sem as regulamentaçoes do wrc apos o encerramento do seu programa oficial de rali confira na historia do evo ix a mitsubishi se viu com liberdade total para desenvolver a nova geraçao do lancer evolution o resultado nao poderia ser diferente o lancer evo x tornou se o melhor evolution de todos coroando uma trajetoria brilhante nascida nos ralis e que acabou se tornando bem sucedida tambem nas ruas embora tenha sido lançado dois anos depois do evolution ix curiosamente a historia do evo x começou no mesmo salao de toquio de 2005 onde seu antecessor foi apresentado ao publico ele estava la no mesmo estande ainda em forma de estudo de design o concept x como foi chamado antecipou alguns elementos esteticos e tecnologicos que seriam adotados nao so na proxima geraçao do lancer como em varios outros modelos da marca [gallery columns= 4 link= file ids= 62880 62879 62881 62894 ] começando pelas linhas agressivas e marcantes que representaram um salto evolutivo como em nenhuma outra geraçao do modelo na frente o capo pronunciado e a enorme grade apresentando a assinatura de design batizada pela marca de jet fighter que incorporava parte do para choque deram ao conceito uma cara de poucos amigos — algo mais do que bem vindo em um esportivo capaz de desafiar supercarros o ousado vinco por toda a extensao lateral do carro os para lamas salientes e as rodas de 20 polegadas deixaram o conceito com um porte musculoso quanto as tecnologias o motor era novamente um 2 0 turbo com comando variavel mivec mas combinado a um cambio de dupla embreagem e seis marchas com borboletas no volante e a um novo sistema de traçao integral s awc super all wheel control que alem do diferencial central ativo acd e do controle de guinada super ayc do evo ix incorporava controle ativo de frenagem sistema de direçao ativa e controle de rolagem da carroceria visando dar mais um passo na evoluçao do comportamento dinamico ja exemplar dos antecessores dois anos depois no salao de detroit de 2007 a mitsubishi foi aos eua com uma variaçao do concept x batizada prototype x como os nomes sugerem o primeiro era apenas um conceito mas o segundo ja se tratava do prototipo para a decima geraçao do lancer evolution por isso o prototype x ja trazia um design mais proximo do modelo que começaria a ser produzido dali a alguns meses embora farois bancos e alguns ornamentos fossem bastante elaborados por questoes de apresentaçao no salao o prototipo ja trazia as linhas gerais definitivas com para lamas menos salientes rodas menores e farois maiores e claro o capo com os tradicionais respiros usados em todas as geraçoes do evolution na versao de produçao teto capo e para lamas dianteiros sao feitos de aluminio o que ajudou a compensar o aumento de peso da nova plataforma que deixou o evo x 40% mais rigido a torçao e elevou seu peso aos 1 590 kg gsr foto flickr/timwang a versao definitiva chegou no segundo semestre de 2007 quando começou a ser vendido no japao a partir de 1º de outubro em janeiro de 2008 o lancer evolution x chegava as lojas dos eua e em março ao reino unido sendo uma nova geraçao o lancer evolution x tambem foi baseado em uma nova plataforma cz4a a mesma do crossover outlander e ganhou um novo motor 2 0 identificado pelo codigo 4b11t e o primeiro motor todo de aluminio a equipar o evolution os anteriores tinham bloco de ferro fundido e por isso era 12 kg mais leve que o aposentado 4g63 outras diferenças em relaçao ao 4g63 sao a sincronizaçao do comando de valvulas por corrente em vez de correia dentada e a atuaçao do sistema mivec de comando variavel tambem nas valvulas de escape o turbo tambem mudou e passou a oferecer respostas 20% mais rapidas e uma faixa de torque mais ampla com ajuda do design quadrado de diametro e curso ambos de 86 mm a faixa vermelha começa em 7 000 rpm e a ecu corta a injeçao de combustivel a 7 600 rpm para proteger o motor por dentro o 4b11t tambem aposentou o eixo de balanceamento adotado no 4g63 para reduzir a inercia do conjunto os pistoes passaram a usar pinos flutuantes e sao de aluminio forjado para resistir aos diferentes niveis de pressao do turbo nao e para menos no evolution x esse motor produziu de 280 cv a insanos 450 cv — ate hoje a potencia especifica mais alta de um carro produzido em serie o conjunto mecanico do evo x tambem recebeu um novo sistema de traçao integral agora chamado de s awc uma evoluçao do awc das geraçoes anteriores o sistema incorpora os controles apresentados no concept x controle de guinada diferencial central controle de estabilidade e de rolagem e tambem trabalha com vetorizaçao de torque no eixo traseiro a repartiçao do torque continua 50/50 e o s awc manteve os modos gravel cascalho tarmac asfalto e snow neve o cambio manual voltou a ter apenas cinco marchas enquanto o automatico foi substituido por uma caixa de dupla embreagem e seis marchas batizada sportronic shift transmission ou sst a suspensao manteve a configuraçao dos antecessores mcpherson na dianteira e multilink na traseira com molas eibach e amortecedores bilstein e braços de aluminio forjado desta vez as rodas sao de 18 polegadas fabricadas pela enkei e calçadas com pneus yokohama advan 245/40 mas era possivel optar pelas rodas bbs na mesma medida foto flickr/brunoamaru o salto evolutivo do design e da mecanica se repetiu na cabine as linhas comportadas das geraçoes anteriores deram vez a um painel sobrio e moderno com comandos do ar condicionado posicionados no console central logo em frente ao cambio e um sistema multimidia da mitsubishi com disco rigido de 30 gb e navegaçao gps ou o sistema de audio premium opcional de 650 watts da rockford fosgate o volante momo com metal aparente deu lugar a uma nova peça toda de plastico emborrachado e couro com apliques de plastico cinza metalico os bancos novamente foram fornecidos pela recaro mas com um desenho mais moderno e com revestimento de couro ou camurça foto flickr/johnstefou mais uma vez o lancer evolution foi oferecido em duas versoes no mercado japones a espartana rs com cambio manual de cinco marchas e rodas de 16 polegadas e a gsr mais completa que podia ser equipada tanto com o cambio manual quanto com o sst alem de todos os sistemas de controle dinamico disponiveis foto flickr/seanharman em seus dois primeiros anos a versao japonesa do lancer evolution tinha 280 cv a 6 500 rpm e 42 9 mkgf a potencia era limitada aos 280 cv devido a um acordo de cavalheiros estabelecido entre os fabricantes locais mas em 2009 ele foi revogado e a potencia subiu para 300 cv os ultimos 1000 exemplares do gsr japones formaram a serie especial final edition e traziam rodas bbs de 18 polegadas na cor preta costuras vermelhas nos bancos recaro de couro preto e revestimento interno em tecido preto ou claro [gallery columns= 4 link= file ids= 63953 63954 63955 63956 ] nos eua e na europa o evo x foi oferecido em duas versoes a gsr que era exatamente a mesma oferecida no japao porem com 295 cv; e a mr equipada com cambio semi automatico sst de seis marchas rodas bbs forjadas difusor traseiro farois de xenonio bancos de couro e camurça sistema keyless e sistema de audio rockford fosgate opcional nos eua e multimidia de serie na europa a versao mr americana com spoiler traseiro tipo lip especial para o brasil desta vez o brasil tambem teve suas versoes exclusivas a nossa mr e sempre equipada com o cambio semi automatico sst rodas de 18 polegadas bbs motor de 295 cv bancos recaro e sistema multimidia com tela de sete polegadas a outra e a serie de despedida john easton edition que voce conheceu nesta avaliaçao e que foi preparada por ninguem menos que john easton o chefe da ralliart no wrc durante os titulos mundiais da marca para produzir 340 cv mais 50 cv 17 2% extras de potencia a mesma força dos lancer rs de competiçao e 48 5 mkgf 28 6% a mais obtidos por meio de remapeamento vale notar que a transmissao tambem foi remapeada [youtube id= oyizhqdgb1c width= 620 height= 350 ] o evo x john easton pode ser identificado pela placa assinada da mml na tampa do motor pelo adesivo com a sua assinatura na traseira uma plaqueta numerada no painel e dois acabamentos exclusivos as rodas forjadas bbs de 18″ pintadas de grafite fosco e o acabamento em volta da grade vermelho o carro esta disponivel em cinco cores preto vermelho prata cinza e branco confira preços e equipamentos no site oficial da mitsubishi motors brasil para ingles pilotar e como sempre a inglaterra e sua ralliart tiveram as versoes mais quentes do evolution x os modelos basicos eram o gs identico ao gsr japones; e o gsr sst equipado com o cambio de dupla embreagem depois havia as variantes gsr fq 300 com motor de 300 cv; fq 330 com 330 cv; e fq 360 com 360 cv spoiler dianteiro de fibra de carbono gerador de vortice na traseira acabamento em couro nos bancos e manopla do cambio mais acima estavam as versoes mais insanas que o evolution x ja ganhou em sua historia a primeira era a fq 400 que tinha 410 cv e 55 2 mkgf cambio manual de cinco marchas pinças de freio de seis pistoes roda de 18 polegadas com pneus toyo proxes r1r e um novo kit aerodinamico com dutos de arrefecimento adicionais e tomada de ar maior no capo com a nova potencia o evolution x ganhava desempenho de supercarro zero a 100 km/h em 3 8 segundos e velocidade maxima de 250 km/h limitada eletronicamente a fq 400 era o topo de linha na inglaterra e por isso era recheada de equipamentos como sistema multimidia com conectividade bluetooth hd de 30 gigabytes leitor de dvd e cd e navegaçao por satelite sensor de chuva sensor crepuscular e farois direcionais como se nao bastasse fazer um lancer evolution x de 410 cv a ralliart uk foi alem e em 2014 fez uma ediçao especial da fq 400 chamada fq 440 mr com potencia aumentada para absurdos 450 cv e aceleraçao de zero a 100 km/h em 3 5 segundos o lancer evolution fq 440 mr e considerado o carro produzido em serie com a maior potencia especifica de todos os tempos com nada menos que 225 cavalos por litro com todas essas credenciais o lancer evolution x deixou claro de que chegou ao topo de sua evoluçao quando passou pelas maos da imprensa especializada os britanicos do jornal telegraph disseram o seguinte em seu primeiro contato com o carro combinando a traçao integral e um jogo de pneus super aderentes da yokohama nao surpreende que o evo seja um carro magnificamente agil ha uma traçao tremenda estabilidade insana e uma força de frenagem furiosa significam que voce pode extrair cada grama de desempenho no asfalto molhado ou seco enquanto a forma com a qual o s awc modera os sistemas de assistencia dinamica permitem que se voce mantiver tudo ligado o evo x seja pura e impossivelmente rapido e virtualmente a prova de erros a revista evo tambem britanica elogiou o cambio manual e novamente a traçao e a aderencia voce talvez pense que as cinco marchas do cambio manual sejam mais espaçadas que as seis do sst mas na verdade elas parecem igualmente curtas a primeira desaparece quase no instante em que voce arranca para uma aceleraçao total e em uma questao de segundos a quarta ja passou em um borrao de trocas de marcha e torque de revirar seus orgaos [ ] os niveis de aderencia e traçao nao sao apenas altos eles sao absurdos e tornam o carro inabalavel mesmo quando voce acha que esta passando dos limites o site autoexpress tambem se rendeu a aderencia e a estabilidade do carro e o comparou a um icone esportivo bem tradicional aponte o evo para uma curva e a intensidade da aderencia e impressionante enquanto a rolagem da carroceria e contida ao minimo graças as bitolas mais largas entre eixos mais longo e carroceria 40% mais rigida ele e preciso e agil enquanto a direçao oferece um feedback excelente [ ] tal como seu antecessor o evo x oferece uma experiencia de conduçao imensamente divertida e finalmente oferece um conjunto capaz de rivalizar com carros como o bmw m3 ja os americanos da motortrend optaram por um comparativo direto eles colocaram na pista o entao recem lançado evo x para correr contra seu antecessor o evo ix o que eles acharam comparado com o ix o evo x rotaciona de um jeito muito diferente no começo ele parece estar sobre esterçando mas mantenha a aceleraçao e o ayc ira manter a roda externa girando te forçando para dentro das curvas mais fechadas com uma velocidade surpreendente [ ] na pista o ayc tem um efeito semelhante no começo o evo x parece querer escapar mas quando voce se acostuma com o funcionamento do ayc e mantem o pe embaixo consegue fazer curvas muito mais rapido a midia brasileira tambem se rendeu a decima evoluçao o caderno carroetc do jornal o globo fez um teste de 350 km em rodovias e depois na pista de testes veja o que eles disseram [no modo super sport] o motor passa a trabalhar sempre cheio mesmo quando tiro o pe o giro permanece na cada das 5 000 rpm e as marchas descem rapido [ ] acelero com vontade e as trocas sao feitas perto de 7 000 rpm alivio o pe entre as placas que indicam as distancias de 100m e 50m ate a curva as marchas vao decrescendo e o giro do motor se mantem nas alturas [ ] uma leve cutucada no freio um golpe no volante e o evo x fez a curva mais perfeita que se pode imaginar o jornal extra por sua vez destacou a comunicatividade dos comandos do carro na rodovia o que conta agora e a direçao precisa tao direta que meu cerebro parece estar conectado ao eixo dianteiro o motor e a caixa respondem sempre de imediato um bicho brabo em estado de alerta maximo permanente o best motoring colocou o lan evo x para correr contra bmw m135i subaru legacy porsche cayman s e civic type r nas cinco voltas da prova o evo conseguiu sair da penultima posiçao para chegar atras somente do porsche cayman s que e 200 kg mais leve que o mit [youtube id= o6dywacor8a width= 600 height= 350 ] e por ultimo o pessoal do top gear uk fez o comparativo que todos esperavam mitsubishi lancer evolution x vs subaru impreza jeremy clarkson dirigiu os dois e parece nao ter gostado da suspensao macia demais nem da dificuldade de configurar os ajustes dinamicos do carro e de acertar o ponto de tangencia de determinada curva [youtube id= s4cfwdosotk width= 620 height= 350 ] para o britanico o lancer evo x e mais equipado melhor acertado mais focado e ate mais bonito ele e facil de apontar em uma curva e o motor e uma torre de potencia capaz de manter as quatro rodas destracionando interminavelmente por fim ele completa com uma de suas frases de efeito achei que fosse impossivel fazer um seda de quatro portas mais empolgante que o antigo evolution ix mas com este evo x eles conseguiram o gran finale do lancer evolution depois de 23 anos de evoluçao gradual titulos no wrc e a conquista de um publico fiel nas ruas o lancer evo chegou ao seu auge em sua decima geraçao e com o status de ser inegavelmente um dos melhores esportivos das ultimas duas decadas por isso essa grande historia precisava de um gran finale — e ele apareceu no salao de toquio de 2015 o lancer evolution x concept final o concept final era simplesmente o auge da evoluçao do lancer evo com um aumento monstruoso de potencia melhorias radicais no desempenho e visual ainda mais agressivo sob o capo estava o mesmo 4b11t do evo gsr mas ele ganhou um turbocompressor maior da hks intercooler redimensionado e um novo sistema de admissao e escape que juntos a recalibragem da ecu permitiram extrair nada menos que 480 cv do motor a selvageria era moderada pelo cambio manual de cinco marchas e transmitida as rodas pelo sistema s awc com vetorizaçao de torque que ajudava os pneus yokohama advan neova o aumento brutal de potencia exigiu um novo setup de suspensao algo que a hks resolveu com o sistema hipermax iv desenvolvido para uso com pneus de alta aderencia ele e composto por quatro coilovers monotubo feitos de aluminio com 46 mm de diametro e ate 30 niveis de ajuste de amortecimento por fora o concept final era diferenciado do evo gsr por sua pintura em preto fosco grade em preto brilhante e por adesivos hks concept final na parte inferior das laterais o visual sombrio era completado pelas rodas pretas de 19 polegadas da rays no proximo post do rest in power conheceremos alguns dos evo oficiais e de particulares mais incriveis dessa historia fique ligado ficha tecnica — lancer evolution x gsr motor quatro cilindros em linha transversal 1 997 cm³ turbo 16v cabeçote com duplo comando de valvulas injeçao eletronica gasolina potencia 295 cv a 6 500 rpm torque 37 3 mkgf a 4 400 rpm transmissao manual cinco marchas traçao integral no brasil somente automatizada de dupla embreagem e seis marchas versao mr suspensao dianteira do mcpherson e traseira do tipo multilink freios discos na frente e atras pneus 235/45 r18 nas quatro rodas dimensoes 4 57 m de comprimento 1 81 de largura e 1 48 de altura e 2 65 de entre eixos peso 1 420 kg rs / 1 590 kg gsr
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