uma coisa que voce precisa colocar na cabeça para entender a cultura automotiva japonesa e que os padroes esteticos nao sao universais — eles variam nao so de lugar para lugar mas de pessoa para pessoa o que acontece e que aparentemente no japao as diferentes tribos nao dao a minima se todo o resto da sociedade achara seu carros motos ou ate caminhoes ridiculos na verdade talvez eles ate admitam que sao meio ridiculos mas eles nao estao nem ai o japao tambem e um pais onde o espaço fisico e um recurso cada vez mais escasso e por isso dois tipos de carros sao muito populares por la os kei cars que seguem um estrito regulamento de tamanho e potencia maximos para obter alguns privilegios especiais como impostos mais baratos; e as minivans — veiculos que juntam espaço conforto e luxo no menor pacote possivel sem parecer carros de brinquedo existem ate kei cars que incorporam caracteristicas de minivan como interior modular portas deslizantes e carroceria monovolume alem disso ao contrario do que ocorre em paises como os eua quando alguem compra uma minivan nao significa necessariamente que esta pessoa desistiu de se divertir e acelerar carros esportivos na vida — afinal ainda estamos falando do pais que produziu icones com o toyota supra o skyline gt r e o honda nsx em vez disso eles encaram uma minivan como uma opçao inteligente e racional eles tem orgulho de suas minivans e dessa forma foi inevitavel que ao longo dos anos a customizaçao de vans se tornasse uma grande e forte subcultura nao e a toa que e principalmente no japao que as fabricantes locais oferecem seus modelos mais luxuosos e equipados de minivans dificilmente encontrados em outros cantos do mundo a honda tem uma linha completa que vai da arrojada stepwgn assim mesmo sem o a pequena e simpatica vamos — essa azul arrastada da foto acima foto mike garrett/speedhunters a subaru e famosa pela pequena sambar e a toyota tem a grande e consagrada hiace e a iconica estima/previa acima — uma das mais modernas e futuristas hoje em dia — cuja primeira geraçao tinha motor central dianteiro e traçao integral ou traseira [youtube id= trlfzwx5k1a width= 620 height= 350 ] quantas minivans capazes de fazer drifting voce conhece enfim o que estamos querendo dizer e que as vans e minivans sao praticamente uma instituiçao no japao e como tudo por la e natural que exista uma rica subcultura em torno delas talvez a mais famosa vertente da cena vanistica japonesa sejam as vans bosozoku normalmente o termo e usado para fazer referencia as gangues de motociclistas que colocavam penduricalhos em suas motos no fim dos anos 1980 e ficaram famosas por aprontar todo tipo de confusao — de corridas ilegais a confrontos violentos entre gangues rivais [gallery columns= 4 link= file ids= 39582 39585 39586 39572 39573 39587 39590 39583 ] contudo a palavra bosozoku tambem pode se referir aos donos de vans que personalizam seus veiculos de forma extrema com bodykits que ultrapassam qualquer senso comum cores mais do que berrantes grafismos luzes rodas e sistemas de som super potentes nao se sabe ao certo a origem das vans bosozoku mas e certo que em algum ponto da historia alguns motociclistas decidiram incorporar as modificaçoes exageradas de suas motos as vans que dirigiam no dia a dia ou talvez ate usassem para transportar as motos de qualquer forma aparentemente todo o lado ruim da cultura bosozoku foi deixado de lado quando as vans entraram na brincadeira na maioria das vezes; uma van com aerofolio comicamente grande spoilers que se fossem resistentes poderiam levar tres ou quatro pessoas em pe; dezenas de luzes coloridas e aerografias de personagens de anime esta estacionada no meio de varios carros normais sendo fotografada por turistas e curiosos ou participando de um encontro com varios veiculos parecidos nao e nada muito diferente dos caminhoes dekotora — eles desfilam por ruas e rodovias em grupo andando devagar para nao danificar suas obras de arte sobre rodas e posando alegremente para fotografias ha quem prefira porem uma customizaçao mais tradicional — rodas maiores enormes e cromadas suspensao rebaixada com sistemas a ar ou coilovers adesivos e equipamentos como se fosse mesmo um carro esportivo ha empresas especializadas em body kits para minivans e em tornar os interiores mais confortaveis e o chamado estilo vip que surgiu quando os pilotos de rua de osaka na decada de 1980 decidiram que os sedas grandes que usavam quando nao estavam correndo com seus civic nas ruas tambem deveriam ser customizados quando formavam familias e precisavam de algo maior e mais pratico voltaram se para as vans foto dream factory blow por outro lado tambem existem japoneses que prestam homenagem a cultura das vans americanas nos fim dos anos 70 eles podem pegar suas vans colocar apliques que imitam madeira pneus borrachudos e abafadores de escape nas laterais da mesma forma que os americanos faziam com suas ford econoline e chevrolet express naquela epoca foto dino dalle carbonare/speedhunters [gallery columns= 4 link= file ids= 39593 39567 39566 39560 ] outros chegam ao ponto de converter suas kei vans em quase replicas de modelos americanos trocando componentes que vao das grades e farois a paineis inteiros da carroceria olha so esta miniatura de uma dodge a100 da decada de 70 as cores rodas e proporçoes gerais realmente tornam o visual das vans bastante convincente e harmonico — elas parecem ter sido feitas para ganhar este visual americano classico nao e mesmo foto mike garrett boa parte destas conversoes sao realizadas pela japonesa dream factory blow que apesar do nome estranho realmente capricha no serviço no video abaixo da para ver que o nivel das modificaçoes e bastante avançado e pode envolver ate cortar um carro ao meio e reconstruir boa parte da estrutura sob medida por incrivel que pareça porem esta e uma soluçao alternativa e mais barata para quem sempre quis uma van americana quem tem condiçoes prefere gastar muito dinheiro na compra e manutençao de uma genuina chevrolet astro ou dodge ram van foto mike garrett e o que dizer destas vans convertidas em pequenas kombi elas tambem sao muito populares no japao e feitas por empresas especializadas [gallery columns= 4 link= file ids= 39561 39559 39553 39570 ] agora talvez voce ache tudo isso feio exagerado e pense consigo que definitivamente se estivesse no japao jamais dedicaria atençao a uma van contudo nao e possivel ver uma destas e ficar indiferente — e esta e toda a graça da coisa fotos dino dalle carbonare mike garrett
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.