hora de continuarmos nosso passeio cultural pelo universo automotivo nesta serie apoiada pela dunlop e sua atitude de valorizar o estilo proprio de cada carro e dono no post anterior voces viram como as origens dos estilos german e euro look estavam profundamente enraizadas no automobilismo e nas equipes e preparadoras alemas agora vamos atravessar o oceano atlantico viajar quase meio seculo no tempo e mergulhar na cultura dos muscle cars terreno fertil para musculos o fim da decada de 1940 deu o sinal verde para mais de duas decadas magicas no universo automobilistico norte americano nesta epoca vivia se os anos dourados da economia com o pos guerra a populaçao crescia exponencialmente com a geraçao dos baby boomers a evoluçao tecnologica dos automoveis trouxe a adoçao em massa da carroceria do tipo monobloco isso ja em meados da decada de 1960 e começaram a surgir os enormes frutos da profissionalizaçao das competiçoes sobre quatro rodas a nascar foi fundada em 1947 e a primeira arrancada oficial da nhra ocorreu em 1953 em pomona california todos os ventos eram favoraveis isolados em um enorme continente culturalmente competitivo com gasolina barata estradas gigantescas e quarteiroes quase sempre separados por 402 metros o famoso quarto de milha a propria geografia dos estados unidos explica a configuraçao mecanica daqueles que se tornaram o icone automotivo norte americano os muscle cars muitos estudiosos locais como steve dulcich da revista popular hot rodding consideram o oldsmobile rocket 88 como o primeiro muscle car da historia por ter introduzido os conceitos basicos do vicio por velocidade desta categoria motor v8 de alto rendimento em uma carroceria parruda e relativamente compacta de duas portas nota isso comparando aos sedas full size ou seja uma especie de hot rod nascido de fabrica traçao traseira e historia de sucesso nas pistas venceu oito das dez provas da nascar de 1950 a cada ano que passava os muscle cars ficavam mais e mais agressivos o design classudo dos anos 1950 com habitaculos inspirados em canopies aeronauticos para lamas enormes e pneus estreitos foi cedendo lugar a carrocerias mais esbeltas e ao mesmo tempo musculosas o chassi foi sendo substituido pelo mais moderno e leve sistema de monobloco e os v8 ficaram cada vez mais sofisticados ganhando fluxo deslocamento e rendimento compare o olds rocket 88 acima com o ford thunderbolt 1965 abaixo a esquerda e com o dodge charger 1968 abaixo a direita e note como o design foi se tornando mais fluido horizontalizado e agressivo sob o capo basta mencionar que os 425 cv do mitico hemi 426 era uma potencia declarada constantemente questionada pela concorrencia que tambem lançava as suas fachadas o quarto de milha de 10 5 s de um hemi dart original dava a entender que sua potencia real seria de bem mais de 500 cv um acrescimo insano em relaçao aos 137 cv do v8 303 do olds rocket 88 em paralelo a esta evoluçao a decada de 1960 testemunhou o nascimento de varias subdivisoes dentro do universo dos muscle cars separadas basicamente pelo tamanho de sua carroceria e nao pelo deslocamento dos motores para tentar botar ordem na casa na decada de 1970 a revista americana motor trend separou dezenas de modelos em cinco categorias muscle cars ou muscle cars mid size nela se encaixariam veiculos como o buick skylark gs dodge charger e coronet ford torino chevy chevelle pontiac gto oldsmobile cutlass muscle cars full size maiores como chevy impala ford galaxie e buick wildcat muscle cars compactos dodge dart ford maverick plymouth duster pony car muscle mustang amc amx chevrolet camaro dodge challenger mercury cougar e pontiac firebird que nao deixam de ser muscle cars compactos e muscle trucks el camino ford ranchero gmc sprint com isso esta certo tanto quem diz que o mustang e um muscle car quanto quem diz que e um pony car esta e apenas uma divisao do rock nao brigue por causa de um palmo a mais ou a menos de carroceria o ganho progressivo de agressividade destes carros orbitava em torno da importancia que as vitorias nas pistas traziam para as vendas nas concessionarias na decada de 1960 ficou mundialmente famoso o ditado vença no domingo venda na segunda popular nas pistas da nascar ninguem queria ser dono de um carro perdedor especialmente em uma epoca na qual o automovel era simbolo de liberdade de auto afirmaçao e bem quando pegas de semaforo nao raramente eram disputados ate mesmo por pais de familia por isso havia equipes e apoios oficiais nas principais categorias do automobilismo de turismo norte americano a nascar e seus ovais as arrancadas da nhra e as provas da trans am disputadas em circuitos mistos anuncios da plymouth de 1964 as vitorias nas pistas eram uma ferramenta de marketing essencial que nao deixava de ser usada pela publicidade com ambiente tao competitivo ja era de se esperar que nao apenas os carros de rua se tornariam cada vez mais monstruosos como tambem a industria de peças de performance entraria com cada vez mais força e esta sinergia entre a competiçao e as concessionarias se manifestou nao somente nas fichas tecnicas dos automoveis faixas esportivas e letrados brancos nos largos e bifudos pneus se tornaram essenciais na identidade visual dos muscle cars isso sem falar no universo de fabricantes de peças de performance como a holley edelbrock offenhauser crane comp cams e dezenas de outras que ja haviam nascido no pioneiro movimento dos hot rods o grande responsavel pela febre da customizaçao e preparaçao nos eua justiça seja feita os muscle cars apenas continuaram esta onda rodas e estilos os muscle cars disputaram em ovais nascar circuitos mistos trans am e provas de arrancada nhra sao tres tipos de competiçao bastante distintos com demandas particulares de preparaçao motor relaçao de diferencial freios cargas de suspensao distribuiçao de peso o que se reflete na identidade visual dos mesmos como parte essencial do manifesto de performance de qualquer veiculo se da nas rodas e pneus e de se esperar que cada uma destas tres escolas tenha seu proprio estilo e consequentemente influenciado o visual dos carros de rua drag/pro street a prioridade em uma arrancada e obter o maximo de tracionamento em linha reta por isso pneus traseiros gigantescos para maximizar a area de contato do eixo motriz e dianteiros estreitos para reduzir a resistencia a rolagem sao essenciais quase todos os pneus de arrancada sao compativeis com rodas de 15 de diametro o que permitiu que se mantivesse a mesma tradiçao de modelos de roda da decada de 1960 rodas de aluminio peso pena como a weld pro star e a weld draglite sao classicos neste estilo; mas para os adeptos de um estilo mais bandido rodas originais de ferro alargadas mantendo as calotas centrais dog dish sempre foram a melhor opçao weld pro star weld draglite roda de ferro sem as calotinhas em termos de proporçoes o classico muscle car street vai por uma veia menos extrema e mais proporcional com rodas de aro 14 ou 15 geralmente de ferro como as rallye magnum 500 ou as dog dish calçando pneus dianteiros com entre 205 e 235 mm de largura e traseiros com entre 245 e 295 mm de largura [youtube id= bvigl3xdfsy width= 620 height= 349 ] road race e nascar sao estilos primos que estao em extinçao pela descontinuidade de pneus de alta performance com aros de 15 com as dimensoes utilizadas normalmente com mais de 245 mm de largura e perfil entre 50 e 60 a nascar sempre usou rodas de ferro alargadas como as da aero race dica a cragar black d window e a mangels daytona tem design similar enquanto categorias exclusivas de circuito misto como a trans am permitiam o uso de rodas de liga leve caso da american racing torq thrust que ficou famosa nos mustang shelby gt350 e da cragar ss aero race torq thrust e cragar ss [youtube id= h05b2jlbxra width= 620 height= 349 ] pro touring nasceu da conjunçao de ao menos tres fatores a extinçao dos pneus de alta performance com as dimensoes tipicas do estilo road race o desenvolvimento de sistemas de freios de altissima performance com discos que naturalmente exigem rodas de entre 16 e 18 e a estetica atual dos carros esportivos que raramente usam rodas com menos de 17 de diametro o mundo dos pro touring mistura rodas europeias com recriaçoes dos classicos norte americanos como a propria torq thrust e a magnum 500 alem de incluir os modelos das rodas da nova onda dos muscle cars como os atuais camaro challenger e mustang torq thrust m 17 magnum 500 boyd hr74 [youtube id= zglsmplhd98 width= 620 height= 349 ] agora gostariamos de ouvir de voce qual a sua combinaçao favorita de modelo de muscle car e de roda poste na area de comentarios se possivel com foto junto
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