatro pneus e macaco isto e o que importa quando foi lançado vinte anos atras em 1998 o audi tt tinha a proposta de ser um cupe esportivo para as massas aproveitando a plataforma pq34 do grupo volkswagen empregada tambem em modelos mais mundanos como o volkswagen golf e o audi a3 acontece que como estes dois e tambem o new beetle outro derivado da pq34 o audi tt tambem era um hatchback na versao fechada que tambem era um 2+2 o roadster levava so duas pessoas como aconteceu com o corvette as geraçoes seguintes mantiveram a caracteristica mclaren 570 gt o mclaren 570s foi lançado em 2016 para atuar como o modelo de entrada da marca britanica posicionado abaixo do 650s e atualmente do 720s e claro que com um v8 biturbo de 3 8 de 570 cv e a capacidade de ir de zero a 100 km/h em 3 2 segundos com maxima de 328 km/h ele continua sendo um superesportivo e sendo um superesportivo ele continua voltado ao desempenho e nao a praticidade para tentar resolver isto ainda em 2016 a mclaren apresentou o 570gt que como o nome diz e o grand tourer da familia na pratica ele ganhou isolamento acustico mais eficiente suspensao mais macia e um compartimento de carga acima do cofre do motor acessivel pelo vidro traseiro que se abre para o lado como no jaguar e type alias porsche 911 targa 996 e 997 com motor traseiro o porsche 911 tem condiçoes de ser um hatchback a resposta e depende da configuraçao de carroceria em 2002 a versao targa do 911 que era na pratica um 911 cupe com teto de vidro deslizante trazia uma soluçao parecida com o corvette c4 e que mais tarde apareceria no mclaren 570 gt o vidro traseiro se abria para dar acesso a um compartimento de carga atras dos bancos traseiros que eram rebativeis a soluçao foi repetida no 997 mas a geraçao atual 991 adotou o visual classico do targa dos anos 60 com um vidro traseiro envolvente e teto retratil acontece que ele adotou um sistema que guarda este teto na area que poderia ser o tal compartimento de carga o que favoreceu o visual mas reduziu a praticidade bmw m coupe o bmw m coupe e tao hatchback que nos ja o colocamos entre os melhores hot hatches do universo e e obvio o motivo o esportivo com motor do bmw m3 e36 um seis em linha de 3 2 litros e 325 cv que lias foi o primeiro motor em um bmw de rua a entregar mais de 100 cv por litro de deslocamento feito sobre o roadster z3 o m coupe nao foi criado para transformar o conversivel em um carro mais pratico e sim um carro melhor graças ao teto rigido o carro e 2 7 vezes mais rigido do que a versao aberta e tem distribuiçao de peso mais equilibrada alem disso guardar as compras com mais facilidade ou levar um cachorro por sugestao da propria fabricante e claro que com um capo tao longo e uma traseira tao curta o m coupe era um carro meio desproporcional mas como podemos culpar a bmw o carro foi projetado por engenheiros e nao pelo pessoal do marketing
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