Nem sempre nós, entusiastas brasileiros, temos que superar o fato de determinado modelo importado não ser oferecido no Brasil de forma oficial. Acontece, claro, mas está longe de ser regra: hoje boa parte dos carros é mundial, e por isso o Brasil é incluído com frequência no calendário de grandes lançamentos todos os anos.
Naturalmente nem todos eles chegam aqui mas, quando se trata de novos modelos mundiais e superesportivos, geralmente somos lembrados. E isto significa, por extensão, que muitas das grandes novidades apresentadas no Salão de Paris 2014 já estão de passaporte carimbados e prontas para embarcar com destino ao Brasil nos próximos anos. Nós separamos os mais importantes, e os listamos a seguir.
Audi TT
A terceira geração do Audi TT chega ao Brasil em 2015, como cupê e roadster (este último estreou no Salão de Paris) — ainda sem mês definido, mas fala-se em primeiro semestre. Com o novo modelo, o TT estreia a plataforma MQB, já usada por A3 e VW Golf. O design é familiar a quem conhece o TT, mas recebeu algumas injeções concentradas de agressividade. Por dentro, a grande novidade é o painel “Virtual Cockpit”, que consiste em uma grande tela colorida no lugar do quadro de instrumentos tradicional.
Em princípio foi confirmada apenas a versão com motor 2.0 turbo TFSI de 230 cv e 37,7 mkgf de torque, mas também há a versão esportiva TTS, com o mesmo motor, porém calibrado para produzir 310 cv. O Audi TTRS, habitual versão de topo do TT, ainda não foi anunciado — nem lá fora, nem aqui.
Smart ForTwo e FourFour
Lembra quando dissemos que gostaríamos de ver o novo Renault Twingo por aqui? Pois em 2016 poderemos chegar perto disso: é quando será lançada a nova geração do Smart, que usa a mesma plataforma do pequeno francês e, naturalmente, compartilha o layout de motor de três cilindros e tração traseiros. Como o Twingo, terá motores 1.0 aspirado de 71 cv e 0,9 litro turbo de 89 cv.
Inicialmente ele virá somente na versão de dois lugares (ForTwo), porém há grandes chances de a marca trazer a versão de quatro lugares com quatro portas (ForFour) que, como o Twingo, tem entre-eixos bem generoso e deverá garantir espaço mais que razoável aos ocupantes, além de conquistar o público que gostaria de ter um smart, mas precisava de mais que dois lugares.
Jeep Renegade
Há até pouco tempo, a chegada do Fiat 500X ao Brasil era dada como certa — mas parece que agora os executivos do grupo FCA decidiram que não há espaço para o SUV compacto com a cara do 500. Por outro lado, seu irmão de plataforma, o Jeep Renegade, está mais do que confirmado. O Salão de Paris é o segundo do Renegade — ele foi revelado em março, no Salão de Genebra, e naquela época já se sabia que ele viria ao Brasil.
O SUV, que a Jeep garante ser tão capaz de enfrentar trilhas quanto o resto de sua linha, tem início de fabricação em Pernambuco previsto para fevereiro ou março, com lançamento provável em abril — mas ele pode chegar antes disso na versão importada. O jornal O Globo estima o preço da versão básica em cerca de R$ 68 mil — mais ou menos o preço das versões mais baratas do Ford Ecosport. Haverá motores a gasolina — como o 1.8 E.torQ de 132 cv — e a diesel. Você pode ler mais sobre o Renegade aqui!
Mercedes-AMG GT
O tão falado 911 killer desenvolvido pela AMG, divisão esportiva da Mercedes, finalmente foi revelado no início de setembro. Sim, ele se chama só Mercedes-AMG GT, porque a AMG não se limitou a pegar um carro da Mercedes-Benz e prepará-lo, mas sim participou ativamente nos processos de desenvolvimento e produção do carro.
Equipado com o motor V8 4.0 biturbo M178 (sobre o qual você pode ler tudo aqui) em duas versões — de 462 cv e 61,1 mkgf no GT, e de 510 cv e 66,1 mkgf no GT S, o novo esportivo da AMG tem chegada prevista para o segundo trimestre de 2015.
Jaguar XE
Desde o fim do X-Type, em 2009, a Jaguar não tinha um sedã “de entrada” para competir com o Mercedes-Benz Classe C e o BMW Série 3. É este o objetivo do recém-revelado Jaguar XE, feito sobre uma plataforma de tração traseira ou integral desenvolvida pela própria da Jaguar — para o mercado brasileiro, inclusive.
Ele deverá estrear ainda no primeiro semestre do ano que vem e, deve futuramente ser produzido no Brasil, na fábrica que a Land Rover está construindo no Rio de Janeiro.
Em princípio o único motor disponível será o V6 de três litros e 360 cv que já é usado na versão de entrada do Jaguar F-Type. Depois, o 2.0 turbo de quatro cilidros com versões de 200 e 240 cv. Fala-se, ainda em uma versão de alto desempenho com o motor V8 supercharged de 500 cv do F-Type.
Land Rover Discovery Sport
O Land Rover Discovery agora deixou de ser um modelo para se tornar uma família completa — assim como o Range Rover. O Discovery Sport é o primeiro modelo desta nova família, e chega com a missão de substituir o Freelander.
Para tal, já deverá chegar no primeiro semestre de 2015, importado, até começar a ser produzido na fábrica em Itatiaia, no Rio de Janeiro. No Brasil ele terá versões de cinco e sete lugares, ambas com motores 2.2 diesel de 190 cv ou 2.0 turbo a gasolina de 240 cv — nos dois casos, acoplados a um câmbio automático de nove marchas.
Volvo XC90
SUV com cara de carro conceito, o Volvo XC90 marca a estreia da plataforma modular SCA — e, sendo assim, é o primeiro Volvo totalmente novo em anos, além de já ser considerado o utilitário mais seguro do planeta. Tradição é tradição, não é?
O XC90 deverá chegar logo no primeiro semestre do ano que vem com o motor 2.0 turbo de quatro cilindros em duas versões: de 200 cv e de 240 cv. Seu preço deverá ficar na faixa dos R$ 200-250 mil — mesma de Audi Q5, Mercedes-Benz ML e BMW X6.
Mini Cooper de quatro portas
Pela primeira vez desde 2001, quando a primeira geração do Mini Cooper moderno foi lançada, o hatch terá uma versão de quatro portas — elas já apareceram em modelos como o Clubman e o Countryman, mas no hatchback as duas portas a mais são novidade. Além do melhor acesso, o Mini quatro-portas é 16 cm mais longo (mede 3,98 metros), sendo que o maior ganho foi na distância entre eixos.
No mais, é o mesmo carro que foi apresentado na Europa no início do ano e chegou ao Brasil em junho (nós já o testamos, inclusive). Serão duas opções de motor, ambos turbinados: de três cilindros, 1,5 litro e 136 cv (Cooper); e de quatro cilindros, dois litros e 192 cv (Cooper S).