pense em um carro de corridas da mercedes e ele dificilmente sera um carro de rali dependendo da sua idade ele sera um monoposto de f1 ou um seda de turismo ou um prototipo de le mans ou um esportivo de provas de estrada mas nao um carro de rali e compreensivel afinal foram carros como o w196 o 300slr o sauber c9 o clk gtr e o 190e cosworth que forjaram a imagem da marca alema nas pistas de asfalto fora delas quando o asfalto termina e a poeira predomina e mais provavel ver um porsche 911 do que um mercedes para ficarmos nos esportivos de stuttgart e claro que isso nao significa que a mercedes nao teve suas incursoes no rali no paris dakar por exemplo eles conseguiram cinco vitorias consecutivas de 1982 a 1986 com seus caminhoes com os carros a historia começou nos anos 1950 mas nao foi tao consistente nem muito vitoriosa mas isso nao a torna menos digna de ser contada — ate mesmo por ser um lado inusitado e pouco conhecido da historia da marca a estreia da mercedes nos ralis aconteceu em janeiro de 1952 quando karl kling rudolf caracciola e hermann lang disputaram o rali monte carlo em tres mercedes benz 220 w187 sim esses carros ai ao lado eles nao venceram a competiçao mas voltaram para a alemanha com o trofeu de melhor desempenho de equipe apesar do resultado positivo a mercedes optou por nao criar um programa oficial de rali pois esse tipo de prova nao era muito popular entre o publico alemao acostumados a circuitos onde a açao acontecia volta apos volta diante do publico isso contudo nao impediu que pilotos independentes inscrevessem seus mercedes em ralis entre 1952 e 1955 nada menos que 174 pilotos participaram de provas regionais e nacionais com carros da marca dentre os quais se destacou walter schock um importador de frutas tropicais que certo dia decidiu inscrever no rali solitude seu w180 i 220a de uso diario sem apoio algum da fabricante ele juntou se ao co piloto rudolf moll e juntos voltaram para casa com o trofeu da vitoria o bom resultado os motivou a continuar disputando ralis locais ate que em 1955 eles tomaram uma decisao mais ousada e decidiram ir ao principado de monaco disputar o rali monte carlo mas nao pense que a mercedes gostou da ideia e apoiou a dupla o chefe da divisao de competiçoes da marca alfred neubauer estava mais preocupado em vencer o mundial de formula 1 e o mundial de carros esporte e nao tinha tempo para os ralis por isso tudo o que a mercedes fez por schock e moll foi uma revisao mecanica e o rebaixamento da suspensao do 220a mesmo assim os dois pilotos de fim de semana conseguiram terminar a prova em um excelente quinto lugar geral e depois partiram para a italia onde disputaram e venceram o sestriere rally de la foram para a iugoslavia onde terminaram o rali adriatica em segundo lugar e em seguida rumaram para a noruega onde terminaram o rali viking em quarto lugar terminando esta turne europeia schock e moll voltaram a alemanha onde disputaram o rali que começou esta historia o solitude desta vez terminando em terceiro lugar naquele mesmo ano contudo um evento historico mudaria o status dos ralis na mercedes a tragedia de le mans de 1955 que resultou no encerramento na equipe oficial da fabrica e na preocupaçao do publico com este tipo de evento como consequencia os ralis voltaram a atrair o publico pois nao tinham contato direto dos carros parecendo assim muito mais seguros em 1956 alfred neubauer se aposentou e karl kling assumiu seu lugar como gerente da divisao de competiçoes — que passaria a apoiar os pilotos independentes com mais afinco do que uma mera revisao e molas mais curtas kling que correu no rali monte carlo e fez seu nome nas classicas provas de estrada de longa distancia as precursoras dos ralis passou a dar mais atençao a modalidade e assim a mercedes saiu de vez da estrada para acelerar na terra e no cascalho e eles fizeram isso com o que tinham a mao o 300sl e os sedas 220se e 300se ambos com motores de seis cilindros e ancestrais da atual classe s uma das principais equipes era o stuttgart motor sport club dos dois pilotos que deram a partida nesta historia walter schock e rolf moll eles novamente inscreveram seu velho 220a no rali monte carlo mas desta vez com o apoio total da fabrica terminaram a prova em segundo lugar com apenas 1 1 segundo de diferença para o jaguar vencedor um mes depois os dois voltaram a italia para o rali sestriere agora com um 300sl gullwing desta vez vencendo a prova sobre a neve italiana segundo schock com correntes nos pneus o carro conseguiu chegar a 180 km/h nas montanhas — algo impossivel de se fazer com um carro de uso diario como o que fora levado pela dupla alema no ano anterior depois do rali italiano eles ainda disputaram o rali wiesbaden o rali da acropole e o rali adriatica vencendo as tres provas em 1959 o proprio karl kling saiu do escritorio e assumiu o volante de um 190d escolhido a dedo para encarar e vencer os 14 000 km do rali mediterranee le cap que partiu da costa do mediterraneo em direçao a africa do sul na temporada seguinte schock e moll agora com um 220se fintail conquistaram o titulo europeu de rali depois de finalmente vencer o rali monte carlo seguidos por outras duas duplas da mercedes — eugen bohringer/hermann socher e eberhard mahle/rollan ott — na segunda e na terceira posiçoes bohringer alias foi o campeao europeu em 1962 depois de vencer o rali da acropole e o rali liege sofia liege de conquistar o segundo lugar no rali monte carlo e no rali da alemanha e de pontuar em outras duas provas na temporada tambem com um 220se nos dois anos seguintes a participaçao da mercedes nos ralis foi ficando cada vez menor de forma que nem mesmo as vitorias no gran premio argentina de 1962 e no rali liege sofia liege mantiveram o programa de automobilismo da mercedes ativo em 1964 ele foi encerrado dando origem a amg indiretamente para voltar de forma oficial somente nos anos 1990 contudo nesse meio tempo houve varias ocasioes em que um mercedes disputou o rali mas dois deles se destacam o 280e w123 que disputou a maratona londres sydney; e o 450slc c107 que disputou o wrc de 1978 a 1980 280e 30 000 km em 30 dias em 1977 o empresario britanico wylton dickson decidiu reeditar uma corrida chamada londres sydney que havia sido realizada em 1968 desta vez porem ele estabeleceu um novo percurso de 30 000 km que incluia tres travessias oceanicas e foi divulgado como o maior rali da historia no total foram inscritos seis mercedes 280e todos por equipes e ate pilotos independentes porem com amplo suporte da mercedes que tinha erich waxenberger como engenheiro chefe da divisao esportiva a preparaçao dos carros seguiu a mesma receita dos carros de rali da mercedes dos anos 1960 mecanica praticamente original componentes reforçados e suspensao retrabalhada para aguentar o tranco eles ganharam rodas de 15 polegadas novas molas que elevaram a suspensao em 35 milimetros alem de braços reforçados na suspensao o cambio de cinco marchas foi substituido pela caixa de quatro marchas do classe s w116 com o motor v8 e o fundo do carro ganhou skidplates reforçadas para proteger motor e suspensao o motor teve apenas uma modificaçao o reajuste do ponto de igniçao pensado na gasolina de baixa octanagem que poderia ser encontrada pelo caminho foi o suficiente para conquistar os dois primeiros lugares da prova depois de 30 dias e 30 000 km os dez primeiros lugares alias foram dominados pela mercedes e pela citroen os mercedes terminaram em primeiro segundo sexto e oitavo enquanto os citroen cx 2400 ficaram em terceiro quarto setimo e decimo a quinta posiçao ficou com um peugeot 504 diesel e a nona com um mazda rx4 https //www youtube com/watch v=ewtmpiekgfo ainda nas comemoraçoes da vitoria o entao presidente da mercedes salientou a experiencia adquirida com os ralis e anunciou que aquela conquista iria inaugurar uma nova era da mercedes no automobilismo como retomando o programa de fabrica e inscrevendo um carro no wrc 450slc c107 a mercedes vai ao wrc depois de vencer a maratona londres sydney a mercedes benz decidiu ingressar no mundial de rali wrc mas em vez de seguir a onda das demais fabricantes que disputavam o campeonato com carros leves compactos ageis e potentes como o fiat 131 abarth o lancia stratos e o ford escort rs1800 a mercedes optou pelo maior cupe disponivel o 450slc ele era o oposto dos rivais dos estagios pesado grande e desajeitado so superava os demais em potencia — 230 cv produzidos pelo v8 m117 de 4 5 litros a aposta na potencia deu certo nas 24 horas de spa de 1971 mas dificilmente daria certo nos ralis especialmente mantendo o cambio automatico de tres marchas original a preparaçao do carro nao tocou no powertrain somente procurou proteger os componentes do carro com skidplates instalou farois auxiliares e uma gaiola de proteçao para a dupla de piloto e navegador obviamente obrigatoria pelo regulamento a estreia do modelo aconteceu em um rali independente chamado vuelta a la america del sud que tambem se estendia por 30 000 km como a maratona londres sydney e tinha entre seus competidores inumeros carros do wrc — e passou ate pela transamazonica apesar das desvantagens evidentes do 450slc a mercedes acabou ganhando a prova com andrew cowan que mais tarde criaria a mitsubishi ralliart apesar do triunfo a mercedes sabia que precisaria melhorar o carro para ser competitiva no wrc foi assim que nasceu o 450slc 5 0 a marca instalou uma versao de cinco litros do v8 m117 que elevou a potencia de 230 para 310 cv e colocou o carro no grupo 4 da fia para ajudar a reduzir o peso a mercedes instalou portas capo e tampa do porta malas de aluminio no cupe alem de fabricar um bloco de aluminio para o motor o modelo ainda ganhou rodas mais largas bbs ra com esse carro a mercedes disputou as temporadas de 1979 e 1980 do wrc e teve como melhores resultados uma vitoria tripla no rali da costa do marfim e um segundo lugar no rali safari na temporada de 1979 bem como uma dobradinha no rali da costa do marfim um segundo lugar no rali codasur e um terceiro lugar no rali safari de 1980 — que lhe ajudaram a conquistar o quarto lugar entre os construtores naquela temporada apesar do bom resultado a mercedes nao enxergou uma forma de ser mais competitiva no campeonato de 1981 e abandonou a categoria
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