Hoje é dia 12 de junho, também conhecido por aí como Dia dos Namorados. E a lista de anúncios do GT40 que fizemos tem a ver com a data – pra nós, estes são para curtir a dois mais bacanas que estão à venda por lá.
Por “carros para curtir a dois”, entenda-se “carros de dois lugares” – em sua maioria, roadsters estilosos que não são apenas agradáveis de dirigir, mas também gentis com quem está no banco do carona e pode viajar apreciando as estrelas. Mas também temos alguns grand tourers e… uma surpresa no final.
Como de costume, é importante reforçar que esta é uma situação diferente das listas de anúncios de pessoa física, que seguem uma ordem cronológica: escolhemos a dedo os carros desta lista, e todos são interessantes em nossa opinião – há uma razão por trás de cada escolha. Entendido? Então, bora lá!
O Ford Thunderbird foi lançado em 1955 e inaugurou um novo segmento no mercado norte americano: o dos personal luxury cars – era um carro bonito, potente, bem equipado e caro, mas só levava duas pessoas. Difícil pensar em um carro norte-americano mais estiloso para pegar a estrada a dois. Este é um exemplar de 1957, último ano da primeira geração, equipado com um V8 de 5,1 litros de 245 cv e câmbio automático de duas marcha. Segundo seu anunciante o carro está bem cuidado e traz diversos itens originais de fábrica, além de duas capotas –uma rígida (com a clássica “escotilha” circular) e uma de lona, ambas branca. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Como deixar mais romântico um superesportivo italiano com motor V8 de 9.000 rpm central-traseiro de 578 cv, câmbio de dupla embreagem de sete marchas e aceleração de zero a 100 km/h na casa dos três segundos? romântico? Tirando o teto dele, claro. Esta Ferrari 458 Italia Spider foi fabricada em 2014 e tem cerca de 2.800 km rodados de acordo com o anunciante. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Agora, certos roadsters italianos são passionais por natureza. Como o Alfa Romeo Spider 2000 Veloce – o carro do filme “A Primeira Noite de um Homem” (The Graduate, 1967), no qual Dustin Hoffman se envolve com uma mulher mais velha e depois se apaixona pela filha dela. Este exemplar é um 1972, já com a traseira mais alta, mas também é vermelho e movido por um dos motores de quatro cilindros mais sonoros de todos os tempos. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
O Mini moderno pode não ser mais tão “mini” assim, mas nem por isso deixa de ser estiloso. Este é um Mini Roadster JCW, equipado com o belo motor 1.6 Turbo THP de 184 cv – para ficar mais legal, só se tivesse câmbio manual. O carro foi fabricado em 2011 e, segundo seu dono, tem apenas 48.000 km rodados, sendo muito bem cuidado e com todas as revisões em dia. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Nem todo dois-lugares é roadster. Neste caso, estamos diante de um grand tourer italiano com motor dianteiro: uma Ferrari 575M Maranello, sendo que o “M” significa Modificata, pois a 575M é uma Ferrari 550 modificada – tecnicamente é uma reestilização profunda, com direito a um motor V8 de 5,7 litros e 515 cv no lugar do motor de 5,5 litros e 485 cv. Este carro foi fabricado em 2003 e rodou 16.000 km em seus 15 anos, e é um dos cerca de 2.000 exemplares produzidos antes da chegada da Ferrari 599 GTB Fiorano. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
O Chevrolet Corvette foi o carro que levou a Ford a criar o Thunderbird. Mas, diferentemente do T-Bird, o ‘Vette se encontrou nos anos 60, quando foi lançada a segunda geração, a mais cobiçada nos dias de hoje. Este exemplar é um conversível fabricado em 1963, primeiro ano-modelo cheio do Corvette C2. Segundo o anunciante, o carro foi restaurado por completo há alguns anos e mantém o esquema de cores original, branco com interior vermelho. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Se no Brasil é praticamente impossível encontrar um Honda S2000 à venda, não quer dizer que não existam opções. O Honda CR-X Del Sol, versão targa de dois lugares do Civic de quinta geração, é equipado com o motor B16 de 160 cv e câmbio manual de cinco marchas. Usa a mesma plataforma do Civic e, com isto, a mesma suspensão independente nas quatro rodas com braços triangulares sobrepostos. Este exemplar, segundo seu vendedor, é de 1993 e tem 34.000 km rodados. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Parece um Porsche 550 Spyder, mas trata-se de uma réplica feita pela brasileira Chamonix em 1990. Movido por um boxer VW 1600 de carburação dupla (em posição central-traseira!) e com interior refeito recentemente, este carro está em perfeito funcionamento de acordo com o anunciante, tanto na mecânica quanto na parte elétrica. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Outro grand tourer com vocação para agradar casais é o belo Aston Martin V8 Vantage da geração passada, que envelheceu muito bem. Fabricado em 2011 este exemplar veio na sóbria combinação de carroceria cinza-chumbo com interior caramelo, e de acordo com o anunciante só rodou 20.600 km. O motor é um V8 de 4,7 litros e 426 cv, acoplado a uma caixa automática de seis marchas com aletas atrás do volante. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Uma opção bem brasileira para quem quer um carro de se curtir a dois é o Puma. Este GTS é um 1975, modelo mais raro com a traseira baixa e lanternas de Volkswagen TL – os mais comuns têm a traseira alta e lanternas da Kombi. De acordo com seu proprietário o carro, que tem motor 1600 a ar, está em ótimo estado de conservação e tem interior restaurado. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Os fãs da Porsche sabem do que se trata o Boxster Spyder. Ele é a versão aberta do Cayman GT4, modelo mais nervoso da família até a chegada da atual geração. Isto quer dizer que ele tem um flat-six de 3,8 litros e 380 cv vindo do Porsche 911, e uma capota menor e mais minimalista para ajudar a reduzir peso. Este exemplar, pelo que diz o dono, foi fabricado em 2015, é completamente original e tem apenas 3.300 km rodados – praticamente novo.[highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Agora, sinceramente, se você quer o melhor carro para curtir a dois, não conseguimos pensar em um carro melhor que este Cadillac Coupé de Ville 1957. Sim, sabemos que ele não tem só dois lugares. Mas…. nos acompanhe ele tem banco dianteiro inteiriço com encosto rebatível, um sofá no lugar do banco traseiro, um porta-malas enorme, um capô enorme… enfim: é o carro perfeito para se curtir a dois, sacou? Ele também tem um V8 de 5,4 litros e câmbio automático, e foi totalmente restaurado recentemente. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]