ontem contamos a historia do nascimento do nissan skyline e dos primeiros modelos a receber a iconica denominaçao gt r — voce pode conferir aqui contudo para boa parte dos leitores os modelos mais iconicos sao os que surgiram na virada da decada de 1990 com motor de seis cilindros biturbo traçao integral e visual que cativou milhoes de entusiastas no mundo todo — mesmo em paises onde o skyline jamais foi vendido oficialmente e deles que vamos falar hoje na segunda parte da historia em 1989 o skyline ja estava em sua setima geraçao — a quarta como um nissan ja fazia tambem quase duas decadas que o modelo nao tinha uma versao gt r — por causa da crise do petroleo as fabricantes de automoveis demoraram para investir com toda a sua força em esportivos para o consumidor final contudo a nissan sentiu que ja era hora de voltar com a sigla e mais uma vez a origem estava nas pistas [youtube id= kn6jtg9dvvy width= 620 height= 350 ] naquele ano a nissan participava do grupo a do campeonato japones de turismo com o skyline gts r r31 era um carro de corrida baseado no skyline de setima geraçao que havia sido lançado em 1986 e ja estava pedindo para ser substituido mesmo com o motor rb20 de seis cilindros em linha com turbo e 430 cv o gts r ja nao era mais competitivo para homologa lo a nissan precisou produzir uma serie especial de 800 unidades com potencia reduzida para 210 cv foi quando o r32 entrou em cena r32 por sorte o ano de 1989 trouxe uma geraçao totalmente nova do skyline a bnr32 ou simplesmente r32 com linhas mais modernas e acenando para seus antecessores com quatro lanternas traseiras circulares o skyline r32 foi rapidamente aclamado como um dos mais atraentes ate entao — e a base perfeita para um novo carro de turismo ate porque este era o objetivo da nissan desde o inicio o novo carro de corridas começou sendo testado com uma versao de 2 350 cm³ do seis em linha biturbo e traçao traseira mas por causa do turbo o motor tinha seu deslocamento multiplicado por 1 7 o que o enquadrou na categoria acima de 4 000 cm³ e precisava ser equipado com pneus de 10 de largura com pneus mais largos a nissan optou por um sistema de traçao integral a partir dai foi um efeito domino o sistema de traçao integral deixou o carro cerca de 100 kg mais pesado o que levou a nissan a aumentar o deslocamento para 2 600 cm³ [youtube id= wode9k9g0v4 width= 620 height= 350 ] o maior deslocamento reposicionou o carro outra vez agora para a categoria acima de 4 500 cm³ do campeonato japones de turismo — e tambem permitia a adoçao de pneus ainda mais largos com 11 de largura com um novo cabeçote de comando duplo e um bloco retrabalhado o agora chamado rb26dett entregava algo perto de 600 cv o carro simplesmente dominou todas as corridas que participou quebrando recorde atras de recorde com kazuyoshi hoshino ao volante ostentando a classica pintura de corrida azul patrocinada pela calsonic em 1990 o carro venceu o grande premio de macau com 30 segundos de vantagem e no ano seguinte ficou no lugar mais alto do podio das 24 horas de spa francorchamps com o sucesso no automobilismo seria um desperdicio nao criar uma versao de rua deste carro nao e e assim ainda em 1989 a nissan colocou nas ruas um novo nissan gt r o conceito do motor biturbo aliado a traçao integral permaneceu — mas o rb26 teve sua potencia limada para 280 cv declarados por causa daquele acordo nao escrito entre os fabricantes japoneses a potencia maxima vinha a 6 800 rpm enquanto o torque de 36 mkgf aparecia as 4 400 rpm — o bastante para conseguir levar o carro de 1 430 kg aos 100 km/h em 5 6 segundos levantando suspeitas sobre sua potencia real provavelmente esta ficava um pouco acima dos 300 cv situaçao que se repetiu nos modelos seguintes a suspensao independente do tipo coilover com barras anti torçao nos quatro cantos garantia o comportamento dinamico exemplar — auxiliado pelo sistema de esterçamento nas quatro rodas que entrava em açao a partir dos 80 km/h ao longo dos anos a nissan produziu algumas ediçoes especiais e versoes melhoradas do gt r r32 a primeira delas veio em 1990 — o gt r nismo de nissan motorsport divisao que completa 30 anos em 2014 era um especial de homologaçao produzido em apenas 560 unidades destas 500 o numero minimo foram vendidas ao publico enquanto as 60 restantes ficaram com a fabricante que os transformou em carros de corrida os carros tinham novos para choques com mais dutos e um novo kit aerodinamico e todas as unidades foram pintadas de uma unica cor — cinza gunmetal gray que se tornou a cor classica do r32 [gallery columns= 4 link= file ids= 22947 22948 22949 22950 ] outras versoes especiais foram a n1 228 unidades com peso aliviado em 30 kg graças a remoçao de equipamentos como freios abs ar condicionado radio e carpete no porta malas e v spec i e ii 1 453 e 1 303 unidades respectivamente ambas em alusao as vitorias do carro nas pistas e com modificaçoes nos pneus freios e no sistema de traçao integral com controle eletronico foram produzidos exatamente 43 934 unidades do skyline gt r r32 entre 1989 e 1994 r33 a geraçao seguinte do skyline gt r lançada em 1995 tinha um visual mais sisudo e musculoso que nao agradou tanto quanto a anterior o carro tambem ganhou 100 kg — totalizando 1 530 kg — sem alteraçoes significativas no motor fora um leve aumento no torque e no cambio manual de cinco marchas mas em compensaçao o sistema de traçao integral incorporava um diferencial ativo de deslizamento limitado que melhorou significativamente seu comportamento em curvas [gallery columns= 4 link= file ids= 22933 22932 22929 22928 ] a exemplo do r32 o r33 tambem teve sua cota de versoes especiais — algumas ate parecidas com as de seu antecessor como a depenada n1 e tambem tem sua base de fas um pouco menor porem tao fiel quanto contudo seu sucesso menor estimulou a nissan a encerrar a produçao mais cedo ja em 1998 — com menos de 17 mil unidades produzidas porem a marca nao declarou o fim da geraçao r33 sem antes criar um carro matador sobre ela era o nismo 400r lançado em 1997 a divisao nismo cuidou de quase todo o desenvolvimento do carro mas a produçao do motor ficou a cargo de uma divisao local da nissan chamada reinik o chamado rbx gt2 era uma versao de curso e diametro ampliado do rb26dett deslocando 2 8 litros e usando novos componentes internos como bielas e comandos de valvulas para entregar 400 cv com 0 100 km/h em pouco mais de quatro segundos e velocidade maxima acima dos 300 km/h ainda vamos falar mais sobre ele nesta semana r34 com a aceitaçao mais baixa do r33 a nissan decidiu que o gt r r34 seria o melhor de todos os tempos para isso o carro lançado em 1999 teve seu projeto aperfeiçoado para ficar menor com balanço dianteiro menos pronunciado e visualmente mais esguio — embora o peso se mantivesse praticamente inalterado agora eram 1 536 kg seis a mais [gallery columns= 4 link= file ids= 22942 22944 22945 22937 ] o novo gt r trouxe tambem novos recursos — incluindo uma tela no console central algo bastante avançado na epoca que exibia informaçoes do motor em tempo real suspensao mais firme nos modelos v spec o estreante m spec tinha amortecedores com um sistema de absorçao de vibraçoes o chamado ripple control que segundo a nissan garantia um rodar mais confortavel e bancos de couro aquecidos foi na geraçao r34 que a nissan criou o gt r mais potente de todos ate entao o chamado z tune que foi construido pela nismo em uma serie limitadissima — so 20 unidades todas na cor prata e com uma versao de 2 8 litros do motor rb26dett capaz de entregar 500 cv estes carros porem nao foram fornecidos pela nissan a nismo precisou comprar 20 carros usados com menos de 29 mil km rodados e reconstrui los totalmente e sim tambem vamos entrar em maiores detalhes nesta semana o skyline r34 foi produzido ate 2002 sua ultima serie foi a chamada v spec nur batizada em homenagem ao circuito alemao que o flatout vai visitar na semana que vem e limitada a 1 000 unidades os v spec nur tinham turbos maiores velocimetro que marcava ate 300 km/h e a mesma potencia declarada de 280 cv porem estima se que o numero real fosse maior que 330 cv foram produzidas mais de 12 mil unidades ao longo de quatro anos — e o r34 foi o ultimo skyline gt r da historia ah e tem mais uma coisa [youtube id= hwcid2jgztu width= 620 height= 350 ] seu sucessor lançado so em 2007 virou so gt r — e o resto e uma historia que ainda precisamos contar nao e
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