todo entusiasta adora fantasiar com um belo engine swap — geralmente um carro classico e colocar um motor potente e moderno ou um carro pequeno com um motorzao grande a gente ja falou muito a respeito e se voce ja leu nosso guia sabe que nao e uma tarefa facil mas e se a gente disser que conhece um projeto capaz de fazer uma troca de motor parecer brincadeira de criança ok talvez a gente esteja exagerando um pouquinho mas a verdade e que e impossivel nao se impressionar com a magnitude deste projeto os responsaveis sao os caras da preparadora americana piper motorsport que fica em leesburg estado da virginia eles decidiram juntar um mercedes benz c63 amg da geraçao passada a w204 e um classico 190e w201 em um unico carro qualquer um imaginaria um engine swap com o v8 aspirado de 6 2 litros e 457 cv do c63 no cofre do classico 190e e isto seria animal sem duvida mas eles decidiram tomar o caminho inverso colocando toda a carroceria do 190e sobre o monobloco do c63 crazy right tudo começou com a compra de um c63 2010 em perfeito estado rodando e tudo o mais de uma concessionaria mercedes e claro de um 190e 1985 dourado — um carro careta que nao se parece muito com o insano 190e cosworth feito para homologar a versao de corrida para a dtm deutsche touren meisterschaft o campeonato alemao de turismo a ideia certamente era tornar as coisas mais praticas em vez de transplantar o motor do c63 no 190e e depois realizar as modificaçoes condizentes na suspensao e nos freios eles teriam uma base ja pronta porem com uma carroceria classica obviamente isto nao quer dizer que a execuçao foi facil ou melhor nao esta sendo o projeto ainda esta em andamento pudera trata se de algo feito nas horas vagas e e preciso atender os clientes nao e assim o que começou em outubro de 2013 com os dois carros chegando a oficina tem recebido atualizaçoes periodicas e espaçadas na pagina da piper motorsport no facebook dito isto o projeto ja progrediu bastante e a ultima atualizaçao foi publicada no fim de agosto o primeiro passo foi a remoçao da carroceria do c63 amg deixando a mostra todos os seus componentes mecanicos para recapitular estamos falando de um v8 de 6 2 litros aspirado que entrega pelo menos 457 cv a 6 800 rpm e 61 2 mkgf de torque a 5 000 rpm na versao black series sao 517 cv e o bastante para chegar aos 100 km/h em 4 5 segundos com maxima de 267 km/h a suspensao dianteira e do tipo mcpherson e a traseira usa multibraços os freios usam discos ventilados e perfurados de 360 mm de diametro na dianteira e 330 mm na traseira com pinças de seis e quatro pistoes respectivamente a transmissao e automatica de sete marchas com trocas manuais atraves de aletas atras do volante nao e a toa que chamam o c63 amg de muscle car alemao o resumo e que no fim das contas seria mais facil fazer tudo trabalhar em conjunto colocando a carroceria do 190e no monobloco do c63 do que fazer o oposto no entanto foi preciso cortar alguns centimetros do chassi do c63 para garantir que tudo coubesse eles nao disseram quantos centimetros foram removidos mas considerando que o entre eixos do 190e mede 2 66 m e o do c63 amg 2 76 m nao fica dificil deduzir a carroceria do 190e tambem foi removida de uma so vez com todos os paineis e colunas primeiro tudo foi juntado provisoriamente a fim de ter certeza que tudo se encaixaria uma vez confirmado que estava tudo ok deu se inicio a um longo processo de adaptaçao para a instalaçao definitiva da carroceria sem pressa uma coisa de cada vez garantindo que o encaixe entre componentes fosse perfeito a separaçao dos monoblocos e carrocerias dos dois carros resultou na perda da rigidez estrutural original por isso a primeira providencia foi a construçao de uma gaiola de proteçao sob medida totalmente integrada as colunas a b e c do carro e aos reforços estruturais das soleiras das portas e da parte interna dos para lamas a intençao e esconder a gaiola atras das forraçoes do interior mantendo o aspecto original na verdade o interior ainda nem foi instalado mas ja e preciso olhar com atençao para encontrar a gaiola falando em interior o painel de instrumentos do c63 tambem sera aproveitado como vemos na foto abaixo afinal o chassi ainda e do c63 uma vez que tudo foi conectado — em um trabalho de funilaria que levou alguns meses para ficar pronto — o carro foi colocado no chao ainda com as rodas originais para que se pudesse definir o tamanho das rodas e pneus depois de alguns testes foi escolhido um jogo de rodas hre r43 de 18 polegadas pintadas de preto texturizado obviamente os para lamas do 190e precisaram ser cortados para acomodar as rodas que sao bem maiores do que as originais alem disso na dianteira as torres dos amortecedores foram elevadas o curso da suspensao do c63 e maior e deslocadas cada uma 20 mm em direçao ao centro do carro acima o detalhe das dobradiças feitas sob medida para o capo no entanto o que garante o stance do carro sao os componentes da carroceria da versao evo ii do 190e 2 5 16 cosworth molduras dos para lamas para choques saias laterais e asa traseira no caso dos para lamas nao e so estetica as bitolas do c63 sao bem mais largas 1 61 m contra 1 48 m todas estas modificaçoes foram realizadas entre outubro de 2013 e janeiro de 2015 desde entao a piper motorsport se concentrou em adaptar a dianteira do 190e ao novo monobloco isto exigiu a fabricaçao de um painel dianteiro sob medida para acomodar o radiador principal os farois e a grade os radiadores de oleo foram posicionados atras do para choque tambem foi fabricado um novo suporte para o capo — uma bela peça que inclui entradas de ar para o coletor de admissao e presilhas e assim que a dianteira esta hoje nos estamos acompanhamos este projeto ha alguns meses e so estavamos esperando uma atualizaçao significativa para traze lo ate voces na semana passada elas chegaram para mostrar que o carro ja esta tomando forma — ainda falta instalar o interior e claro dar um talento na funilaria e na pintura enquanto ele nao fica pronto ouça o ronco do v8 6 2 que ira pulsar nesse classico renascido [youtube id= lhftjugwko8 width= 620 height= 350 ] nossa aposta e que este vai ser um dos projetos mais fantasticos que ja passaram pelas paginas do flatout quando estiver pronto quer dizer ele ja e
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