À margem do lago Wörthersee, na Áustria, está rolando neste momento o Wörthersee Treffen, o maior encontro de Volkswagen do planeta. Inspirados por isto, decidimos dar uma vasculhada nos VW mais bacanas à venda no GT40 e fizemos esta lista que você confere agora.
Como de costume, é importante reforçar que esta é uma situação diferente das listas de anúncios de pessoa física, que seguem uma ordem cronológica: escolhemos a dedo os carros desta lista, e todos são interessantes em nossa opinião – há uma razão por trás de cada escolha. Entendido? Então, bora lá!
Eis um representante de uma das séries mais legais do Passat: o LSE Paddock, que ficou conhecido como “Passat Iraque” por ter sido uma versão desenvolvida para exportação para lá – os exemplares excedentes foram vendidos no Brasil. Além da dianteira igual à do GTS Pointer e motor 1.6, ele tinha quatro portas e acabamento interno aveludado na cor vinho. O dono do carro diz que está com ele desde 2009 e que muitos serviços de manutenção e recuperação estética foram feitos ao longo deste período, ressaltando o excelente estado de conservação. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Este é um Fusca 1302 Conversível, versão lançada na Europa em 1971 que trazia como principal novidade o sistema de suspensão do tipo McPherson, o que além de melhorar seu comportamento dinâmico também proporcionava um porta-malas 43% maior, com 260 litros de capacidade em vez de apenas 140 litros. Este exemplar conversível, de acordo com o anunciante, é um carro completamente original em estética e mecânica, e está com a manutenção completamente em dia. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Procurando um Volks bem maior, mais moderno e mais potente que um Fusca conversível? O Passat CC é tudo isto, e ainda é um dos VW mais bonitos já feitos. Este exemplar pertence à primeira fase, antes da reestilização, e de acordo com seu anunciante tem 49.000 km rodados. O motor é o VR6 de 3,6 litros e 300 cv, acoplado a uma caixa de dupla embreagem e seis marchas que leva a força para as quatro rodas através de um diferencial Haldex. O carro é blindado e aparantemente esta foi sua única modificação. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Esta é uma rara VW Parati G3 Evidence 2003, que originalmente vinha de fábrica com motor AP de 1,8 litro e 99 cv. Este exemplar, porém, tem motor 2.0 turbo com componentes internos reforçados, controle eletrônico de pressão, câmbio retrabalhado e potência na casa dos 400 cv. De acordo com seu proprietário, que afirma ter comprado a perua de seu primeiro proprietário com 14.000 km rodados, o carro agora tem 68.000 km e todas as modificações devidamente regularizadas na documentação. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Que tal um Santanão zerado? De acordo com seu proprietário, este Santana 1998, modelo básico com motor 2.0 e injeção multiponto, tem apenas 27.000 km rodados e nunca foi restaurado, estando apto a receber a placa preta. O dono diz que o carro está totalmente original, bem cuidado e com a documentação totalmente em dia. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Cupê “esportivo” da família Type 3 da Volks, completada pela perua Variant e pelo sedã 1600, o VW TL pode ser um bom negócio para quem busca um Volkswagen “a ar” diferente. Segundo seu anunciante este exemplar de 1971 teve a carroceria restaurada há cerca de seis anos e tem motor com carburação dupla, alavanca de câmbio Empi, rádio Bosch e módulo Tojo de época e mecânica em dia. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
O visual do VW Polo com faróis duplos não agrada a todos, mas sua plataforma oferece boa dinâmica e o carro em si é bem construído e bem acabado. Este exemplar de 2002 é um Comfortline com motor 2.0 de 116 cv, exemplar bem equipado com direção eletro-hidráulica, ar-condicionado digital, volante ajustável e, segundo seu proprietário, 98.000 km rodados. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
O proprietário desta Brasilia 1600 1980 destaca a suspensão revisada e algumas modificações, como as relações do câmbio mais curtas do VW SP2, carburador com afogador automático, mangas de eixo e alavanca de câmbio Empi e escape redimensionado. Ele também ressalta o bom estado de conservação do hatch com motor arrefecido a ar. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Este é um VW Move Up TSi 2016, que de acordo com seu dono tem apenas 12.000 km rodados e está na garantia de fábrica até dezembro de 2019. O carro é equipado com sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina e rodas de liga leve. O motor, vale lembrar, é um 1.0 de três cilindros com turbo e 105 cv, acoplado a uma caixa manual de cinco marchas. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
O VW Gol da foto acima é um exemplar de 1980, primeiro ano de fabricaçaõ, com motor boxer 1300 a ar e câmbio de quatro marchas. O dono diz que o carro está bem alinhado e com poucos detalhes de funilaria a resolver. O interior está bastante original, com sistema de som de época e em bom estado de conservação. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Fabricado em 2013, este Fusca TSi tem cerca de 68.000 km rodados de acordo com seu anunciante. O motor 2.0 turbo de 200 cv é acoplado a uma caixa de dupla embreagem e seis marchas. O carro não passou por nenhuma modificação e está em ótimo estado de conservação, aparentemente. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Outro VW com o onipresente motor 2.0 TSi, desta vez um Passat Variant 2014. De acordo com o anunciante o carro está “em estado de zero-quilômetro” com seus 15.000 km rodados, e está totalmente revisado e ainda na garantia de fábrica. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Este VW turbinado é um pouco mais antigo, mas ainda assim bem interessante: trata-se de um Golf GTI Mk4 2003, com motor 1.8 turbo de 180 cv e câmbio Tiptronic. O carro tem 114.000 km rodados de acordo com o anunciante, que também diz que o carro foi inteiramente revisado, incluindo motor, câmbio, suspensão, freios e elétrica. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]