eurolook german look jdm muscle car estilos diversos que refletem a riqueza cultural que existe no universo automotivo nesta serie apoiada pela atitude da dunlop de valorizar o estilo proprio de cada carro e dono passearemos por algumas paginas da historia de cada uma destas escolas para finalizar mostraremos algumas das rodas mais utilizadas pois elas sao as molduras dos nossos quadros motorizados vamos começar com os dois primeiros o termo eurolook e usado em todo o mundo mas nao e tao comum fora do brasil trata se de uma derivaçao mais livre do german look ou german style cujas historia esta enraizada ha muitas decadas atras na alemanha na preparaçao dos kafer o nosso fusca com peças de porsche na decada de 1960 muitos eram equipados com os componentes mecanicos do 356 posteriormente do 912 e do 914 incluindo o motor boxer quatro cilindros destes modelos e um ou outro toque estetico de porsche como as rodas de ferro instrumentos do painel e volante esteticamente o resultado ficava proximo aos carros de rali e de provas de subida de montanha mas na decada de 1970 e principalmente nas de 1980 e 1990 o caldo engrossou para lamas alargados rodas maiores preferencialmente dos porsche 911 modernos freios enormes cores da marca de stuttgart e ate kits aerodinamicos começaram a ser usados nas carrocerias dos besouros por conta da funcionalidade mais extremada a aparencia dos carros acabou adquirindo um estilo proprio muito mais agressivo muitos eram inspirados ou derivados diretamente dos carros de corrida da kafer cup o que explica a ausencia de frisos e de peças cromadas neste estilo contudo a cultura de modificaçao dos kafer fazia parte de um cenario mais amplo e complexo na alemanha quando o dialogo entre os autodromos e as ruas ganhou forma de namoro vamos começar com os proprios fabricantes de automoveis e seus modelos de homologaçao na decada de 1970 os carros de turismo da alemanha começaram a sofrer mutaçoes assustadoras quem nao se lembra dos bombados e agressivos bmw 3 0 csl foto abaixo e dos porsche 911 rsr na decada de 1980 o bmw m3 e30 impressionava com seus para lamas alargados e em 1990 o mundo conheceu o mercedes benz 190e 2 5 16 evolution ii em comum todos eles tinham design 100% funcional e agressivo alem de rodas esportivas e grandes e gordos pneus em paralelo as fabricas a alemanha sempre foi a terra das preparadoras extremas quase todas com historia no automobilismo kremer 1962 alpina 1965 amg 1967 ac schnitzer 1987 brabus 1977 ruf 1983 sao seis de mais de cinquenta empresas que existem ate hoje da mesma forma que os kafer preparados os carros destas preparadoras tinham um estilo diferenciado em decorrencia da funcionalidade rodas e pneus enormes suspensao com carga e geometria alterada body kits aerodinamicos apesar de algo exagerados visualmente tudo era funcional e tinha um proposito ruf ctr yellow bird 1987 476 cv 56 3 mkgf de torque zero a 100 km/h em 3 7 segundos maxima de 340 km/h porsche dp935 inspirado nos 935 kremer de competiçao violencia funcional e nesta relaçao hibrida entre o automobilismo profissional e os carros de rua que esta o dna do german look street culture e a salada mas todo movimento cultural e de estilo e organico mutavel e portanto influencia e recebe influencia direta do ambiente o german look da decada de 1980 e 1990 nao e o mesmo de hoje independentemente do modelo do carro a febre de personalizaçao e da estetica extrema do fim da decada de 1990 que veio de antes do velozes e furiosos mas que explodiu em todo o mundo por conta do filme acabou por criar muitas derivaçoes dentro daquilo que era entendido como german look com um pouco mais de peso no lado do estilo do que da funcionalidade mas mantendo algo do racing heritage a influencia direta da cultura do automobilismo alemao e por isso que quase por definiçao quando pensamos em um carro german look nos lembramos de rodas bbs rs foto acima em qualquer tipo de carro alemao ou em rodas fuchs ou as famosas phone dial adaptadas nos vw kafer sao peças com historia esculpida nas pistas isso tambem explica por que todo carro german look tem suspensao rebaixada um suave toque de cambagem negativa motor apimentado e se feito de forma rigorosa traz generosos discos de freios o monocromatismo na carroceria eliminando acabamentos cromados plasticos pretos e emblemas remete aos carros de competiçao e aos seus componentes aliviados contudo como falamos acima a influencia das ruas e da moda da personalizaçao trouxe vertentes a este cenario algumas destas vertentes incorporam os elementos principais do german look como o minimalismo e a preparaçao mecanica mas o elevam ao ponto do exagero muita cambagem negativa suspensao socada e rodas de tala bem maiores do que os proprios pneus o que resulta no tal do stretch que e quando os flancos do pneu se invertem para fora devido ao excesso de largura do aro deixam o carro visualmente bem mais agressivo e chamativo ao custo significativo de funcionalidade abaixo temos um bmw serie 3 e30 rebaixado com rodas bbs e pneus esportivos a descriçao e a mesma do m3 vermelho ai em cima mas na pratica o resultado e bem diferente no meio de todas estas concessoes e influencias de outros estilos surgiram sistemas de som de alta fidelidade racks de teto sticker bombs e pinturas customizadas no fundo muitos dos carros que sao chamados de eurolook por ai sofreram forte influencia dos extremados stanced e hellaflush socados e com angulos de cambagem de dar convulsoes em engenheiros apenas pegando emprestados elementos como as rodas de competiçao alemas e certo minimalismo visual se nunca foi facil definir exatamente o que e cada estilo hoje esta e uma missao quase impossivel a coisa cresceu e deu origem a tantas variantes que falar em german look e quase como falar em rock ambos compartilham a mesma arvore genealogica mas os galhos podem ser tao distantes quanto rolling stones e sodom do german para o eurolook os desdobramentos desta cultura se expandiram de forma tao ampla que aos poucos começaram a incorporar carros que nao eram alemaes nisso tambem muito ajudou a internet tanto pela disseminaçao de reportagens e fotografias quanto pela possibilidade de se importar peças de qualquer lugar do mundo no brasil geralmente o termo german look acaba sendo mais usado em seu significado de raiz os vw fusca modificados ao estilo do começo desta reportagem enquanto que o eurolook e mais permissivo virtualmente qualquer marca e tipo de carroceria de um tipico vw golf a um ford fusion pode ser customizado preferencialmente mantendo se o intercambio de peças dentro do mesmo grupo da marca a suspensao pode ficar apenas no apelo estetico ou ser funcional com pegada racing pneus de track day com composto r e perfil mais alto ou pneus de perfil extremamente baixo com stretch no fim das contas o eurolook pode descrever tanto o carro de um poser quanto o de um monstro das ruas nossa preferencia e por carros que mantenham a proposta original de agressividade funcional do german look mesmo nao sendo alemao apesar de toda essa salada em nossa opiniao algumas coisas continuam sendo essenciais para um carro defender a bandeira dos german look e eurolook alguma preparaçao mecanica suspensao rebaixada certo minimalismo visual com toque racing e claro grandes pneus esportivos calçando rodas com design classico e aros razoavelmente proporcionais as caixas de roda foto abaixo alexandre ruske mas quem somos nos para impor regras o importante e cada um curtir o seu carro da forma que quer seja 100% funcional 100% estilo ou tudo o que existe no meio abaixo temos algumas das rodas mais utilizadas no estilo eurolook para calça las a dunlop recomenda os modelos esportivos sp sport maxx direzza dz101 e sp sport lm 704 clique nos nomes para acessar as paginas com os tamanhos disponiveis e as fichas tecnicas dos pneus porsche turbo 993 rotiform blq obs esta roda e mais usada nas customizaçoes com pegada menos funcional bbs rs gt porsche cup three piece bbs rs como sempre gostariamos de ouvir de voces quais sao as rodas que voce usaria em um carro com pegada german / eurolook
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